Congadas e levantamento de mastros marcam início do Ciclo Natalino

A tradição centenária das congadas e do levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi destaque do último fim de semana em Atibaia.

 

No dia de Natal, 25 de dezembro, centenas de pessoas participaram das celebrações que marcaram o início do Ciclo Natalino, no Largo do Rosário. Puderam conferir muitas cores, danças e demonstrações de fé dos integrantes das cinco congadas de Atibaia – Rosa, Azul, Verde, Branca e Vermelha.

 

Conforme a tradição, em Atibaia os fiéis comparecem e depositaram seus pedidos aos Santos nos buracos dos mastros, antes de serem erguidos. A tradição também é marcada pelas Alvoradas Festivas, Missas e Procissões. Neste ano, o ciclo natalino se encerra no dia 8 de janeiro, com a descida dos mastros e anúncio dos nomes dos festeiros de 2012.

 

Confira a programação:

 

Dia 28/12 
6h – Alvorada com os Ternos de Congos, fogos e repique dos sinos na Igreja Matriz. A seguir reza no Santo Cruzeiro
9h30 – Cortejo da Coroa saindo da Matriz até a Igreja do Rosário e Missa às 10h
18h30 – Cortejo da Coroa saindo da Igreja Matriz até a Igreja do Rosário e Missa às 19h. Após a Missa Procissão em louvor a São Benedito.  Proclamação dos festeiros para 2012, queima de fogos e Reinado dos Ternos de Congos.

 

Dia 5/01
12h – Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Igreja do Rosário e Cortejo até o Parque Edmundo Zanoni com a Abertura Oficial do V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas.

 

Dia 7/01 
12h – Chegada  no Parque Edmundo Zanoni dos carros de bois vindos de Bom Jesus dos Perdões

 

Dia 8/01 
10h – Missa na Igreja Matriz cantada pela Folia de Reis São João Batista e participação de 40 Grupos de congadas. Em seguida cortejo dos congos e dos carros de boi até o Parque Edmundo Zanoni.
16h30 – Descida dos mastros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e procissão dos mastros até a casa dos novos festeiros.

 

De 5 a 8 de janeiro
Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
Parque Edmundo Zanoni – das 9 às 21h – Entrada Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *