O ator e diretor Paulo José será o grande homenageado do 21º Festival de Cinema de Vitória

No ano em que completa a sua maioridade plena, o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo terá como homenageado nacional um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira: o ator e diretor Paulo José. Com 77 anos, o gaúcho natural de Lavras do Sul, é dono de uma carreira de 60 anos consagrada nos palcos e nas telas da TV e do cinema.

Paulo José-21º Festival de Cinema de Vitória-PROMO-11JULHO2014

Paulo José foi o primeiro homenageado do Festival de Vitória, na edição de 1998. Em 2014, mais uma vez, será celebrada a importância do artista para a história cultural do país. No dia 15 de setembro, às 15h, o ator e diretor estará presente em uma coletiva de imprensa no Hotel Ilha do Boi e, à noite, recebe a láurea pessoalmente no Theatro Carlos Gomes.

Com um currículo extenso, Paulo José começou no teatro amador aos 17 anos. De lá para cá, atuou em 31 peças de teatro e dirigiu 22 montagens. Nos palcos, além da direção e interpretação, Paulo José já desenvolveu trabalhos de cenografia, figurino, iluminação, tradução e produção executiva. Sem contar a sua passagem como administrador do Teatro de Arena do Rio de Janeiro e de São Paulo na década de 1960. No cinema, participou como ator em 39 filmes e na televisão interpretou personagens em mais de 40 novelas e minisséries, além de ter atuado na direção de 34 trabalhos.

Sempre jovial e perfeccionista, Paulo José lida com o seu processo de criação de uma forma quase artesanal. Sua vivência artística lhe rendeu aproximações com importantes dramaturgos, atores e grupos de teatro do país. Parte da grandeza desse artista brasileiro pode ser mensurada pelos 39 prêmios que ele recebeu ao longo de sua trajetória profissional.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo conta com o patrocínio master do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Governo do Espírito Santo, por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura e da Rede Gazeta. São parceiros do evento o Instituto Sincades e a Prefeitura Municipal de Vitória. O Festival também conta o patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal.

O 21º Festival de Vitória acontece de 12 a 17 de setembro de 2014. A lista com todos os filmes selecionados será divulgada em breve. Mais informações no site oficial do evento: http://www.festivaldevitoria.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *