Batman é tema de palestra na mostra O Cinema de Tim Burton

Batman é tema de palestra na mostra O Cinema de Tim Burton

No próximo sábado (21) no CCBB RJ o clássico personagem da DC Comics, Batman é tema de palestra na mostra O Cinema de Tim Burton. Além da exibição dos filmes Batman (1989) e Batman: O retorno (1992) a mostra presentei o público com a palestra “Batman na visão de Tim Burton”, com o cineasta e professor Mario Abbad.

Batman é tema de palestra na mostra O Cinema de Tim Burton
Michelle Pfeiffer e Michael Keaton no longa ‘Batman: O Retorno’ (1992)

A retrospectiva O Cinema de Tim Burton, que começou em 4 de janeiro e vai até 6 de fevereiro, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, apresenta 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas metragens que são referências na carreira do diretor (devidamente avalizada pelo próprio!). O Banco do Brasil patrocina o projeto.

A mostra, que homenageia um dos mais cultuados cineastas contemporâneos, é um sucesso de público. Os fãs podem, inclusive, tirar fotos no ambiente “Timburtiano” montado especialmente para isso na entrada do cinema.

Destaques da semana

Na quinta-feira (19), às 17h, O Cinema de Tim Burton apresenta o clássico Drácula – O vampiro da noite (1958), de Terence Fisher, um dos filmes que inspiram Burton. Em seguida, às 19h, será exibido, em cópia 35mm, Sombras da noite (2012), de Tim Burton, que conta a história de um vampiro contemporâneo.

No sábado (21), a mostra promove um mergulho no universo do Cavaleiro das Trevas: a palestra “Batman na visão de Tim Burton”, com o cineasta, crítico de cinema, professor e jornalista Mario Abbade, às 13h30, com entrada franca (distribuição de senhas, 30 min antes do início, na entrada do Cinema); seguida dos filmes Batman (1989), às 15h30, e Batman: O retorno (1992), às 18h.

O público infanto-juvenil não foi esquecido. No sábado, às 11h, tem sessão de Dumbo (2019), o último filme para cinema dirigido por Burton. E, no domingo, às 17h, é a vez da refilmagem do clássico A fantástica fábrica de chocolate (2005). Os dois filmes têm classificação etária “livre” e serão exibidos em cópias dubladas.

Além da exibição dos filmes, a mostra realiza, ainda, a masterclass, que serão distribuídas senhas a partir de meia hora antes do início do evento na entrada do Cinema.

“O gótico estilizado – a literatura gótica no cinema de Tim Burton”, com o professor e curador Eduardo Reginato, no dia 28 de janeiro.

Depois do Rio, a retrospectiva segue para os Centros Culturais Banco do Brasil São Paulo (25 de janeiro a 26 de fevereiro) e Belo Horizonte (1º de fevereiro a 6 de março), que montará uma estrutura exclusiva para as exibições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *