Sesc São José dos Campos recebe show do violonista e compositor Guinga

No próximo, sábado, dia 07, às 20h, o Sesc São José dos Campos recebe show do violonista e compositor Guinga.

Reconhecido por sua obra e forma peculiar de tocar violão, Guinga nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Começou a dominar as cordas intuitivamente aos 13 anos. Iniciou a compor aos 16, classificando a sua primeira canção aos 17 anos no Festival Internacional da Canção.

Ao longo de sua carreira acompanhou artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola, João Nogueira, entre outros. Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes e Ivan Lins.

Tem composições em parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Mota, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luis Felipe Gama.

O disco “Cheio de Dedos” lançado em 1996 rendeu ao compositor o Prêmio Sharp nas categorias de melhor disco instrumental, melhor produção e melhor música instrumental com a canção Dá o pé o Loro.

No exterior o músico se apresentou em grandes festivais como Brasiliana-Madrid, Café Central-Madrid, Festival Internacional de Guitarra em Córdoba, na  Espanha e Festival Braziliana-Jazz em Copenhague, capital da Dinamarca.

O CD “Suíte Leopoldina”, lançado em 1999, foi apontado por unanimidade pelos críticos do Jornal O Globo como o melhor CD de música popular brasileira daquele ano.

“Roendopinho” seu mais recente trabalho representa um desafio na carreira do compositor, ao gravar suas obras da forma como elas foram concebidas.

Gravado na Alemanha, o repertório do disco cria uma metáfora poética que traz sentido especial para as marcas e rastros deixados após uma forte e longa relação do compositor com seu violão enquanto cria sua música.

Embora seja internacionalmente se considera um compositor em primeiro lugar, e um músico “nada especial”.

SERVIÇO
Guinga – Lançamento do CD ‘Roendopinho’
Data: 07/02, sábado, às 20h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Solário do Sesc
Preço: R$ 7,50 a R$ 25,00
Recomendação etária 16 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *