Sergio Gonçalves Galeria apresenta a mostra Desenhos – anos 80

No dia 27 de novembro, a Sergio Gonçalves Galeria, no Centro, vai abrir a mostra individual Desenhos – anos 80, de Jorge Duarte. A exposição acontece em comemoração aos 30 anos da Geração 80, ocorridos em 2014 e contará com texto do crítico de arte Fernando Cocchiarale.

A mostra reunirá cerca de 35 desenhos do artista, que é um dos expoentes da chamada Geração 80. São desenhos inéditos, realizados durante a década de 80 do século passado e que refletem a produção do artista no período, marcado por sua produção pictórica, sendo alguns deles estudos preparatórios para pinturas de grandes formatos realizadas na época. Em sua maioria, no entanto, são obras independentes, realizadas em diversas técnicas como grafite, lápis de cor, nanquim, etc.

A principal marca das obras é o traço rápido e impulsivo que dialogam com os grafiteiros e com os cartunistas. O foco temático é a figura humana em ação. Uma grande dose de humor percorre boa parte destes desenhos, mas há também os que são marcados por climas trágicos e angustiantes.

“Este conjunto de desenhos de Jorge Duarte, nunca antes exposto, revela a importância fundamental da estruturação gráfica de sua pintura no começo da década de 80. Não é casual que muitos destes desenhos tenham se tornado “estudos” de pinturas que então o consagraram como expoente da nova safra de pintores surgida há três décadas no Brasil”, comenta o crítico de arte Fernando Cocchiarale.

A abertura para convidados acontece na quinta-feira, dia 27 de novembro, das 18h às 21h e contará com a presença do artista. A exposição fica em cartaz até o dia 9 de janeiro de 2015, de terça a sexta, das 11h às 19h e aos sábados das 11h às 18h.

SERVIÇO
Desenhos – anos 80
Artista: Jorge Duarte
Local: Sergio Gonçalves Galeria
Endereço: Rua do Rosário, 38 – Centro
Telefone: (21) 2263-7353
Abertura: 27 de novembro de 2014, das 18h às 21h
Encerramento: 9 de janeiro de 2015
Horário: de terça a sexta, das 11h às 19h e sábados das 11h às 18h
Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *