PELA JANELA, primeiro longa da cineasta Caroline Leone, conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, iniciando uma jornada de libertação e transformação interior.
Produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagens, em coprodução com a argentina Rizoma Films, PELA JANELA é um filme de estrada, rodado entre São Paulo e Buenos Aires. O longa participou de 18 festivais nacionais e internacionais em 2017.
PRÊMIOS
**FIPRESCI, prêmio da crítica internacional de cinema, no Festival de Rotterdam
**Prêmio especial do Júri Washington, DC International Film Festival
**Melhor filme no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece em Salvador
**Melhor atriz (Magali Biff), melhor ator coadjuvante (Cacá Amaral) e melhor som no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa.
**Prêmio de Contribuição Artística | Ópera Prima, no 39º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano – Havana
Diretora
Caroline Leone escreveu e dirigiu dois premiados curtas-metragens. Paralelamente aos seus trabalhos como diretora e roteirista, atua também como montadora. Seu primeiro curta, Dalva, viajou por mais de 20 festivais internacionais, além de ter conquistado prêmios como Melhor Filme Latino Americano no Festival Internacional de Bilbao e o Prêmio Revelação no Festival Internacional de São Paulo. Seu segundo curta Joyce, repetiu o sucesso do filme anterior, e participou de mais de 30 festivais, recebendo o prêmio de Melhor Filme de Curta-Metragem no Festival do Rio, entre outros.