Mostra sobre cineasta Luís Buñuel chega em Fevereiro no canal Futura

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 30 janeiro, 2015 17:37

Mostra sobre cineasta Luís Buñuel chega em Fevereiro no canal Futura

Em fevereiro, o canal Futura vai apresentar a mostra Luís Buñuel, cineasta espanhol, naturalizado mexicano, que se tornou ícone do cinema surrealista. O Cine Conhecimento vai exibir quatro obras do diretor: “A Idade do Ouro”, “O Bruto”, “Nazarin” e “O Anjo Exterminador”.

O longa-metragem que abre a mostra no dia 7/2, sábado, 22h, “A Idade do Ouro”, foi filmado em 1930, e conta com a colaboração de Salvador Dalí no roteiro. O filme mistura drama, comédia e fantasia para conta a história de um casal apaixonado que não consegue vivenciar o amor.

Além da exibição dos filmes, o Cine Conhecimento transmite ao público informações sobre as obras, como detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, a fim de compreender comportamentos e diferenças culturais. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria com a participação de convidados: a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

Veja abaixo a ordem de exibição e sinopses.

CINE CONHECIMENTO

Exibição: sábados, 22h
Reprise: domingos, 22h

SINOPSES

07/02 – sábado, 22h
Reprise: 15/2, domingo, 22h

A IDADE DO OURO
Direção: Luis Buñuel
Produção: França (1930)
Classificação indicativa: 14 anos
Com Gaston Modot, Lya Lys, Caridad de Laberdesque

Um casal tenta concretizar seu amor ao longo da história, mas é sempre interrompido por situações que simbolizam questões da sociedade ocidental. Dirigido por Luis Buñuel, o filme tem roteiro dele e de Salvador Dalí.

14/2 – sábado, 22h
Reprise: 22/2, domingo, 22h

O BRUTO
Direção: Luis Buñuel
Produção: México/Espanh (1953)
Classificação indicativa: 16 anos
Com Pedro Armendáriz, Katy Jurado, Rosa Arenas, Beatriz Ramos, Roberto Meyer

O proprietário de um conjunto habitacional popular decide demolir os prédios, e os inquilinos se unem para resistir à remoção. Para assustar os moradores e convencê-los a deixar o local, o rico locador resolve contratar os serviços de Pedro, um homem humilde e rude, por quem sua esposa é apaixonada. Pedro mata acidentalmente um dos moradores e, ao receber ajuda da filha desse homem, que não sabe que ele é o assassino de seu pai, acaba se apaixonando por ela.

21/2 – sábado, 22h
Reprise: 1/3, domingo, 22h

NAZARIN
Direção: Luis Buñuel
Produção: México (1959)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Francisco Rabal, Rita Macedo, Marga Lopez, Jesus Fernandez, Luis Aceves Castaneda, Noé Murayama, Rosenda Monteros

No início do século XX, Nazarin, um padre de origem hispânica, vive em uma casa simples de um bairro pobre, em uma cidade mexicana. Numa noite, uma prostituta que foge das autoridades depois de assassinar uma colega, lhe pede abrigo. O padre a acolhe por muitos dias, até que a situação se torna insustentável e um incêndio na casa faz com que ele decida tornar-se peregrino, desfazendo-se de seus últimos bens e apegos pessoais.

28/2 – sábado, 22h
Reprise: 8/3, domingo, 22h

O ANJO EXTERMINADOR
Direção: Luis Buñuel
Produção: México/Espanha (1962)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Silvia Pinal, Tito Junco, Jaqueline Andere, Enrique Rambal, José Baviera, Augusto Benedico, Lucy Gallardo, Luis Beristain

Misteriosamente, após um luxuoso jantar oferecido por um casal de burgueses ricos, nenhum dos convidados consegue deixar a mansão. Ao longo dos dias que se seguem, todas as máscaras criadas em virtude das posições sociais caem e são reveladas suas verdadeiras e mais complexas personalidades.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 30 janeiro, 2015 17:37


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!