CASTANHA, longa que mistura ficção e documentário será exibido no FESTIVAL DE PAULÍNIA

O primeiro longa metragem do diretor Davi Pretto, com produção da Tokyo Filmes, foi lançado no 64o Festival de Berlim. Desde então foi exibido em diversos festivais ao redor do mundo. No elenco o ator João Carlos Castanha e sua mãe Celina Castanha, ambos interpretando a si mesmos, CASTANHA mistura ficção e documentário, brincando com a relação entre o Castanha ator e o da vida real.

CASTANHA-Official Poster Banner PROMO-21JULHO2014-01 CASTANHA-Official Poster Banner PROMO-21JULHO2014-02

João é um ator de 52 anos que vive com a mãe Celina de 72 anos. Sua rotina é dividida entre o trabalho noturno, como transformista em bares gays e o diurno, onde realiza pequenas participações em peças infantis, filmes e programas de televisão. Atormentando, João se sente perseguido por fantasmas de seu passado e, dia após dia, passa a confundir cada vez mais a realidade em que vive com a ficção que interpreta.

No filme, Davi Pretto pretendeu explorar os diferentes gêneros do cinema, misturando ficção e documentário em um mesmo enredo. A inspiração para o longa metragem veio da própria rotina do ator João Carlos Castanha, que, como ator, tem de interpretar diversos personagens e viver diferentes histórias. Pois o intérprete, como completa o autor:

“é um alguém que divide-se em muitas vidas. Histórias marginalizadas, que correm esquecidas em um Brasil que borbulha, globalizado, mas com o pé fincado ainda no conservadorismo excludente”.

A relação entre Davi Pretto e João Carlos Castanha já existia desde a época das filmagens de seus curtas metragens. O diretor ficou entusiasmado com o ator e conta que seu primeiro fascínio

“…foi com seu rosto, seus traços, sua expressão, e a potência de seu olhar em cena. Surgia uma primeira vontade de fazer um filme para aquele rosto”.

O diretor e roteirista de CASTANHA, além da realização de diversos curtas metragens, é também curador e programador de projetos culturais e Mostras de Cinema exibidas no Cinesesc e no Centro Cultural Banco do Brasil. Seu primeiro longa metragem foi exibido em diversos festivais de cinema. Além da estréia em Berlim, passou pelos Festival Internacional de Hong Kong, pelo BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, pelo Festival Internacional de cinema de Las Palmas de Gran Canária na Espanha, entre muitos outros. O filme recebeu o prêmio de Melhor Ator no festival de Las Palmas e a Menção Especial do Prêmio FEISAL no BAFICI.

CASTANHA tem realização da premiada Tokyo Filmes, produtora fundada em 2009 pelo próprio Davi Pretto, juntamente com os realizadores Bruno Carboni, Paola Wink, Richard Tavares. E conta com a co-produção do Canal Brasil, produção associada da Casa de Cinema de Porto Alegre, Sandro Fiorin e Gogó Conteúdo Sonoro e o financiamento da FUMPROARTE 2012.

CASTANHA

2014 | Brasil | Drama | 95 min
Direção: Davi Pretto
Roteiro: Davi Pretto
Elenco: João Carlos Castanha e Celina Castanha
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: João é um ator de 52 anos que vive com a mãe Celina de 72 anos. Sua rotina é dividida entre o trabalho noturno, como transformista em bares gays e o diurno, onde realiza pequenas participações em peças infantis, filmes e programas de televisão. Atormentando, João se sente perseguido por fantasmas de seu passado e, dia após dia, passa a confundir cada vez mais a realidade em que vive com a ficção que interpreta.

CASTANHA-Official Poster Banner PROMO-21JULHO2014-03 CASTANHA-Official Poster Banner PROMO-21JULHO2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *