Galeria Gravura Brasileira recebe exposição inédita “As Águas do Futuro” até Setembro

“As Águas do Futuro” é uma exposição participativa com 150 xilogravuras impressas na técnica Mokuhanga – tradicional técnica japonesa de impressão com pigmentos a base d´água sobre papel washi.

“As Águas do Futuro” será montada pela primeira vez no Brasil em agosto de 2022 e será a primeira exposição individual da artista Florence Neal na Galeria Gravura Brasileira.

A instalação “As Águas do Futuro” se baseia na interpretação da artista às respostas do público Brasileiro e Americano à questão: “Qual a cor da água do futuro?”.

As respostas se tornam visíveis através da criação matrizes de madeira gravadas e impressas manualmente utilizando-se pigmentos a base d´água (Mokuhanga) sobre papel washi japonês.

Mokuhanga (moku-madeira, hanga-gravura) se utiliza dos métodos da centenária técnica de gravação japonesa Ukiyo-e.

A instalação de som “Pingos/Ondulação/Corrente” composta por Michael Kowalski foi criada especialmente para a instalação.

Durante a exposição a artista Florence Neal estará na Galeria para conversar com o público e demonstrar a técnica Mokuhanga ao imprimir manualmente as suas respostas. Cada participante receberá um broche “Águas do Futuro” desenhado pela artista. (datas e horários a serem confirmados).

O projeto começou em 2018 no programa de residência da Fundação Sacatar em Salvador, Bahia. Neal trabalhou no Centro Cultural Itaparica e na Biblioteca de Itaparica onde, mediante a pergunta feita ao público: “Qual a cor da água do futuro?”, a artista elaborava as respostas e as tornava visíveis através de suas xilogravuras a base d´água.

A artista agradece o suporte da Fundação Sacatar pela oportunidade de realizar este projeto na Bahia.

Agradecimentos especiais para os apoiadores ao longo do projeto:

Jule Collins Smith Museum (AL), Five Myles (NY), Keiko Hara (WA), Galeria Gravura Brasileira (SP) e the Corn Center for Visual Arts (GA).

Serviço

Exposição As Águas do Futuro

Abertura – 13 de agosto, sábado, 13-17h

Período expositivo: 13 de agosto a 15 de setembro de 2022.

Galeria Gravura Brasileira

Endereço: Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP

artista: Florence Neal

Entrada grátis

Horário de funcionamento:Segunda a Sexta: 14 – 18h ou com hora marcada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *