Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre agenda 2023 com exposições de Cassiano Araújo - Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama

Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre agenda 2023 com exposições de Cassiano Araújo – Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama

No dia 21 de Janeiro à partir das 11h, o Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre agenda 2023 com exposições de Cassiano Araújo – Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama.

‘Dos Santos’, de Cassiano Araujo, sob curadoria de Beatriz Cruz, exibe 21 trabalhos em óleo sobre tela que celebram os 30 anos de trajetória do pintor que deu luz à PAX XXI, uma mostra de pensamentos e reflexões de São João Paulo II, através de sua carta dedicada aos artistas. Constrói pinturas inspiradas na vida e obra dos Santos do Brasil, com a presença de importantes figuras religiosas, desenvolvido durante longo período.

Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre agenda 2023 com exposições de Cassiano Araújo - Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama
‘Dos Santos’, de Cassiano Araujo – foto de divulgação

“O crescimento espiritual despertou meu corpo para o profundo compromisso com minha capacidade criativa e inventiva de defesa dos reais valores morais; de verdadeiros sentimentos para produzir, proteger, fortalecer e celebrar os valores da arte, fé, caridade, justiça, amor, esperança e paz, me conduzem o destino, a humanidade, em especial os mais vulneráveis, religiosos, refugiados, povos originários, crianças, velhos, mulheres, negros, deficientes físicos, políticos, diplomatas, filósofos, cientistas, jornalistas, juristas, construtores, engenheiros, arquitetos; a classe artística, poetas, escritores, músicos, atores, escultores, joalheiros, pintores e o meio ambiente”, explica o artista.

Cassiano Araújo é um artista que atua em vertentes várias e, nas palavras de Fábio Porchat, Presidente da ALA, exemplifica: “Precoce na pintura a óleo, foi se firmando, paulatinamente, no Parthenon dos grandes artistas latino-americanos, conforme previ em texto publicado naqueles idos. Portanto, acompanhei sua trajetória pictórica desde o início, quando, por diversas vezes, coube-me assisti-lo na curadoria de eventos e importantes exposições em diversos estados brasileiros e países no Cone Sul”.

A mostra coletiva “A Pintura do Interior Paulista “, sob curadoria de Ruth Sprung Tarasantchi com, aproximadamente, 51 pinturas de 28 artistas – Agostinho Batista de Freitas, Alberto Emilio Naddeo, Aldo Caldarelli, Alexandre Reider, Antonio Ferrigno, Benedito Calixto, Carlos de São Thiago Lopes, Campos Ayres, Clodomiro Amazonas, Enrico Vio, Gentil Garcez, Glycério Geraldo Carnelosso, Guerino Grosso, João Batista da Costa, Joaquim Dutra, Jorge de Mendonça, José Ferraz de Almeida Jr., José Wasth Rodrigues, José Maria da Silva Neves, José Perissinoto, José Rossini, Luiz Gualberto, Lucilio de Albuquerque, Oscar Pereira da Silva, Pacheco Ferraz, Paulo do Valle Jr., Paulo Vergueiro Lopes de Leão, Túlio Mugnaini – exibe obras que são inspiradas em cenas do interior do Estado de São Paulo.

Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre agenda 2023 com exposições de Cassiano Araújo - Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama
A Pintura do Interior Paulista – foto de divulgação

Uma parceria, já em sua terceira ação, entre o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP e a Associação dos Amigos de Arte de São Paulo – SOCIARTE, traz ao público um recorte dessa produção característica e formadora da iconografia memorial do verdadeiro símbolo da origem da imagem do paulista de raiz.

“Nesta exposição temos artistas que estudaram no exterior, viveram muitos anos na França, na Itália, e receberam grande influência de seus mestres estrangeiros. Outros estudaram com pintores renomados na época, como Oscar Pereira da Silva, Pedro Alexandrino, Antônio Rocco e Tulio Mugnaini. Os que viveram no interior deixaram uma obra que eles consideravam a “verdadeira”. Nas obras dos pintores que não viajaram para o exterior, fica certa ingenuidade que hoje temos que aceitar, por serem um documento de época, apesar de certa dureza, um mundo que não existe mais”, explica a curadora.

Na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes, “Amar-Te EnTramas”, da artista visual Almira Reuter expõe 15 trabalhos tridimensionais cujos temas estão diretamente vinculados a construções afetivas, conflituosas, imaginárias ou lúdicas, arquitetadas em tramas. A curadoria é de Daisy Estrá.

Museu de Arte Sacra de São Paulo reabre agenda 2023 com exposições de Cassiano Araújo - Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama
Amar-Te EnTramas – foto de divulgação

Almira Reuter mantém-se fiel à sua “caligrafia” criativa produzindo obras onde leva ao limite a exploração das técnicas e materiais disponíveis, “dando vida e forma ao instante vivido ou àquele que possa ser trazido novamente à vida”, explica a curadora. Suas narrativas são complexas construindo e solidificando vínculos emocionais entre pessoas e sua própria história, sugerindo novas permanências.

A mostra exibe obras construídas com fios coloridos, tecidos pintados e, também, outros elementos têxteis, trabalhados de forma a criarem paisagens abstratas onde figuras e pontos tradicionais de bordado despontam como fragmentos de memória. Em “Amar-Te EnTramas”, a série, a artista explora o tempo buscando a espessura histórica nos fios, tecidos e outros materiais que compõem seus trabalhos; transpondo limites e reinventando a lógica de referenciais consagradas, oferecendo um universo multicolorido, com aspectos lúdicos e delicados, ou mesmo dramáticos, criando abstrações que permitem um olhar que busca a figuração.

SERVIÇO
Exposições de Cassiano Araújo – Dos Santos, Os Pintores do Interior Paulista e Amar-Te EnTrama
Abertura: 21 de janeiro – sábado – das 11h às 14h
Período: de 22 de janeiro a 12 de março de 2023
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP e Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Estacionamento (entrada opcional) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)
Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *