Em outubro o Mombojó retorna à São Paulo para show da turnê de seu mais recente disco, Alexandre, 5º álbum de carreira da banda pernambucana. O show acontece no dia 07, quara-feira, às 20h, no SESI São Paulo, na Avenida Paulista, 1313. Além das músicas de Alexandre o repertório do show conta também com músicas dos outros discos da banda, como Faaca, Merda, Deixe-se Acreditar, Antimonotonia e Papapa.
Em 2014, a banda completou 13 anos de formação, contados a partir do primeiro ensaio que fizeram juntos no Estúdio Skill, do Seu Damião, em Recife. Na época, os integrantes, com cerca de 17 anos, começavam uma carreira prolífica na música. Hoje, com seus músicos beirando os 30 anos, o Mombojó lança “Alexandre”, quinto álbum da carreira.
Em Alexandre, essa atmosfera criativa leva o grupo a uma experimentação maior, uma ruptura com o histórico dos outros álbuns. Esse foi o primeiro disco gravado com improvisos, mais inserções de programações de bateria eletrônica, um álbum menos canção e mais música. “É como se a gente estivesse um pouco mais confiante no nosso próprio taco, sem medo de arriscar e disposto a mudanças nas nossas próprias linhas de raciocínio musical”, reforça Chiquinho (teclado e synths). Ao todo são 11 faixas que fogem da moldura da canção e se esgueiram pelo disco incorporando improvisos, trilhas sonoras, vinhetas e maior investimento instrumental que conferem ao álbum estímulos visuais e sensoriais a cada faixa.
Entre as referências que influenciaram no processo de composição das músicas estão Radiohead, Tortoise, Justin Timberlake, Cidadão Instigado e Stereolab. Esta última não só influencia como abrilhanta o disco. Laetitia Sadier, a vocalista da banda franco-britânica, é coautora da faixa “Summer Long” ao lado da banda. “Para todos nós a participação dela talvez seja a maior realização da banda até hoje. Sempre fomos muito fãs. Há uns três ou quatro anos conhecemos Laetitia num show que ela fez em São Paulo, saímos pra jantar e no final deixamos um disco nosso de presente. Para nossa surpresa, no ano seguinte ela nos mandou uma mensagem dizendo que tinha adorado a banda, que nosso som lhe despertava coisas boas e que adoraria poder participar em alguma música do disco novo. Mandamos uma música pronta e ela, por sua vez, mandou de volta, acrescentando letras e melodias novas. Foi uma situação inacreditável para nós. Sabe o que é ter a pessoa que mais nos influenciou como banda cantando no nosso disco?”, comemora Chiquinho.
Além de Laetitia, “Alexandre” também conta com participações especiais de China, que assina em parceria com a banda as faixas “Hello” e “Pro Sol”; Céu (voz) e Pupillo (programação) na música “Diz o Leão”, que conta ainda com Yuri Queiroga, que também empunha sua guitarra em “Me Encantei Por Rosário”; Dengue (baixo) em “Dance”; o violinista Pedro Mibieli em “Cuidado” e o pianista Vitor Araújo em “Rebuliço” e “Ping Pong”.
O álbum foi masterizado no estúdio Streaky Mastering, em Londres, por Streaky Gee, gravado e mixado nos estúdios RootSans (SP), Totem (CE), Mundo Novo (PE), Estúdio Das Caverna (PE). Rodrigo Sanches, Homero Basílio e Mombojó assinam a produção de “Alexandre”.
Mombojó surge em abril de 2001, em Recife (PE). Em 2002 já figurava entre as atrações do line up da 10ª edição do festival Abril Pro Rock, entre outros eventos e festivais de Pernambuco e do Brasil. Em 2004 lança seu primeiro álbum, “Nadadenovo”, despertando a atenção da imprensa nacional como a grande aposta da música pernambucana na época: um grupo que aparecia dez anos após o surgimento do movimento mangue beat e marcava uma nova geração de bandas de Recife. Em 2005 assina contrato com a gravadora Trama e, em 2006, lança seu segundo disco, “Homem-Espuma”. Quatro anos depois voltam à iniciativa independente e lançam o terceiro álbum, “Amigo do Tempo”, em 2010. O “11º Aniversário” é lançado em 2011, como um álbum comemorativo, que contou com a participação de vários parceiros e ídolos da banda, criando releituras para as músicas lançadas nos três discos anteriores.
A banda já foi vencedora de dois prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 2004, como Melhor Banda Brasileira, e em 2006, como melhor disco do ano (“Homem-Espuma”). O grupo também já tocou em diversos países: Festival Mastai (ARG), junto com Mano Chao, Festival Brasil No AR (BARCELONA – 2006), Brasil em Portugal (2013), show na cidade de Valladollid (Espanha – 2006), show em Montevidéu (Uruguai – 2013). Participações especiais em projetos próprios e de outros artistas e shows também não faltam: Laetitia Sadier (Stereolab), Andreas Kisser, Manu Chao, Jards Macalé, Odair José, Tom Zé, Fernando Catatau, Daniel Belleza, China, Nação Zumbi, Cannibal (Devotos), Vitor Araújo, Céu, entre outros.
Em maio de 2014 lança “Alexandre”, seu quinto álbum.
Data: Quarta-feira, 07 de outubro
Horário show: 20h
SESI São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 1313
Entrada gratuita: distribuição de ingressos a partir das 19h. Limitado a 2 ingressos por pessoa
Reservas antecipadas de ingressos a partir de 25/09 em: www.sesisp.org.br/meu-sesi
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.