No mês de seu terceiro aniversário, o Canal Curta! traz o documentário inédito no cinema e na TV “Lenine – Continuação”, do diretor Rodrigo Pinto. Exibido pela primeira vez fora do circuito de festivais, o longa retrata detalhes do processo de criação do compositor e discute importantes questões como a era dos downloads e a reunião de três gerações em torno de música de Lenine. O filme estreia na grade na Segunda da Música, dia 16 de novembro.
No domingo, dia 22 de novembro, a série “Anos 80” chega ao seu terceiro episódio: “O Punk no Brasil”, que retrata os desdobramentos do movimento no país. Inspirados no movimento punk inglês da década de 70, grupos musicais como “Inocentes”, “Garotos Podres” e “Ratos de Porão” surgiram e lançaram tendência no visual dos brasileiros. Na mesma época, também se tornaram sucesso boates emblemáticas na cena paulistana como “Madame Satã” e “Napalm”, que depois abrigariam os primeiros shows de “Titãs” e “Ira”. O episódio conta com depoimentos de Arthur Dapieve, Dado Villa-Lobos, Kid Vinil e Nasi.
No mesmo dia, o canal Curta! estreia “Blues” na programação especial de seu 3º aniversário. A série, produzida por Martin Scorcese, exibirá sete documentários dirigidos por diretores renomados como Wim Wenders e Clint Eastwood. Em cada capítulo, os cineastas tentam captar a essência do estilo musical explorando sua origem e difusão pelo mundo. “Com Vontade de Ir para Casa”, do próprio Scorcese, é o primeiro filme a ser exibido e homenageia o delta blues. No longa, o músico americano Corey Harris embarca em uma busca pelas origens do estilo viajando pelo Rio Mississipi e o Oeste da África.
SEGUNDA DA MÚSICA
Lenine – Continuação (Documentário)
A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.
Diretor: Rodrigo Pinto
Duração: 71 min. Ano: 2009
Estreia: 16 de novembro, segunda-feira, às 22h30m
Horários alternativos: Dia 17 de novembro, terça-feira, às 2h30m e às 16h30m / Dia 18 de novembro, quarta-feira, às 10h30m / Dia 21 de novembro, sábado, às 22h30m/ Dia 22 de novembro, domingo, às 10h15m
Classificação: Livre
QUARTA DE CINEMA
O “A VIDA É CURTA!” apresenta o tema “Jovens Protagonistas” e traz a estreia de “Bom Comportamento”
Nesta quarta, os jovens irão dominar o “A Vida é Curta!” com a estreia de “Bom Comportamento”. O filme traz como protagonista Laura, uma adolescente que precisa se adaptar a um acampamento, longe da tecnologia e de seus amigos. Dirigido por Eva Randolph, a obra ganhou o prêmio de “Melhor Curta” no Festival do Rio de 2014 e Menção Honrosa no Festival Paulínia de Cinema 2014, além de ter conquistado o Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2014. Na sequência, em “Nº27” um garoto tem um mal-estar dentro da escola e acaba sofrendo situações constrangedoras. Já “Meu Medo” acompanha uma criança que percorre suas piores sensações ao passar por cenários aterrorizantes como uma casa vazia e mal assombrada.
Estreia: 18 de novembro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 19 de novembro, quinta-feira, à meia-noite e às 14h / Dia 20 de novembro, sexta-feira, às 8h / Dia 21 de novembro, sábado, às 6h/ Dia 22 de novembro, domingo, à 1h
Classificação: Livre
O Prólogo (Documentário)
“O Prólogo” discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil.
Diretor: Gabriel F. Marinho
Duração: 94 min. Ano: 2013
Estreia: 18 de novembro, quarta-feira, às 22h20m
Horários alternativos: Dia 19 de novembro, quinta-feira às 2h20m e às 16h20m / Dia 20 de novembro, sexta-feira às 10h20m / Dia 21 de novembro, sábado às 9h30m/ Dia 22 de novembro, domingo, às 19h45m
Classificação: Livre
Domingo
“Anos 80” – “O Punk no Brasil” (série)
A década de 80 foi marcada por fenômenos de comportamento. Inspirados no movimento punk inglês da década de 70, começaram a surgir, principalmente em São Paulo, bandas como “Inocentes”, “Garotos Podres” e “Ratos de Porão”, que impulsionaram uma estética e um visual para o punk no Brasil. Nessa esteira, surgiram boates emblemáticas na cena paulistana como “Madame Satã” e “Napalm”, que depois abrigariam os primeiros shows de grupos como os “Titãs” e “Ira”. Depoimentos de Arthur Dapieve, Dado Villa Lobos, Kid Vinil e Nasi.
Diretor: Darcy Burguer
Duração: 26 min. Ano: 2014
Estreia: 22 de novembro, domingo, às 21h30m
Horários alternativos: Dia 26 de novembro, quinta-feira, às 19h30m/ Dia 27 de novembro, sexta-feira, às 5h30m e às 13h30m/ Dia 28 de novembro, sábado, às 19h30m/ Dia 29 de novembro, domingo, às 12h30m
Classificação: Livre
Série Blues – “Com vontade de ir pra casa” (série)
Neste episódio, o renomado cineasta Martin Scorsese homenageia um dos mais antigos tipos de blues: o delta blues. O músico americano Corey Harris busca o nascimento e as origens do estilo viajando pelo rio Mississipi e visitando o oeste da África. Não perca performances originais de Willie King, Taj Mahal, Otha Turner, e raras imagens de arquivo de Son House.
Diretor: Martin Scorcese
Duração: 76 min Ano: 2003
Estreia: 22 de novembro, domingo às 22h
Classificação: Livre