Premiado espetáculo “Bruxas da Escócia”, adaptação da Cia Vagalum Tum Tum do clássico Macbeth, de Shakespeare, para o teatro infantil, estreia na Caixa Cultural do Rio

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 setembro, 2016 15:08

Um dos espetáculos infantis mais premiados nos últimos anos, “Bruxas da Escócia”, livre adaptação do clássico “Macbeth” (de William Shakespeare), assinada pela Cia Vagalum Tum Tum, dirigida por Angelo Brandini chega à cidade Do Rio de Janeiro. Serão quatro apresentações na cidade, duas no dia 12 de outubro e duas no dia 15 de outubro, às 11h e às 16h, na Caixa Cultural, centro do Rio.

Após a sessão das 11h do dia 15 de outubro, haverá um bate papo com o público presente no teatro.

“Bruxas da Escócia” é a quarta adaptação de um clássico shakespeariano para crianças e seus acompanhantes, realizada pela Cia Vagalum Tum Tum – o grupo já transformou “Otelo” em “Othelito”, “Rei Lear” em “O Bobo do Rei” e “Hamlet” em “O Príncipe da Dinamarca”, todos os espetáculos premiados pela crítica especializada da cidade de São Paulo.

Tendo estreado em 2014, a montagem venceu em três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 (antigo Prêmio Femsa): Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Melhor atriz Coadjuvante (Christiane Galvan). Ganhou ainda o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado e foi finalista do Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças.

O espetáculo, adaptado e dirigido por Angelo Brandini, traz no elenco os atores, Christiane Galvan – responsável pela criação dos figurinos –, Anderson Spada, Erickson Almeida, Layla Ruiz, Tereza Gontijo e Val Pires. Juntos no palco, o elenco executa também ao vivo as músicas originais do espetáculo, compostas pelo diretor musical Fernando Escrich.

ADAPTAÇÃO – Utilizando-se da linguagem do palhaço o espetáculo conta a saga de Macbeth, um valente general do exército escocês que vira o melhor amigo do rei. Apesar do tema denso e das tragédias do texto original, “Bruxas da Escócia” é contada de uma maneira engraçada, com músicas em clima de opereta e até mesmo truques de mágica.

“Como a peça possui a maneira do palhaço de contar uma história, as batalhas são repletas de bofetadas e escorregões”, ressalta Brandini. Sobre as mortes presentes em Macbeth, o diretor utilizou-se de uma maneira leve, divertida e criativa para mantê-las no espetáculo: em “Bruxas da Escócia” os personagens são catapultados para o espaço infinito por meio de um belo truque de mágica. “Mas também não deixamos de falar sobre o poder, aproveitando esse momento que estamos vivendo”, lembra o diretor.

SERVIÇO
BRUXAS DA ESCÓCIA
Datas: 12 e 15 de outubro
Horários: 11h e 16h
Caixa Cultural do Rio
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação: Livre – Indicado a crianças a partir de 5 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 135 lugares
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 reais – Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Horário da Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 10h às 20h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 setembro, 2016 15:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS

Facebook