A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 16 a 30 de agosto, a mostra Ed Wood – O melhor dos piores de todos os tempos. Na programação, oito longas-metragens do cineasta, o filme-homenagem Ed Wood, de Tim Burton, e o documentário Look back in angora, de Ted Newsom, além de uma mesa-redonda. A curadoria é de Kristofer Paetau. Com entrada franca, a mostra tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
O cineasta norte-americano Ed Wood (1924-1978) foi imortalizado, em 1980, pelo Turkey Awards, uma espécie de Oscar do cinema trash, como o “melhor dos piores de todos os tempos”. A mostra em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo traz filmes como Plan 9 from outer space (Plano 9 para o espaço sideral, 1956), tesouro do cinema trash em que alienígenas vêm à terra ressuscitar os mortos, Bride of the monster (A noiva do monstro, 1955), trama em que um polvo gigante criado por um cientista nuclear maluco atormenta uma pacata cidadezinha do interior, e Glen or Glenda (Glen ou Glenda, 1953), que traz os dilemas de um transexual e de um pseudo-hemafrodita que deseja se transformar em mulher.
A mesa-redonda será realizada no dia 16 de agosto, após a exibição do documentário Look back in angora, de Ted Newsom. A vida do cineasta será analisada pelo curador-geral da mostra, Kristofer Paetau, pelo curador-assistente e pesquisador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hernani Heffner, e pela pesquisadora e estudante de cinema da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, Laura Capena. Na abertura, serão distribuídos catálogos da mostra ao público.
Sobre o cineasta:
Edward Davis Wood Jr. nasceu em 1924. Serviu na Segunda Guerra Mundial por dois anos e, em 1948, começou a realizar comerciais em sua produtora (com seu nome, no seu apartamento em Hollywood). Seu trabalho no cinema lado B cresceu durante os anos 1950, explorando temas como ataques alienígenas, zumbis e toda sorte de esquisitices. Wood morreu na miséria, em 1978, dois anos antes de ser consagrado como o pior cineasta de todos os tempos pelo Turkey Awards. Hoje cultuada, a paixão de Wood pelo cinema foi sua grandeza, felicidade e ruína. O autobiográfico Glen ou Glenda lembra que o diretor era um cross-dresser na vida real. Já as duas produções de horror A noiva do monstro e Plano 9 do espaço sideral trazem mortos-vivos atuando ao lado de Bela Lugosi, famoso por ter interpretado o Drácula americano. O ator já estava moribundo, a ponto de falecer durante as filmagens. Foi o apogeu do cinema trash.
Data: De 16 a 30 de agosto de 2013 (de terça-feira a domingo) – Consultar programação
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Ingressos: Entrada franca (os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência)
Acesso para pessoas com deficiência
Informações para o público: 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.