II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis volta à cena cultural em 2017 ampliado e cheio de novidades

Sucesso absoluto de público em sua primeira edição, o II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis volta à cena cultural em 2017 ampliado e cheio de novidades. O festival acontece de 18 a 22 de outubro e a programação gratuita. O festival conta com apoio do Palácio de Cristal, Museu Imperial, UCP e Cervejaria Bohemia.

O festival contará com exibição de filmes nacionais e estrangeiros, documentários, workshops, oficinas e debates com painéis sobre os destinos do cinema nacional, trilhas sonoras e adaptações literárias.

O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis agrega este ano uma ação social que beneficia 130 crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal, com a doação de óculos de grau. A parceria é das idealizadoras e diretoras Luciana Pacheco e Daniela Brescianini com a Prefeitura de Petrópolis por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e empresas privadas como a Carl Zeiss, Óticas Carol e Ofaltmo Clínica de Petrópolis.

“Conseguir promover a melhoria da visão para tantas crianças da rede pública, é mágico! Elas já irão assistir ao filme “As Aventuras do Pequeno Colombo” sob essa nova perspectiva, numa sessão especial do Festival no dia 21, quando receberão os óculos. Tem sido uma parceria de boas e profícuas atitudes que promete render muitos frutos” –diz empolgada a diretora Luciana Pacheco.

“Nosso objetivo ao idealizarmos o festival, foi consolidar Petrópolis como sede de um espaço democrático e definitivo para o cinema brasileiro. Englobando cultura, arte, entretenimento e intercâmbio, o Festival incentiva tudo isso e o turismo, além da grande confraternização do cinema” –encerra a diretora Daniela Brescianini.

O evento também conta com outros parceiros como Locanda Della Mimosa, InterTV, Maesa, Bohemia, Certisign,Tangível, também agregam valor às ações, com o Patrocínio da Águas do Imperador.

PROGRAMAÇÃO

A abertura será no Theatro D. Pedro com exibição do filme “João, O Maestro”, de Mauro Lima. O filme conta a vida de João Carlos Martins. Encerrando a noite haverá o tradicional Baile de Máscaras no Palácio de Cristal, para os convidados.

O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis contará com 7 longa metragens atuais, de perfil autoral e comercial, filmes tais como: “O Filme da Minha Vida”, de Selton Melo; e “Não Devore Meu Coração”, de Felipe Bragança. Esse ano o festival conta com o apoio da Globo Filmes.

Em parceria com a Cinemateca Francesa, a Mostra “Musas do Cinema Francês”, exibirá clássicos restaurados onde Bardot, Deneuve, Ana Karina e Jeanne Moreau e Danielle Darrieux, protagonizam a visão de Jean Luc Godard, Louis Malle Jacques Demy e Max Opuls. As sessões acontecem todo final de tarde, na Cervejaria Bohemia.

A Mostra GloboNews Documentários apresentará o retrato de personalidades como Antonio Callado, Gabeira, Pitanga e Dom Paulo Evaristo Arns, que representarão esse trabalho. Na mesma linha de parceria audiovisual, será exibida a série de documentários “Bravos!”, da TV Brasil, que retrata, com uma visão humana, histórias de superação, de brasileiros no seu dia a dia, com um Painel com os realizadores apresentando a série na Universidade Católica de Petrópolis.

Sessões Infantis com um Projeto Escola, que visam levar mais de mil crianças e jovens ao cinema com exibições de filmes como Saltimbancos Trapalhões e o premiado O Menino e o Mundo.

A parte musical ganhou mais espaço com a criação do painel sobre Trilhas Sonoras, “A Música Original no Cinema”, com a presença de grandes músicos, autores de Trilhas. Na mesa de Literatura o tema será “A Arte da Adaptação Literária para o Cinema” tendo como exemplo as obras “Oeste, a Guerra do Jogo do Bicho” e “Dias Perfeitos”. Workshops de Direção para Atores, acontecerão durante 3 dias do evento no Museu Imperial, com inscrições no site do Festival.

A Oficina Infantil Audiovisual acontecerá no Palácio de Cristal, com suporte pedagógico, dois dias durante as manhãs, para crianças de 11 a 13 anos, com foco na produção de filmes para o Youtube. Os professores são Dostoiewski Champangnatte e Jeana Kamil.

PROGRAMAÇÃO DO II FESTIVAL IMPERIAL DE CINEMA DE PETRÓPOLIS
18 a 22 de Agosto de 2017

Dia 18/10 – Quarta Feira
Programação do Theatro Dom Pedro

Abertura: 20:30h
A Abertura do II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis será no Theatro Dom Pedro no dia 18 de outubro e terá como principal filme do festival João, O Maestro, com direção de Mauro Lima, atuação magistral de Alexandre Nero e produção da LC Barreto.

João, O Maestro
Brasil – 2017 – 1h 56 min
Direção: Mauro Lima
Com: Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo, Alinne Moraes
Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se reestabelecer e, enquanto isso, apresenta-se em concertos para uma mão só. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar.
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ae0g4SL8Zrs

19/10 – Quinta Feira

Programação do Theatro Dom Pedro
Panorama Nacional: 14:00h
Macaco Tião, O Candidato do Povo
Brasil – 2017 – 1h 15 min
Direção: Alex Heller
Documentário
Em meio à conturbada apuração de votos das eleições de 88, de um Brasil abandonando a ditadura e acenando para uma desejada democracia, um inusitado candidato assume os holofotes numa surpreendente campanha liderada pelos humoristas do Casseta & Planeta. Um candidato à frente de seu tempo, já preso antes mesmo de ser eleito – assim não poderia roubar. Um candidato que exercia com louvor os desejos do povo, jogando bosta em autoridades locais. Com aproximadamente 400 mil votos nas eleições para Prefeito do Rio de Janeiro, o digníssimo candidato entrou para a História como o chimpanzé mais querido do planeta. Com vocês: MACACO TIÃO – O Candidato do Povo.

Classificação: 14 anos

Trailer: https://vimeo.com/100134779

Programação do Theatro Dom Pedro
Documentários Globo Filmes/ Globo News: 16:30h
Belo Monte – Um Mundo Onde Tudo é Possível
Brasil – 2017 – 1h 10min
Direção Alexandre Bouchet
Belo Monte, uma barragem com a missão de produzir uma parte da energia que o país necessita, localizada na fronteira de uma das maiores terras indígenas do Planeta. Que inundou o coração da Amazônia e grande parte da cidade de Altamira, no Pará. Belo Monte, uma gigante muralha de cimento que parou o curso do rio Xingu. Uns encontrarão trabalho para sair momentaneamente da miséria, outros vão ter sua existência e sua visão do mundo radicalmente mutiladas. E ainda aqueles que vão à guerra por uma causa que não lhes prejudica diretamente. Nasce aí uma das obras mais polêmicas da historia do Brasil.
Classificação etária: 12 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PAA1GA294O0

Programação do Theatro Dom Pedro
Panorama Nacional: 19:00h
Como Nossos Pais
Brasil – 2017 – 1h 42 mim
Direção: Laís Bodansky
Com: Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena
Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=drik9PA8LPk

Programação do Theatro Dom Pedro
Panorama Nacional: 21:00h
Não Devore Meu Coração
Brasil – 2017 – 1h 46 min
Direção: Felipe Bragança
Com: Cauã Reymond, Eduardo Macedo, Adeli Gonzales
Joca (Eduardo Macedo), um jovem de treze anos, descobre o amor quando conhece Basano (Adeli Benitez), uma menina paraguaia. No entanto, para conquistá-la, Joca passará por grandes dificuldades relativos a problemas de fronteira entre o Brasil e o Paraguai e a relação seu irmão Fernando (Cauã Reymond), um homem que pertence a uma perigosa gangue de motociclistas.
Calssificação Indicativa:
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=E-Tlgr0H03o

Programação do Palácio de Cristal
Curtas de Petrópolis: 20:00h

Programação do Palácio de Cristal
Panorama Nacional: 20:30h

Maverick: Caçada no Brasil
Brasil, EUA – 2017
Direção: Emiliano Ruschel
Com: Emiliano Ruschel, Larissa Vereza, Carla Elgert, Marcio Kieling
O investigador Jack Maverick (Emiliano Ruschel), acaba de iniciar uma nova e difícil missão: ele terá que investigar uma série de suicídios na cidade de Passo Fundo, no sul do Brasil, que aconteceram nos últimos meses. Mas a situação fica complicada quando ele descobre que os acontecimentos estão relacionados ao tráfico de drogas, fazendo parte de uma gigantesca conspiração envolvendo um conglomerado internacional.
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dxNoDWqPnH0

Programação do Palácio de Cristal

Musas do Cinema Francês: 22:45h
O Desprezo (Le Mépris)
França – 1963 – 1h40 min
Direção: Jean-Luc Godard
Com Brigitte Bardot
Paul Javal, roteirista, aceita dar nova versão à adaptação de “A Odisséia”, que Fritz Lang está rodando em Roma, sob a produção de Jérôme Prokosch. Apaixonado por Camille, sua mulher, Paul fica enciumado quando ela aceita uma carona de Prokosch. Durante uma longa cena doméstica, Camille fala de seu desprezo pelo marido. O rompimento acontece em Capri, onde são realizadas as cenas externas e mais importantes do filme. Camille vai embora com Prokosch e ambos morrem num acidente de carro
Classificação indicativa: 16 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Dqwv9XkHOpk

Programação – Universidade Católica de Petrópolis

Sessão infantil: 15:00h
Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood
Brasil – 2017 – 1h 39 min
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Com: Renato Aragão, Dedé Santana, Livian Aragão
O Grande Circo Sumatra está em meio a uma grande crise financeira desde a proibição de animais em espetáculos e Barão (Roberto Guilherme), dono do circo, acaba aceitando fazer leilões de gado, comícios e outros eventos alternativos no circo. Didi (Renato Aragão) e Karina (Letícia Colin), artistas do circo, estão infelizes com a situação e decidem montar um novo número e, assim, tentar atrair o público novamente.
Classificação Indicativa: Livre
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=gRyfHD2q0k0

Programação – Universidade Católica de Petrópolis
Cinema e Educação: 17:00h

Ladies of Science
Irlanda – 2016 – 56 min
Direção: Alessandra Usai
Documentário

Este documentário de drama de 56 minutos, situado na Irlanda, conta a história de duas mulheres notáveis, Lady Mary Rosse e Mary Ward, que tiveram paixão pela ciência e pela tecnologia durante uma época (1850) quando as mulheres não eram admitidas nas universidades.

Classificação Indicativa: Livre

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-PZQMM_3Ams

Programação – Universidade Católica de Petrópolis

Painel: Bravo: A nova Série Documental da TV Brasil: 18:30h
Coordenadores, produtores e o diretor da série apresentarão os caminhos e desafios da produção em uma TV Publica, com a abordagem direcionada para a série Bravos!
“Em episódios, vamos conhecer a história de pessoas de diversas comunidades brasileiras, que, inspiradas pela arte e pelo esporte, conseguiram conquistar seus sonhos através de muita determinação, espírito de luta e uma forte rede de solidariedade.”
Debatedores:
Eduardo Gurgel: Coordenador de Produção
Mirian Magami: Coordenadora de Criação
Enio Puello: Gerente de Criação
Felipe Careli: Diretor

Após o debate teremos a exibição dos episódios da série:
Thabata Lorena: Representatividade Negra e Empodramento Feminino
Brasil – 2017 – 26 min
Maranhense radicada no Distrito Federal, a cantora traz em suas letras o recado da representatividade negra e do empoderamento feminino. A cantora cresceu em uma família humilde entre as regiões de Samambaia e Taguatinga, iniciando seu contato com o rap ainda na adolescência.

Socrates Santana: Campeão Mundial de Bodyboard
Brasil – 2017 – 26 min
Com apenas 16 anos, Sócrates Santana foi o primeiro atleta negro a sagrar-se campeão mundial de bodyboard. Agora, dois anos depois, ele pretende repetir o feito, primeiro logrado na categoria junior, mas agora entre os profissionais. Nascido e criado no Morro do Pavãozinho e nas areias de Copacabana, Sócrates, ainda hoje, ajuda a família vendendo água de coco numa barraca na praia.

Dia 20/10 – Sexta-feira

Programação do Theatro Dom Pedro

Sessão Infantil: 14:00h

O Menino e o Mundo
Brasil – 2014 – 1h 35 min
Direção: Ale Abreu
Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Classificação indicativa: Livre

Programação do Theatro Dom Pedro
Documentários Globo Filmes/ Globo News: 16:30h
Callado
Brasil – 2017 – 1h 19 min
Direção: Emília Silveira
Uma celebração do centenário do escritor, jornalista e militante da democracia Antônio Callado. O documentário descreve a história de vida e as obras deste escritor dividido em oito blocos temáticos, todos escolhidos e definidos de acordo com os acontecimentos mais marcantes de sua trajetória.
Classificação Indicativa: 12 anos
Trailer:
Programação do Theatro Dom Pedro
Panorama Nacional: 19:00h

O Encontro Improvável
Brasil/Namíbia – 2017 – 1h 43 min
Direção: André Costa
Com: Damien Schultz, Jeanne-Danae Januarie, Roya Diehl, Luciana Pacheco
Situado na área de Windhoek, na Namíbia de hoje, THE UNLIKELY ENCOUNTER é um drama com humor sarcástico sobre as dificuldades de relacionamento entre pai e filho, em meio a contrastes culturais e referências históricas importantes para a sociedade namibiana, como o genocídio contra os Hereros e nações Namas perpetrado pelo império colonial alemão, a luta contra o “apartheid” e o homossexualismo.
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer:

Programação do Theatro Dom Pedro

Documentários Globo Filmes/ Globo News: 21:00h
Gabeira
Brasil – 2017 – 1h 15 min
Direção: Moacyr Góes
Através de entrevistas com personalidades como Armínio Fraga, Nelson Mota, Agnaldo Silva e Leda Nagle, o documentário traça a trajetória política e de vida do jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira, conhecida principalmente por sua atuação junto ao Partido Verde, que ajudou a fundar no país.
Classificação Indicativa: 12 anos

Programação – Palácio de Cristal
Curta Metragem: 20:00h

Wana’rá
Brasil- 2017 – 20 min
Direção: Christian Monassa

O filme retrata uma trágica história de amor proibido entre dois índios de tribos inimigas. Baseado nas lendas de “Curumim” e “Cereçaporanga”, que pertencem respectivamente as tribos dos Sarteré-mawés e Tatyuos, o amor dos dois jovens índios resultará em um trágico desfecho para um bem maior das duas tribos.
Trailer: https://vimeo.com/219219259

Programação – Palácio de Cristal
Panorama Nacional: 20:30h

Malasartes e o Duelo com a Morte
Brasil – 2017 – 1h 50 min
Direção: Paulo Morelli
Com: Jesuíta Barbosa, Ísis Valverde, Júlio Andrade

Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) é um malandro que, por mais que seja apaixonado por Áurea (Ísis Valverde), não resiste a um rabo de saia. Devendo muito dinheiro a Próspero (Milhem Cortaz), irmão de sua amada, Malasartes precisa escapar dele ao mesmo tempo em que prega peças, sempre usando a inteligência, de forma a conseguir alguns trocados. Só que seu padrinho, a Morte (Julio Andrade) em pessoa, tem outros planos para ele.

Classificação Indicativa: 12 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=s_qtWlhxhlA

Programação – Palácio de Cristal
Musas do Cinema Francês: 22:45h

Ascensor Para o Cadafalso (Ascenseur pour l’échafaud)
França – 1957 – 1h30min
Direção: Louis Malle
Com: Jeanne Moreau
Florence ama Julien Tavernier e não seu marido, Simon Carala, homem rico e totalmente dedicado a seus negócios. Julien e Florence planejam o crime perfeito: Julien produz um álibi incontestável, mata Simon Carala e faz seu crime parecer um suicídio. Mas, o destino intervém e Julien fica preso dentro do elevador – o porteiro desliga a chave da corrente elétrica. Enquanto ele tenta escapar, um casal de namorados rouba seu carro e mata dois turistas alemães. A partir daí, Julien é procurado pelo homicídio que não cometeu. Ele será condenado? Primeiro longa-metragem de Louis Malle. Thriller noir, embalado pela música original de Miles Davis
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8uBjY9qpxA4

Dia 21/10 – Sábado

Programação – Universidade Católica de Petrópolis
Sessão Infantil/ Ação Social: 10:00h

As Aventuras do Pequeno Colombo
Brasil – 2017 – 1h 20 min
Direção: Rodrigo Gava
Animação
Ainda crianças, Leonardo da Vinci, Cristovão Colombo e Mona Lisa participam de uma sociedade secreta e descobrem fatos ignorados pela ciência medieval. Tentando salvar sua família da falência, Cris convence os amigos a irem com ele até uma ilha repleta de tesouros. No meio da viagem, no entanto, eles são atacados pela fera Nautilus.
Classificação Indicativa: Livre
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=unF9sXSs6GU

Programação – Universidade Católica de Petrópolis
Documentários Globo Filmes/ Globo News: 15:00h

Pitanga
Brasil – 2017 – 1h 50 min
Direção: Beto Brant, Camila Pitanga
A vida, a obra, a trajetória e a carreira de Antônio Pitanga, um dos maiores atores do cinema nacional de todos os tempos, protagonista de momentos marcantes da cinematografia brasileira e protagonista de filmes importantes dirigidos por nomes como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr.
Classificação Indicativa: 12 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qbdccnGn8Ys

Programação – Universidade Católica de Petrópolis
Documentários Globo Filmes/ Globo News: 17:00h

Coragem! Muitas Vidas de Paulo Evaristo Arns
Pré Estréia
Brasil – 2017 –
Direção: Ricardo Carvalho
Dom Paulo Evaristo Arns foi um importante cardeal brasileiro que defendeu os Direitos Humanos, enfrentando o regime militar e construindo os centros comunitários na periferia para que a população de baixa renda de São Paulo se reunisse para que se organizasse e reivindicasse por seus direitos fundamentais.

Programação – Universidade Católica de Petrópolis
Palestra – Música, a Sublime Arte da Incerteza e Debate – Trilha Sonora – “A Música Original no Cinema”: 18:30h

Palestra: Tim Rescala

Debatedores:
Sergio Saraceni
Tim Rescala
Fael Mondego

Programação – Palácio de Cristal
Sessão Cel. U. Cine: 20:00h

Festival de Micrometragens
Seleção dos principais filmes do Festival Cel.U.Cine serão exibidos em uma sessão de 30 minutos.
Brasil – 2017 – 30 min
Diretor: Vários

Programação – Palácio de Cristal
Panorama Nacional: 20:30h

O Filme da Minha Vida
Brasil – 2017 – 1h 56 min
Direção: Selton Melo
Com: Johnny Massaro, Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer
O jovem Tony (Johnny Massaro) decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas (Vincent Cassel), seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor, e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=TDVegL5nfYs

Programação – Palácio de Cristal
Musas do Cinema Francês: 22:45h

Desejos Proibidos (Madame de…)
França – 1953 – 1h 45 min
Direção: Max Ophuls
Com: Danielle Darrieux
Paris, final do século XIX. Louise , esposa do general André, vende um par de brincos que ganhou de presente do marido para pagar suas dívidas. A joia volta então às mãos de André, que entrega à sua amante, Lola, que partirá em breve. Por fim, os mesmos brincos encontram o Barão Fabrizio Donati, um diplomata italiano por quem Louise cai de amores
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fH1zLzsQLPc

Dia 22/10 – Domingo

Programação – Palácio de Cristal
Painel: Adaptação Literária Para o Cinema: 15:00h

Debatedores:
Alexandre Fraga
Raphael Montes

Programação – Palácio de Cristal
Curtas Universitário de Petrópolis: 20:00h

Programação – Palácio de Cristal
Sessão – Respeitando as Diferenças: 20:30h

Apresentação e debate com o diretor Ernani Nunes e elenco sobre o respeito as diferenças.
Exibição do filme: Gostosas, Lindas e Sexies
Direção: Ernani Nunes
Brasil – 2017 – 1h 50 min
Com: Cacau Protásio, Lyv Ziese, Mariana Xavier e Carolinie Figuieredo

No Rio de Janeiro vivem quatro grandes e inseparáveis amigas: Beatriz, Tânia, Ivone e Marilu. Elas vestem manequim plus size e enfrentam todas as aventuras e desencontros amorosos e profissionais que quatro jovens mulheres podem enfrentar na capital carioca, (quase) sempre de bom humor.
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ABuumBtBDjU

Programação – Palácio de Cristal
Musas do Cinema Francês: 22:45h

Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles De Rochefort)
França – 1967 – 1h 31min
Direção: Jacques Demy
Com: Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Françoise Dorleac
Delphine e Solange são duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos. Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem então da música e sonham ir para Paris e ter uma vida de fantasias. Alguns empresários chegam à cidade e passam a frequentar o bar que é da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal…
“Queria fazer um filme que despertasse um sentimento de felicidade, que, depois da projeção, o espectador saísse da sala menos triste do que quando tinha entrado” -Jacques Demy
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bbfhF4HG6Lc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *