Revelando São Paulo começa na próxima quinta-feira em Atibaia

A 5ª edição do Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas, que acontece entre os dias 5 a 8 de janeiro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, é uma verdadeira viagem para descobrir a identidade cultural e gastronômica não só de Atibaia, mas de outros municípios do interior de São Paulo. As festas da cultura popular como que permeiam a vida cultural dos paulistas durante todo o ano, estarão em nossa cidade, neste evento que é a grande vitrine que reúne quase 80 municípios do Estado.

 

Uma programação diferenciada a cada dia, com a participação de 110 grupos artísticos e folclóricos, além de 80 espaços de culinária e artesanato e Rancho Tropeiro fazem parte desta grande vitrine cultural que contempla as manifestações tradicionais de várias regiões do Estado agradando um público diferenciado.

 

No final de semana acontecem dois cortejos com carros de bois, tropas e romarias. No sábado, dia 7, o cortejo sai de Bom Jesus dos Perdões e segue até o parque, em Atibaia, e no domingo, dia 8, acontece o cortejo de Congos e Moçambiques, com mais de 4 mil dançantes  de grupos tradicionais dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

A viagem pelo pavilhão de culinária e artesanato contempla as iguarias do caiçara, do tropeiro e do caipira. Em poucos passos, os visitantes poderão provar os sabores das histórias do avô e da avó, como broas de milhos, doces de todas as cores, frutas e cheiros, bolinhos caipiras de farinha de milho e mandioca com recheios diversos, café torrado e moído na hora, feijão tropeiro, galinhada, afogados, virados e pratos diferentes como a Comida de Lobisomem de Joanópolis, o feijão Guandu de Piedade, a Tainha de Bom Jesus de Iguape e o doce de leite com marolo (semente de árvore de São Joao da Boa Vista).

 

Um passeio pelo pavilhão do artesanato levará o público a uma viagem pela tradição de municípios do Interior. Os trançados de folha de bananeira das cidades de Miracatu e Paraibuna, as imagens de Santos das cidades de Votorantim, Joanópolis e Itararé, as bonecas em palha de Redenção da Serra, as louças de barros dos municípios de Apiaí, Sete Barras, Barra do Chapéu e Itaóca, os entalhes em madeira de Praia Grande, Piracaia e Guararema e os bordados da cidade de Vera Cruz e Presidente Prudente são alguns dos trabalhados confeccionados na hora pelos artesãos.

 

O evento é gratuito e funcionará das 9h às 21h. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.

 

::: Serviço :::

V Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
Data: 5 a 8 de janeiro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br (11) – 3312 2900
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br
twitter: revelandosp / facebook: revelandosaopaulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *