HISTORY estreia a produção original Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 16 abril, 2018 11:01

Coprodução do HISTORY com a Cine Group, a minissérie Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília conta a grandiosa história da construção da cidade pela ótica das pessoas que trabalharam para erguer a nova Capital Federal em uma região até então inóspita, o cerrado do Planalto Central. Para retratar com precisão essa época memorável, foi realizada uma extensa pesquisa histórica, com a consultoria de dezenas de especialistas, entre historiadores, jornalistas, antropólogos, documentaristas, cientistas e arquitetos, entre outros.

Em comemoração ao aniversário de Brasília, o HISTORY fará uma pré-estreia especial de Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília, no dia 21 de abril, sábado, às 19h, e reexibirá o primeiro episódio no domingo, 22, às 23h35. Os demais episódios inéditos irão ao ar aos domingos, também às 23h35.

Com base em pesquisas e depoimentos reais, a produção de Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília estabeleceu duas linhas narrativas: a dramatúrgica, com cenas históricas recriadas por cenários digitais em 3D, recriando as cenas de construção, e a documental, com imagens de época capturadas em arquivos de museus e acervos, além de depoimentos de renomados especialistas de diversas áreas.

“Sempre se falou do viés arquitetônico ou político da capital, mas poucos sabem da dificuldade e do ineditismo que foi construir uma cidade inteira, naquela época, e no meio do nada, em apenas mil dias”, afirma Krishna Mahon, diretora de Conteúdo Original do HISTORY. “É emocionante contar essa saga do ponto de vista das pessoas, vindas de várias regiões do país e que foram para lá colocar a mão na massa, dispostas a encarar e vencer desafios, movidas pela esperança de um país melhor”, completa.

“Além das histórias contadas do ponto de vista de quem construiu, também foi incrível ver os arquivos da época e reconstruir esses ambientes tanto em arte e objetos como também em 3D. Uma etapa muito importante para transportar o público para dentro da história”, relembra Luciana Pires, produtora executiva da Cine Group.

A controvertida e épica construção de Brasília, uma das maiores obras urbanísticas de arquitetura e engenharia do século XX, é apresentada por meio dos desafios dos pioneiros, que transformaram uma empreitada, vista por muitos como faraônica, em realidade. Cinco personagens ficcionais, de diferentes profissões e origens, representam a gama de trabalhadores envolvidos no processo. Os quatro episódios repassam todas as etapas da saga: do sonho à inauguração da Capital do Brasil.

A direção é de Fernando Honesko, que também dirigiu a série Gigantes do Brasil para o HISTORY. No elenco, Rodrigo Garcia (O Hipnotizador e Onde Nascem os Fortes), Bruno Bellarmino (Supermax, Carcereiros), Renata Calmon (Cúmplices de um Resgate, Os Amores de Vera), Paulo Roque (Entreturnos, O Homem do Futuro) e Iuri Saraiva (A Noite Por Testemunha).

Os espaços usados para as locações permitiram recriar os contextos das obras e alguns cenários conhecidos da cidade, como Catetinho, Superquadra 308 sul, Congresso Nacional e Museu Vivo da Memória Candanga. Uma equipe de 70 pessoas e duzentos figurantes participou da produção.

Entre os especialistas entrevistados estão Heloísa Murgel Starling, Ronaldo Costa Couto, Lia Zanotta Machado, Sylvia Ficher, Luis Nassif, Pedro Henrique Pereira Campos, Osório Adriano Filho, Zilda Marcia Iokoi, Ubiratan Ouvinha Peres, Vladimir Carvalho da Silva, Elcio Gomes da Silva, Ciro Pirondi, Adelmir Araujo Santana, Tania Fontenele, Carlos Murilo Felício dos Santos, Carlos Magalhães, Mauricio da Silva Matta, Paulo Octávio Pereira, Marcio Pochmann e Adirson Vasconcelos.

Sinopses dos episódios:

Episódio 1 – 21/4, 19h e 22/4, 23h35O sonho: Transferir a capital para o interior do País é uma missão impossível em todos os campos. O topógrafo Heitor (Bruno Bellarmino) acredita no sonho de JK e deixa o Rio de Janeiro para demarcar a área da nova capital. Ao chegar ao Cerrado, percebe que os desafios que deverá enfrentar são infinitamente maiores do que o imaginado.

Episódio 2 – 29/4, 23h35O Plano Piloto: O primeiro round da batalha política para a transferência da capital foi vencida, agora a luta é no canteiro de obras. Mauro (Rodrigo Garcia), engenheiro pernambucano, tem a missão de iniciar as obras do Plano Piloto, um dos mais complexos projetos de engenharia do século XX. Correndo contra o tempo, sem estradas, nem material adequado, o pioneiro terá de encontrar soluções desbravando o Cerrado e lidando com o seu clima cruel, impondo-se sobre a natureza e os homens ao seu redor.

Episódio 3 – 6/5, 23h35O nascimento da cidade utópica: Nem mesmo a enxurrada de críticas plantadas pela oposição nos jornais diminui o empenho dos que acreditam na utopia do “Presidente Bossa Nova”. A cidade inventada começa a sair do papel. Gilda (Renata Calmon), arquiteta da equipe de Oscar Niemeyer, se une aos outros pioneiros na batalha da construção, enfrentando a falta de recursos e o machismo, para garantir a perfeição das formas da cidade modernista.

Episódio 4 – 13/5, 23h35Brasília: Migrantes de todas as partes chegam à nova capital que se ergue no Planalto Central. Fugindo da seca, migrantes como Domingos (Paulo Roque) trabalham noite e dia na construção da “Cidade da Esperança”, sonhando em serem por ela acolhidos. Na data de inauguração, uma onda de fervoroso otimismo toma o país. Nem mesmo a ferrenha oposição consegue nublar a alegria geral, pois o que parecia impossível torna-se realidade: Brasília está pronta.

Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília 

Pré-estreia especial: 21/4, sábado, 19h Estreia: 22/2, domingo, 23h35

Episódios inéditos: domingos, 23h35

Sobre os personagens:

HEITOR – Bruno Bellarmino
Nascido no interior de Minas Gerais, Heitor é um brasileiro que lutou para terminar seus estudos. Logo depois de formado, ingressa em um concurso público como topógrafo e se muda para o Rio de Janeiro, a então capital do país. No entanto, a cidade grande não é o que esperava, tem poucos amigos e não suporta seu dia a dia na repartição. Porém, uma nova esperança chega com a posse do novo e visionário presidente Juscelino Kubitschek: a promessa da reconstrução do país rumo à modernidade, meta ambiciosa, que previa a transferência da Capital do Brasil para o interior do Goiás. Uma cidade nova surgiria no coração inexplorado do país. Essa é a chance com que Heitor sonhava. Munido de sonho e coragem, parte rumo ao desconhecido e dá início a uma saga pessoal tão desafiadora e grandiosa quanto à da cidade que vai nascer.

MAURO – Rodrigo Garcia
Erguer a cidade de Brasília no meio do nada foi um dos maiores desafios técnicos da história recente da humanidade. Para cumprir essa tarefa, os melhores profissionais foram acionados. O engenheiro pernambucano é ranzinza e perfeccionista, e tem a missão de iniciar as obras do Plano Piloto, um dos mais complexos projetos de engenharia do século XX. Sob a pressão do calendário e do clima, sem estradas, nem equipamento adequado, ele terá de encontrar soluções desbravando o Cerrado. Mas assim como o trabalho vai se moldando à ação dos homens, Mauro também se transforma. No canteiro de obras ele vai conhecer outra realidade, mais humana, falível e real. Mauro irá fazer grandes amizades e tornar-se um pioneiro, Brasília será seu lar.

GILDA – Renata Calmon
Fazer parte da equipe de arquitetos de uma das maravilhas construídas pelo homem é uma oportunidade irrecusável. A carioca Gilda, recém-formada pela Escola de Arquitetura de Paris, não abriria mão dessa chance por nada nesse mundo. Gilda desembarca na poeira de Brasília para ser a única mulher em cargo de chefia de toda a obra. Escolhida a dedo por Oscar Niemeyer, sua equipe é a responsável pelo cartão postal que hoje é a capital do Brasil. Assim como para os outros pioneiros, nada lhe será fácil. Gilda será testada e confrontada com a brutalidade da natureza, da construção e dos homens, em todos os sentidos. Porém, assim como do cimento e do aço se criará a leveza das formas esculturais da cidade, da dificuldade extrema ela renascerá uma nova mulher, forte, criativa e respeitada.

DOMINGOS – Paulo Roque
Fugindo da fome e de uma grande seca no Nordeste, em 1958, cerca de seis mil pessoas foram buscar uma chance na nova capital. Casado e pai de três crianças, Domingos é um desses retirantes. Sem instrução, apenas com a força dos braços e da necessidade, ele chega à cidade que já existe: a dos pioneiros. Contratado por uma das muitas empreiteiras, mesmo sem treinamento, começa a trabalhar e testemunhar a face faraônica da construção: assim como as Pirâmides de Gizé, Brasília foi erguida no braço. O custo humano da obra foi muito superior ao monetário. Sua história se confunde com a da cidade, que guarda sua marca humilde nas bases dos prédios e palácios monumentais – como evidencia os achados encontrados em colunas estruturais em 2011. Assim como Brasília, Domingos se estabelece com sua família, livres e confusos, porém, fortes e esperançosos.

TÉRCIO – Iuri Saraiva
Tércio quer se dar bem na vida, estar sempre perto do poder para usá-lo, mas não para tomá-lo para si. Um verdadeiro parasita que vive de aparências. Politicamente perspicaz, ele segue com o time que vai ganhar. Encontra seu principal rival em Heitor, de quem foi chefe na repartição, no Rio de Janeiro. Agora trabalhando como jornalista para Carlos Lacerda, inimigo público declarado de JK, vai usar seu acesso para tirar todo proveito possível da construção de Brasília e se recolocar na escala social. Mentiroso, interesseiro e traiçoeiro, Tércio desrespeita Gilda e tenta corromper Mauro.

FICHA TÉCNICA

Direção – Fernando Honesko
Argumento – Camila Kamimura
Trilha Original – Diogo Whitaker Pocas
Roteiro – Camila Kamimura, Marta Moraes Nehring
Direção de Animação – Rhamay Lima
Direção de Fotografia – Alexandre Samori
Produção Executiva – Luciana Pires, Marília Alvarez Melo, Mônica Monteiro
Classificação indicativa: 12 anos

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 16 abril, 2018 11:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MISSÃO: IMPOSSÍVEL – EFEITO FALLOUT

Facebook

GNOMEU-E-JULIETA-2-O-MISTERIO-DO-JARDIM