Documentário ‘Nunca me Sonharam’ abre último dia do 2º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos

Com os objetivos de promover o cinema enquanto agente reflexivo e formador de cidadãos, cultural, educativo e turístico, o resgate histórico, valorização do cinema nacional, formar público e contribuir para que Santos se torne cada vez mais referência no segmento, o 2º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos chegou à segunda edição que ocorreu entre os dias 17 e 23 de outubro.

No festival foram exibidos 34 filmes (29 longas-metragens e 5 curtas, sendo vários inéditos na região, triplicando a grade de 2016), em mostra sem caráter competitivo, debates, oficinas formativas, apresentações musicais e exposições. O festival ocorre em nove espaços da cidade – Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Cinemateca de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Instituto Arte no Dique, Unimonte, Roxy Premium Lounge, Shopping Pátio Iporanga e Sesc. A programação é completamente gratuita.

O tema desta edição, “Cultura faz bem”, visou refletir o momento cultural do país e refletir a importância da cultura na construção de uma sociedade mais justa.

Assim, o festival ofereceu à população uma gama de filmes que refletem questões contemporâneas, histórias e ligadas à cidadania de diferentes formas, desde a diversidade à superação do ser humano, passando pelas relações amorosas, familiares e entre povos.

Em ordem alfabética, a lista dos filmes exibidos: “A Garota Ocidental” (Brasil, 2013), “A Plebe é Rude” (Brasil, 2016), “A Saga da Alma de um Poeta” (Brasil, 2015), “Além da Estrada” (Uruguai/Brasil, 2011), “Além das Palavras” (Bulgária, 2017), “Âmago” (Brasil, 2016), “Black & White” (Brasil, 2017), “Como Grãos” (Brasil, 2017), “Detetives do Prédio Azul (DPA)” (Brasil, 2017), “Divinas Divas” (Brasil, 2017), “Domésticas – O Filme” (Brasil, 2001), “Gaga, O Amor pela Dança” (Israel, 2017), “Gonzaga – De Pai Pra Filho” (Brasil, 2012), “Headbanger Voice – A História da Rock Brigade” (Brasil, 2017), “Histórias Íntimas” (Brasil, 2013), “Insubstituível” (França, 2017), “Jauja” (Espanha, 2015), “Noitada do Samba – Foco de Resistência” (Brasil, 2010), “Noites Brancas em Sábado de Glória” (Brasil, 2000), “Nunca me Sonharam” (Brasil, 2017), “O Cidadão Ilustre” (Argentina, 2017), “O Filme da Minha Vida” (Brasil, 2017), “Os Bons Parceiros” (Brasil, 2013), “Punhal” (Brasil, 2015), “Premê: Quase Lindo” (Brasil, 2015), “Redemoinho” (Brasil, 2017), “Sementes de Tamarindo” (EUA/Reino Unido, 1974), “Somos Todos Estrangeiros” (Brasil/Síria, 2016), “Tábua Santista” (2016, Brasil), “Território do Brincar” (Brasil, 2015), Virada cinematográfica (3 filmes), “Vitor ou Vitória?” EUA, 1982).

OI público terá acesso a filmes premiados, vários que não chegaram aos cinemas de Santos e um olhar recente do cinema nacional. Desde uma produção de um santista, como o “Headbanger Voice”, do Wladimyr Cruz, a uma tarde com três filmes brasileiros na Pinacoteca, como o ‘A Saga da Alma de um Poeta’, ‘Redemoinho’ e o inédito aqui ‘Black & White’, premiada no Califórnia Film Awards e que fala sobre o preconceito no Brasil. Ao Arte no Dique serão apresentada obras como “Divinas Divas”, da Leandra Leal, que recentemente estava nos cinemas, e ‘Premê – Quase Lindo’, dirigido por um santista, o Alexandre Sorriso. Propiciando, assim, um intercâmbio de olhares e experiências, promovendo o amor ao cinema. Além de filmes profundos e contundentes de países como França, Síria, Bulgária, Argentina.

Homenageados

Visando o resgate histórico e a valorização do nosso cinema, o Santos Film Fest, em 2017, homenageia o ator Luciano Quirino. Na abertura, terça, 17 de outubro, 20h, no Cine Roxy 5, o ator santista e hoje residente no Rio de Janeiro receberá a homenagem e apresentará o curta-metragem “Os Bons Parceiros”, exibido em Cannes. O festival ainda exibirá filmes em que ele atuou, como “Detetives do Prédio Azul” (18 de outubro, 14h, no Roxy 5), “Gonzaga de Pai pra Filho” e “Domésticas” (respectivamente dias 19 e 20, na Pinacoteca, sempre 15h).

A cerimônia de abertura ainda contará com homenagem à locadora Vídeo Paradiso, dirigida por Marcelo Rosendo e Rosana Datoguêa que, desde 1991, apoia praticamente todos os festivais e iniciativas cinematográficas na região, e o concerto “Música Para Cinema”, da Banda Marcial de Cubatão, regida pelo maestro Alexandre Felipe Gomes.

Na quarta-feira, 18 de outubro, 19h, no Roxy 5, a homenagem será para a atriz Ondina Clais. Destaque nos palcos, nas telinhas e telonas, a atriz esteve em filmes de destaque recentes como “João, o Maestro” e “O Filme da Minha Vida”, este último com exibição especial no dia, junto ao curta-metragem “Noites Brancas em Sábado de Glória”, primeiro trabalho dela no cinema.

Encerramento

Para coroar o festival, serão lançados na Baixada o curta-metragem “Como Grãos” e o longa “Somos Todos Estrangeiros”. Em comum, a participação do ator e cineasta Germano Pereira. No primeiro, ele atuou. No segundo, ele dirige. O longa tem produção do crítico de cinema santista Rubens Ewald Filho. Germano e Rubens estarão presentes na sessão.

Convidados

Profissionais experientes marcarão presença no evento. Júlio Lelis vem do Rio de Janeiro para exibir o doc-drama “Histórias Íntimas”, na quarta, 18, 21h30, no Roxy 4. Trabalho que ele dirigiu ao lado de Breno Pessurno e que aborda a história da sexualidade no brasil a partir do livro best-seller homônimo da escritora/historiadora Mary del Priore.

O diretor Diego da Costa também estará presente para apresentar “A Plebe é Rude”, cinebiografia da banda de rock brasiliense, na quinta-feira, 19 de outubro, 19h. Em noite de rock, haverá a première nacional de “Headbanger Voice – A História da Rock Brigade”, cinebiografia da famosa revista de rock dirigida pelos santistas Wladimyr Cruz e Marcelo Colmenero, 21h30, no Roxy 4 Pátio Iporanga.

Na sexta-feira (20), às 10h, o cineasta Alexandre Sorriso apresenta o filme “Premê – Quase Lindo”, cinebiografia da banda paulistana Premeditando o Breque”, no Instituto Arte no Dique. Após a sessão ele conversa com a plateia.

Bate-papos

Entre quarta (18) e sexta (20), acontecem bate-papos com os artistas que apresentaram seus filmes nas noites anteriores do festival, sempre no Roxy Premium Lounge. No dia 18, 14h30, com o ator Luciano Quirino. Dia 19, 14h, com o cineasta Júlio Lellis. E dia 20, com Diego da Costa, Wladimyr Cruz e Alexandre Sorriso com o tema “Música em cena”.

Happy hour cinematográfico

Sempre antes das sessões de 19h no Roxy 5, haverá uma apresentação musical no Cine Café, na área externa do cinema. Artistas da região como Cigarra Elétrica (jazz e blues), The Classics (com clássicos de filmes dos anos 60, 70, 80 e 90) farão o “esquenta” do público. Já a cantora Carla Mariani se apresenta com sua banda sexta-feira, 20 de outubro, 17h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com repertório de jazz e blues.

Virada cinematográfica

Com o sucesso de 2016, a virada se repetirá na Cinemateca de Santos, sábado, 21 de outubro, a partir das 23h30. Serão três filmes exibidos em sequência. Os “sobreviventes” terão direito a café da manhã no local.

Exposições

Serão quatro nesta edição. “Além da Cor da Pele”, organizada por Lukinha Figueiredo que escreve textos em fotos do ator Luciano Quirino. O lançamento será quarta, 19 de outubro, 14h30, no Pátio Iporanga.

Junto ao filme “Headbanger Voices” será inaugurada a mostra de capas da revista Rock Brigade, quinta, 21h30, no Pátio.

Pelo segundo ano o Santos Film Fest repete a parceria com o artista plástico e cinéfilo Waldemar Lopes.

Na sexta-feira, 20, 19h30, no Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto acontece o vernissage da exposição “A Magia do Cinema”. Nela, Waldemar homenageia cenas clássicas da sétima arte em 15 pinturas utilizando diferentes técnicas.

No sábado, 21h, às 16h, no Roxy 4 Pátio Iporanga, ele apresenta o clássico “Vitor ou Victória”, estrelado por Julie Andrews e que celebra 35 anos de seu lançamento em 2017. Em seguida, no Shopping Pátio Iporanga, é a vez da exposição “Julie Andrews: Nossa Bela Dama”, que reúne itens da coleção de Waldemar em celebração à veterana atriz de 82 anos e que segue em atividade. Pôsteres, DVDs, CDs, fotos e muito mais, como ocorreu no 1º Santos Film Fest, quando Sonia Braga foi homenageada.

Oficinas formativas

Em parceria com o curso de cinema da Unimonte o festival oferecerá seis oficinas formativas na sede do centro universitário, entre 18 e 20 de outubro, sempre entre 16h e 18h. E uma oficina de “Introdução ao Audiovisual” no Instituto Arte no Dique. As oficinas passeiam entre diferentes áreas do cinema e serão ministradas por alunos dos últimos anos do curso de cinema e professores da Unimonte. Serão 20 vagas por oficina.

SEGUNDA, 23 DE OUTUBRO

16h – “Nunca me Sonharam”
Ano: 2017
Nacionalidade: Brasil
Gênero: Documentário
Dir.: Cacau Rhoden
90 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Local: Instituto Arte no Dique

18h – Happy Hour Cinematográfico com Tha Classic
Local: Cine Café – Cine Roxy 5

20h – Encerramento
“Como Grãos” (curta)
Ano: 2017
Nacionalidade: Brasil
Gênero:
Dir.: Renata Giovannetti
Classificação indicativo: n/d
Local: Cine Roxy 5

“Somos Todos Estrangeiros”
Ano: 2016
Nacionalidade: Brasil/Síria
Gênero: Documentário
Dir.: Germano Pereira
100 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Local: Cine Roxy 5

Endereços:
– Cine Roxy 5 – Av. Dona Ana Costa, 443, Gonzaga

O 2º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos é organizado pelo CineZen Cultural, tem parcerias da Orvalho Filmes, Cine Roxy, Unimonte, apoios institucionais da Vitrine Filmes, Instituto Arte no Dique, Pinacoteca Benedicto Calixto e apoios da Secretaria Municipal de Turismo de Santos, Open House Idiomas, Sesc Santos, Lobo Estúdio, Cineart Filmes, Paris Filmes, Vídeo Camp, Factor, Cinemateca de Santos, Cinemaqui, Babbo Américo, Gardênia Flores, Zona Punk, Vídeo Paradiso, Shopping Pátio Iporanga, Padaria Nova Princesa, Sessão Comodoro, LA Film Institute e Shake Burguer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *