O HISTORY estreia com exclusividade na América Latina, em horário nobre, a superprodução O Último Reino (The Last Kingdom), série épica produzida pela BBC, sobre as batalhas entre saxões e nórdicos que resultaram na unificação dos reinos e ao nascimento da Inglaterra, no século IX. Dos mesmos produtores de Downton Abbey, essa adaptação da série de livros Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, chega às telas brasileiras no dia 8 de maio.
A ficção histórica conta a luta do grande Reino de Wessex, o último bastião dos saxões frente às invasões vikings do século IX, antes da unificação de todos os reinos que resultou no que hoje é conhecido como Inglaterra. O Último Reino traz a história do povo liderado pelo visionário Alfredo, o Grande (David Dawson), contada por meio dos olhos de Uhtred (Alexander Dreymon), nascido numa família da nobreza saxã, mas capturado quando criança e adotado pelos vikings. Sua batalha interna entre sua origem saxã e sua criação viking será simultânea à luta da Inglaterra para se tornar um único reino.
No elenco de O Último Reino, destaque para Alexander Dreymon (American Horror Story) no papel de Uhtred de Bebbanburg; Emily Cox (Homeland) como Brida; Rutger Hauer (Blade Runner) como Rayn; Matthew Macfayden (Ripper Street) como Lord Uhtred; David Dawson (Peaky Blinders) como Alfredo; Rune Temte (Eddie the Eagle) como Ubba; Ian Hart (Boardwalk Empire) como Beocca; e Adrian Bower (Mount Pleasant) como Leofic.
A história começa no ano de 872, quando muitos dos reinos separados e independentes, que ocupam hoje o que se conhece como Inglaterra, estão sob domínio dos invasores vikings. No entanto, o grande reino de Wessex continua firme sob o comando do rei Alfredo, o Grande.
Nesse turbulento cenário, está Uhtred, o herói de O Último Reino. Filho de um nobre saxão, tornou-se órfão pelas mãos dos vikings, que o raptaram e o levaram para viver com o seu povo. Uhtred cresceu como um viking, mas sua lealdade será testada quando terá de decidir entre o país onde nasceu e o povo que o criou. Quem é ele? Um saxão ou um viking? Em sua busca para recuperar sua herança natural e seu patrimônio, Uhtred deve enfrentar um caminho arriscado entre os dois lados, e tomar partido no nascimento de uma nova nação – e, finalmente, recuperar suas terras ancestrais.
O Último Reino é uma série repleta de heroísmo e batalhas épicas, com uma profundidade temática que inclui assuntos como política, religião (cristãos x pagãos), guerra, valores, amor, lealdade e a busca universal pela própria identidade. Ao combinar personagens e eventos históricos reais com personagens de ficção, a produção aborda os acontecimentos que levaram um povo a unir suas forças em torno de um dos reis mais emblemáticos da história, para recuperar suas terras e assim construir um lugar que eles chamariam de “casa”.
“O Último Reino segue a nossa premissa de investir fortemente no campo da ficção histórica, com produções de alta qualidade sobre eventos e personagens da história mundial, sendo sempre fiéis à nossa missão de relatar as histórias de uma maneira emocionante e divertida. Estamos convencidos de que os fãs do HISTORY receberão com grande entusiasmo esta produção”, enfatiza Miguel Brailovsky, vice-presidente sênior e gerente Geral do HISTORY e H2 para a América Latina.
O roteirista indicado ao BAFTA, Stephen Butcherd, fez a adaptação da franquia literária de sucesso para a TV. Cornwell, o autor de Cônicas Saxônicas, também é conhecido pela série de livros As Aventuras de Sharpe, já adaptada para a TV e protagonizada por Sean Bean.
“Nos romances Crônicas Saxônicas, de Cornwell, os personagens e acontecimentos históricos se misturam à ficção de maneira totalmente convincente”, diz Gareth Neame, produtor executivo da série. “Acreditamos que nas mãos de Stephen Butchard, essas histórias deram lugar a um drama televisivo original e envolvente. E que, de certa forma, o nosso herói, Uhtred, constitui uma fascinante oportunidade para voltar a contar a história do rei Alfredo, o Grande e como ele uniu os distintos reinos que estavam separados na ilha para transformá-los na Inglaterra”.
No episódio de estreia, Uhtred perde o pai saxão numa batalha e sua herança é roubada pelo seu tio Aelfric. O menino é capturado pelo viking dinamarquês Ragnar, inicialmente para servir como escravo, mas que passa a cuidar dele. Quando o restante de sua família é morta por um grupo de dinamarqueses renegados, Uhtred se sente deslocado: nem saxão e nem dinamarquês.
Sobre os personagens:
Uhtred – Quando aparece pela primeira vez na tela, o herói Uhtred é apenas um menino. Nascido na nobreza saxã, foi criado como um dinamarquês, e cresce com um conflito de identidade. Guerreiro por natureza, líder entre os homens, arrojado e instintivo, é movido por uma necessidade profundamente arraigada em sua alma, de recuperar sua terra natal de Bebbanburg. Perspicaz e impetuoso, ele segue seus instintos, odeia oração, jejum e a absoluta submissão ao rei Alfredo. Como qualquer viking, ele acredita que a vida deve ser vivida com paixão e até as últimas consequências. Espalha charme, carisma e um sentido oculto de justiça, qualidades que certamente o tornam muito atraente para as mulheres. Sua impetuosidade e irreverência muitas vezes o colocam em apuros. E mesmo quando o rei Alfred consegue ter algum sucesso em apaziguar Uhtred, e em o fazer a usar a cabeça e avaliar suas raízes, seu espírito rebelde continua intacto.
Brida – Brida foi capturada junto com Uhtred quando era menina e, assim como ele, foi criada pelos dinamarqueses. Acaba se tornando sua melhor amiga, sua alma gêmea e futura amante. Intrépida, valente, franca e uma lutadora nata, Brida se sente quase em casa no movimentado mundo dos vikings. Diferentemente dele, sua lealdade está voltada aos dinamarqueses, e ela reprova os esforços de Uhtred para ganhar os favores de Alfredo. Assim, o acordo de Uhtred com o único homem que pode ajudá-lo a recuperar sua terra natal pode gerar um abismo intransponível entre os dois jovens amantes.
Rei Alfredo – Sua grande ambição como rei é unir os reinos da Inglaterra. Ele se caracteriza por sua autoridade, inteligência e integridade, no entanto, não é o típico herói de capa e espada. Ao contrário de Uhtred, é muito racional e um grande estrategista. Um homem de grande sabedoria, crente no poder da escrita e comprometido com a disseminação da palavra do Cristianismo. Educado, piedoso, sábio e acometido por algumas doenças, Alfredo carrega sobre seus ombros o peso das responsabilidades de liderança. No entanto, apesar de suas vulnerabilidades, ele é um homem cruel e determinado, nem sempre imune aos encantos das mulheres, mesmo que casado com a possessiva Aelswith. O mesmo Uhtred, que a princípio vê Alfredo como um pedante sem muito senso de humor, cada vez mais admira o homem que um dia será conhecido como o rei Alfredo, o Grande.
Ubba – Ubba é o dinamarquês de mais alto escalão, um homem imponente, ruidoso, impetuoso, violento, brincalhão e um pouco perturbado. Também é um guerreiro feroz. Quando criança, Uhtred foi advertido de que nunca deveria lutar com Ubba, mas o destino indica que inevitavelmente ele terá de fazê-lo. A fraqueza de Ubba reside em sua superstição e na confiança excessiva que tem em seu feiticeiro Storri, que pode leva-lo à perdição.