Com Daniel Pink, “Repense Sua Rotina” tenta mudar comportamentos

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 3 dezembro, 2014 10:36

Com Daniel Pink, “Repense Sua Rotina” tenta mudar comportamentos

E se as máquinas de venda automática contassem piada para os clientes que selecionassem lanches saudáveis? E se fosse possível reduzir a taxa de atropelamentos, fazendo valer a pena a espera na faixa de pedestres? E se as pessoas mudassem sua rotina para melhorar a qualidade de vida?

A nova série de doze episódios do Nat Geo “Repense Sua Rotina” estreia no domingo, dia 7, às 22h45. Nela, o escritor e especialista em mudança de comportamento Daniel Pink usa a ciência comportamental para conduzir uma série de experimentos que mostram como todos podem aplicar o poder de persuasão em suas vidas diárias para reduzir o stress, minimizar aborrecimentos, melhorar a saúde e aumentar a felicidade. Usando câmeras escondidas para registrar seus resultados, Pink aborda a aparentemente impossível tarefa de corrigir erros do cotidiano – desde convencer foliões a limpar suas ruas até parar o funcionamento sem sentido de uma esteira de bagagens em um aeroporto.

Com 20 anos de experiência estudando por que as pessoas fazem o que fazem, Pink baseia-se em teorias acadêmicas e mobiliza uma equipe de elite de designers, construtores e técnicos para mudar o mau comportamento em algo bom. Usando o poder da culpa, do medo, da vergonha e da mentira pura e simples, “Repense Sua Rotina” consegue mudar o comportamento social. Pink apresenta metas em banheiros masculinos para reduzir as contas de limpeza, mente para idosos para torná-los mais fortes e assusta viajantes aéreos para reduzir suas chances de morte.

Cientificamente baseado, mas impiedosamente divertido, Pink viaja pelo país para mudar a rotina de pessoas comuns – em Nova York, ele vai acalmar uma longa fila de clientes esperando para entrar em uma pizzaria popular, no sudoeste dos Estados Unidos, uma estrada vai premiar os motoristas que obedecerem ao limite de velocidade.

“Fizemos uma lista das situações sociais mais irritantes que enfrentamos no dia a dia e, em seguida, usamos a ciência para resolvê-las”, disse Pink. “Os telespectadores vão se surpreender com o quanto podemos influenciar o comportamento, alterando ligeiramente a situação, e como esses pequenos ajustes podem realmente fazer uma grande diferença no nosso mundo”.

Nat Geo-Repense Sua Rotina-03DEZEMBRO2014-01

Nat Geo-Repense Sua Rotina-03DEZEMBRO2014-03

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 3 dezembro, 2014 10:36


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos