‘Mostra Tati por Inteiro’ começa a ser exibida a partir de 07 de Maio no Sesc Piracicaba-SP

Inciativa é uma parceira do Departamento Nacional do Sesc com a Embaixada da França e Cultures France, para promover a obra cinematográfica do ator e roteirista francês, e está em cartaz em durante todo o mês Maio.

mostra-tati-por-inteiro-sesc-piracicaba-sp-official-poster-banner-promo-04maio2013-02

Considerado um dos maiores comediantes da história do cinema, o francês Jacques Tati ainda é desconhecido por grande parte do público brasileiro. Durante o mês de maio o Sesc, unidade Piracicaba, apresenta a Mostra Tati por Inteiro, na qual o público poderá conhecer a mensagem universal e inspiradora do cineasta por meio de quatro longa-metragens.

Um dos mais originais comediantes do cinema, depois de Charles Chaplin, o Tati se distanciou do burlesco primitivo e buscou, na observação do cotidiano, as expressões, os hábitos, manias e manifestações, que denunciavam as personalidades. Além disso, seus filmes contribuíram para a construção da crítica de costumes que, em sua obra, não deve ser lida a partir de uma relação direta com a realidade imediata, mas sim, a partir de suas escolhas, seleções e criações.

“Os filmes de Jacques Tati trazem à tona, de forma leve e descontraída, mas muito contundente, questões importantes para a reflexão e o debate a respeito da sociedade ocidental contemporânea, do comportamento humano, das relações sociais, das questões imbricadas no desenvolvimento tecnológico, sendo, portanto, uma obra preciosa para o trabalho desenvolvido pelo Sesc, junto aos diversos setores da sociedade brasileira”, afirma a assessora de Cinema do Departamento Nacional do Sesc, Nádia Moreno.

Tati por Inteiro traz ao todo quatro longas-metragens que abrangem diferentes fases do diretor: Carrossel da Esperança, de 1949; As Férias do Sr. Hulot, de 1953; Meu Tio, de 1956 e Tempo de Diversão, de 1967. As exibições ocorrem às terças, dias 7, 12, 21 e 28 de maio, sempre às 20h com entrada gratuita e classificação livre.

mostra-tati-por-inteiro-sesc-piracicaba-sp-official-poster-banner-promo-04maio2013-04

PROGRAMAÇÃO MOSTRA TATI POR INTEIRO 

Carrossel da Esperança – dia 7
França, 1949, cor, 77’. Dir: Jacques Tati
Uma feira traz, para um vilarejo do interior da França, um cinema ambulante. François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.

As Férias do Sr. Hulot – dia 14
França, 1953, p&b, 74’. Dir: Jacques Tati
O atrapalhado Sr. Hulot vai passar férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando uma grande agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.

Meu Tio – dia 21
França, 1956, cor, 116’. Dir: Jacques Tati
Hulot é admirado por seu sobrinho, que vive com os pais numa casa monótona, rodeada de parafernálias. Enquanto isso, solteiro e desempregado, Hulot vive alegremente na periferia da cidade. O apego do menino ao tio passa a gerar problemas quando seu pai começa a ter ciúmes dele.

Tempo de Diversão – dia 28
França, 1967, cor, 114’. Dir: Jacques Tati.
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

SERVIÇO

Evento: Mostra Tati por Inteiro
Data: dias 7, 14, 21 e 28 de maio, terças, às 20h.
Local: Sesc Piracicaba-SP (TEATRO)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Ingressos: Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
Informações para o público: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *