Fundação Clóvis Salgado oferece curso inédito sobre os desafios do patrimônio cultural

Estão abertas as inscrições para o curso Patrimônio Cultural: novos objetos, outros desafios, promovido pela Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Pesquisa e Extensão. O curso, inédito na FCS, é ministrado pelos professores Adebal de Andrade Júnior e Carolina Dellamore, e aborda os conceitos de patrimônio material e imaterial e suas interações. A atividade é voltada, principalmente, para professores, estudantes e graduados em humanidades, pesquisadores e agentes culturais, e oferece 40 vagas, com carga horária total de 20 horas.

O curso é recomendado não só para estudantes das áreas de humanas e arquitetura, que, segundo a pesquisadora Carolina Dellamore são os principais interessados. Técnicos que atuam na gestão municipal do patrimônio e professores da educação básica que buscam novas estratégias de ensino também podem se inscrever, já que o curso se fundamenta na política de proteção patrimonial de Minas Gerais.

A atividade é resultado de uma parceria com o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo do núcleo é pesquisar e documentar a diversidade da vida política, econômica, social e cultural do Estado. Também em parceria com a FCS, pesquisadores do grupo já realizaram o curso Iniciação à História Oral.

As aulas serão teóricas, elaboradas a partir da produção bibliográfica mais recente sobre o tema, com uso de recursos audiovisuais e estudos de caso para estimular debates e incentivar os participantes a refletirem sobre temas como as novas configurações do patrimônio cultural e seus usos para alcançar objetivos específicos que vão além dos processos de patrimonialização, como o desenvolvimento local e a afirmação de novas identidades coletivas.

Desafios e processos do patrimônio cultural – O cenário do patrimônio cultural é marcado por conflitos e negociações, sendo atribuídos ao patrimônio significados diversos. A professora Carolina Dellamore aponta que se para alguns a preservação do patrimônio é tida como entrave ao desenvolvimento, para outros, os processos de patrimonialização tornam-se sinônimo de afirmação e reafirmação de identidades, de fruição coletiva da memória e de desenvolvimento local. Assim, “o curso torna-se um importante espaço de reflexão acerca dos usos do patrimônio cultural e seus significados, bem como sobre os desafios para sua preservação”, destaca.

Atividade inédita da Gerência de Pesquisa e Extensão, o curso Patrimônio Cultural: novos objetos, outros desafios irá “contribuir para o debate e a reflexão dos alunos, além da formação em processos de patrimonialização, tornando-os familiarizados a procedimentos técnicos para atividades como tombamento e registro do patrimônio cultural”, ressalta Carolina Dellamore.

SERVIÇO
Curso Patrimônio Cultural: novos objetos, outros desafios
Local: Sala de Vídeo – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Inscrições: 1 a 22 de agosto
Período de Realização: 2 a 30 de setembro
Vagas: 40

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *