Coprodução Brasil e Argentina, ‘Viaje’ tem suas filmagens encerradas

Uma comédia dramática que pretende examinar uma família particular, mas que é o reflexo da realidade de muitas famílias em qualquer parte do mundo. Este é o mote do filme VIAJE, de Juan José Jusid, que teve cenas rodadas no Rio. Em meio ao aumento das relações disfuncionais, das relações líquidas e passageiras, o longa buscará explorar o que acontece quando um adolescente ultrapassa os limites, provocando um choque em seu entorno e uma inevitável indisposição com seus pais.

Dentro dessa história está Pablo, interpretado pelo ator Pablo Rago, de O Segredo dos Seus Olhos e A História Oficial, um engenheiro argentino que trabalha em uma empresa de petróleo no Rio de Janeiro e é responsável pela construção de uma nova plataforma petroleira, trabalho que o afasta da convivência familiar. Devido aos problemas com seu filho na Argentina, ele precisa voltar para o seu país natal e seguir uma viagem de reencontro com o garoto. Essa viagem, que dá título ao longa-metragem, termina no Brasil.

“Falar da minha experiência recente no Brasil é um motivo de satisfação e também de emoção e reconhecimento. Na minha extensa carreira, já filmei em muitos países da Europa e América do Sul, mas nunca num vizinho com o Brasil. Esta foi a primeira vez. Claro que por isso, eu temia um pouco antes do começo das filmagens, afinal, não conhecia a equipe e o elenco locais. Mas a realidade é que encontrei um grupo muito comprometido com o projeto e entusiasmado com o filme, que o fizeram com muito afeto e dedicação. Todos vestiram a camisa!”declarou o diretor.

Deixando de lado julgamentos superficiais, o filme visa simplesmente resgatar, de alguma forma, esses vínculos familiares, precisamente a partir de suas fragilidades aparentes. Juan José Jusid é um dos diretores de maior êxito comercial na Argentina, pois representa um “selo de qualidade” com reconhecimento internacional. Assim como em outros filmes realizados pelo diretor, como Bajo Bandera, Asesinato en el Senado de la Nación e Apaixonados, a gestão da emoção é um forte componente da história de “VIAJE.”

A atriz Débora Nascimento faz uma participação especial no filme como a personagem Lucy, namorada de Pablo. Débora ganhou fama na Argentina depois que a novela Avenida Brasil fez muito sucesso na terra dos hermanos.

“Rodar ‘Viaje’ foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Apesar de sermos países tão próximos, Brasil e Argentina têm modos muito diferentes de trabalhar o seu cinema; e o mais legal foi ver que apesar de falarmos idiomas diferentes, a arte consegue quebrar essa barreira e imprimir nossa entrega nas telas. “Viaje” me proporcionou aprender muito. Nas preparações, o diretor Juan Jose Jusid trabalhou muito em cima da nossa espontaneidade e dos nossos sentimentos, não tivemos um laboratório, foi tudo muito instintivo e real, e o Pablo (Rago) foi muito generoso dividindo tudo isso comigo. Além disso, eu pude praticar todo o meu bom ‘portunhol’ (risos), e talvez o melhor de tudo foi poder representar o nosso Brasil e toda nossa brasilidade de uma forma super respeitosa e real”, comemorou Débora Nascimento.

VIAJE está sendo realizado com recursos governamentais da Argentina (INCAA – Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual da Argentina) e do Brasil (ANCINE – Agência Nacional de Cinema), tem previsão de lançamento nos cinemas em outubro de 2017. As filmagens começaram dia 6 de março em Buenos Aires e terminaram esta semana no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *