Verônica Sabino lança “Esse meu olhar” em CD e DVD

Com oito projetos solo lançados, “Esse meu olhar” (MP,B Discos /Som Livre) é o segundo DVD da cantora e compositora Veronica Sabino. “Esse projeto fala do que me norteia, do meu gosto pessoal, das minhas influências musicais, independentemente do tempo”, define Verônica.

“Esse meu olhar” reúne clássicos revistos pela lente contemporânea de Verônica. “Não é pelo fato de cantar um bolero, um samba-canção, uma bossa-nova, que eu estou vinculada às gerações passadas – pelo contrário. Eu sou uma cantora pop e também componho e gravo com compositores da minha geração. Esse repertório, apesar de conhecido, chega com uma sonoridade completamente renovada, o que só reforça a minha trajetória, até aqui”, pontua.

Ao lado de Verônica, dois colaboradores fundamentais na montagem desse quebra-cabeças de influências: Roberto Menescal (curadoria) e Stella Miranda, diretora artística do espetáculo que se transformou em CD e DVD. Repertório, roteiro e projeções foram sendo costurados a seis mãos. “Trabalhar com o Menescal foi um reencontro, porque ele praticamente produziu meu primeiro disco. Ele é de uma generosidade incrível e parece um adolescente! Sempre disposto, pronto pra todas. Foi uma escola trabalhar com ele e com a Stella, porque ela também tem isso”.  O convite partiu de Verônica e depois de alguns encontros e bate-papos, viraram grandes amigas: “Stella é uma pessoa adorável de ser conviver, tem um domínio de palco impressionante e abertura para ouvir todas as ideias. Acabou que eu, Stella e Menescal formamos um ‘trio ternura’, deu super certo”, brinca.

Foi Menescal, que também toca em quatro momentos do DVD, quem sugeriu que Verônica expandisse a ideia inicial de centrar o projeto no repertório da lendária gravadora Elenco. “O Aloysio de Oliveira era muito amigo do meu pai (o escritor Fernando Sabino) e acho que muita gente ainda não sabe a importância que ele teve naquele momento, com a criação da Elenco. Mas acabei optando por mostrar o que me fez querer ser cantora, o que me formou”. A referência à Elenco está no projeto gráfico da capa, criado por Monica Martins.

O caldeirão musical de Verônica tem clássicos de Tom, Vinícius, Dolores Duran, Maysa, Carlos Lyra, Menescal e Ronaldo Bôscoli, Marcos e Paulo Sergio Valle, bolero, rock dos anos 60 e pitadas de Jovem Guarda. “Todas as décadas tiveram os seus momentos musicais importantes, mas para mim, a década de 60 foi fundamental. Eu morei em Londres quando criança, assisti “Help” no cinema e me lembro de ver George Harrison atravessando a rua. Toda essa geração musical, de alguma maneira, me norteou”.  O primeiro sucesso nacional de Verônica, “Demais”, foi justamente uma versão para o português da canção “Yes it is”, de Lennon e Mccartney, tema do remake  da novela Selva de Pedra.

Tomando os anos 60 como base, a seleção de Verônica incorpora o que veio um pouco antes e o que viria logo depois, como no caso das canções que remetem às suas origens mineiras. “Garota Nacional”, do Skank, dialoga com “Garota de Ipanema”, totalmente repaginadas, e “Nada Será Como Antes” tem Milton Nascimento em um dueto especial. “O Milton é essa referência da música de Minas e ele aceitou o meu convite na hora. Na minha infância, passava as férias em uma fazenda e achei que tinha que ter um perfume de Minas no roteiro. Meu pai nunca perdeu o sotaque e acabei me tornando uma carioca que fala ‘uai’”, brinca Verônica.

Depois de gravado em Juiz de Fora, com direção de Darcy Burger (numa co-produção do Canal Brasil com o selo MP,B Produções), o DVD entrou em processo de masterização e finalização. Nesse meio tempo, Verônica e Menescal se reuniram novamente, dessa vez para desenvolver uma série inédita para o Canal Brasil, ainda sem data para estrear. “A gente sabia que tinha um projeto atemporal, não houve uma preocupação em correr com o lançamento. Preferimos fazer com calma, rever todos os detalhes, para ficar exatamente como a gente queria”, conclui Verônica, que agora se prepara para levar o show novamente para a estrada.

Confira as faixas do álbum no link: http://jukebox.somlivre.com/playlist-565713245.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *