A Kiwi Companhia de Teatro reestreia o espetáculo FOME.DOC no Galpão do Folias

Com roteiro e direção geral de Fernando Kinas, a Kiwi Companhia de Teatro reestreia o espetáculo, Fome.doc dia 06 de outubro de 2017, no Galpão do Folias (Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília). A temporada vai até 29 de outubro e tem apoio da Lei de Fomento para a Cidade de São Paulo.

Fome.doc é um trabalho cênico inspirado nas técnicas e princípios do teatro documentário que discute, sob diferentes ângulos, a fome no mundo. Da fisiologia humana à Glauber Rocha, de Oscar Wilde à João Cabral, da Palestina ao Sudão do Sul, de Beethoven ao rock, do agronegócio ao MST, a montagem apresenta um panorama de processos sociais que revelam a desumanização no mundo da mercadoria. Para assim vislumbrar o seu possível contrário.

Encenação e projeto

Alguns acontecimentos são capazes de redefinir a experiência humana. A densidade e a violência a eles relacionados marcam de forma definitiva a história. Quatro destes acontecimentos compõem a coluna vertebral da montagem: o extermínio de indígenas no continente americano, os três séculos e meio de escravidão no Brasil, o holocausto judeu na Europa e as novas formas de colonialismo no Oriente Médio, América Latina e África. Associados a eles, discutimos diversos aspectos relacionados à terra e a produção de alimentos (soberania alimentar, agroecologia, concentração fundiária, agronegócio), além de alargar a discussão para o campo poético através de referências à obra de Franz Kafka, Shakespeare, Beethoven, João Cabral de Melo Neto, Mahmud Darwich, Graciliano Ramos e Carolina Maria de Jesus, entre outros. Um rico material iconográfico e audiovisual foi pesquisado e incorporado através de releituras, recriações e recontextualizações.

O trabalho, portanto, é marcado tanto pelo signo da mais brutal das violências, aquela que subtrai o indispensável à sobrevivência, quanto pela necessidade de dar sentido à vida. Assim, ao documentar a fome – inspirado pelas contribuições históricas e contemporâneas do teatro documentário – o projeto apresenta perspectivas e formas diversas. Trata-se da fome que extermina – e o século 21 continua fornecendo muitos exemplos -, e também da fome que, diante das misérias, aponta para a luta por dignidade, beleza, verdade e justiça. As estratégias cênicas, que incluem música ao vivo e uma curta exibição de imagens, vão do registro claramente narrativo à insinuação dramática, passando pela farsa e pelo burlesco.

SERVIÇO
FOME.DOC
Reestreia: 06 de outubro de 2017 (sexta-feira), 21h
Temporada: de 06 a 29 de outubro de 2017
Horário: Quintas, sextas e sábados – 21h e Domingos – 20h
Local: Galpão do Folias
Endereço: Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília (metrô Santa Cecília)
Tel: 3361-2223
Ingressos: 10,00 (inteira) / 5,00 (meia)
Site de vendas Eventbrite: http://galpaodofolias.eventbrite.com
Duração: 130 min
Classificação: 14 anos 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *