Sucesso de público e críticas, São Manuel Bueno, Mártir volta em cartaz no Espaço Sobrevento

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 outubro, 2013 10:03

Sucesso de público e críticas, São Manuel Bueno, Mártir volta em cartaz no Espaço Sobrevento

GRUPO SOBREVENTO, um dos mais destacados grupos brasileiros de teatro de bonecos, reestreia o espetáculo “SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR” no dia 12 de outubro de 2013, sábado, às 20h, no ESPAÇO SOBREVENTO. O espetáculo conta a vida do personagem Dom Manuel, um padre que carrega, como um estigma, a dúvida de sua própria fé e da própria existência de Deus. A temporada atual tem apoio da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo e tem entrada franca.

A cidade onde se passa a história é feita de terra seca, areia, pó, pedras, uma cabra aqui e outra ali, um lago, uma montanha, uma igreja e principalmente DOM MANUEL. Em cena, a mesa redonda representando o mundo. No centro dela, bonecos de madeira estáticos, fixos, sem qualquer articulação, confeccionados pelo escultor Mandy. São pelo menos 30 bonecos que representam os personagens da trama e o povo da pequena cidade onde se desenrola a história. Os três atores-manipuladores, representando os personagens Dom Manuel, Angela e Lázaro, movimentam estes bonecos como se fossem peças de xadrez ou figuras de um presépio.

Primeira encenação do melhor romance de Unamuno

O texto foi escrito em 1930 pelo poeta, filósofo e escritor Miguel de Unamuno (1864-1936), reconhecido, não só pela qualidade de sua obra, mas também pelos sucessivos ataques à monarquia da Espanha. Nunca antes encenado, “São Manuel Bueno, Mártir” transformou-se em uma peça, dirigida ao público adulto, que conta a história de Dom Manuel (vivido por Maurício Santana), um padre que duvidava da vida após a morte e da própria existência de Deus. Através da narrativa confessional e em primeira pessoa de Ângela (Sandra Vargas), o texto embrenha-nos no drama íntimo do pároco, que está prestes a ser beatificado. Lázaro (Luiz Cherubini), irmão de Ângela, acaba de voltar dos EUA para a pequena cidade onde nasceu e tenta convencer Ângela a ir embora daquele lugar onde, segundo o personagem, “as mulheres mandam nos homens e os padres mandam nas mulheres”. Mas ela se recusa, convencida de que há questões a serem resolvidas por lá.  A trama gira em torno do relacionamento desses três personagens: Ângela ganha profunda admiração e gratidão por Dom Manuel, que se transforma, de um mártir, em uma espécie de santo, apesar – ou justamente por causa – de sua dúvida e falta de fé.

Miguel de Unamuno: a fé cega e a faca amolada

Polêmico, Miguel de Unamuno (Bilbao, 1864 – Salamanca, 1936) foi filósofo, ensaísta, dramaturgo, romancista e poeta: sua obra literária gira em torno de três temas dominantes: o homem, a imortalidade e a Espanha. Paradoxal e contraditória, sua visão particular do mundo e a defesa apaixonada das suas ideias transformaram-no no centro de todas as polêmicas políticas e religiosas de seu tempo. Entre suas obras, destacam-se A Tia TulaA Vida de Dom Quixote e Sancho e Niebla. Era praticamente uma versão real do próprio Dom Manuel:  um cético, mas com muita fé; criticava a Igreja e a fé cega, mas defendia que não poderíamos ser totalmente descrentes. “Chegamos a um espetáculo muito simples e muito delicado. Não queremos, nele, fazer uma demonstração de virtuosismo; não queremos impressionar, surpreender; não queremos falar da força, da vitalidade, da modernidade do Teatro de Animação; mas expor as nossas dúvidas, as nossas angústias, as nossas questões, a nossa fragilidade. A dúvida – que é o cerne deste espetáculo e do próprio texto que lhe deu origem – é, para nós, a melhor contribuição que o Teatro de Animação pode dar ao Teatro e que nós, artistas, podemos oferecer ao público”, explica Luiz André Cherubini, ator e diretor do espetáculo.

SERVIÇO
SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR
Data: 12 de outubro a 10 de novembro de 2013
Horários de 12 a 20 de outubro: sábado e domingo às 20h
Horários a partir de 26 de outubro: sábados e domingos às 18h e 20h
ESPAÇO SOBREVENTO
Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 – a duas quadras do Metrô Bresser-Mooca.
ENTRADA FRANCA
Classificação Etária: 16 anos
Lotação: 60 lugares
Duração: 70 minutos
Reservas pelo telefone (11) 4328-3589 e (11) 9 6625-8215 ou pelo e-mail info@sobrevento.com.br
Mais informações no site www.sobrevento.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 outubro, 2013 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel