Mostra de Teatro Tiradentes em Cena inicia com show de Maurício Tizumba e intensa programação teatral

Nesta sexta-feira, dia 19, será dada a largada para a quinta edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena, que este ano celebra a diferença tendo como tema a TOLERÂNCIA. A abertura acontece às 20h30, no Largo das Forras, com show de Maurício Tizumba, um dos maiores representantes da cultura afro-mineira, ao lado do grupo Tambor Mineiro.

O sábado começa cedo, às 10h30, com o cortejo realizado pelo coletivo “Café com Birutas”, de São João Del Rei. Em parceria com o grupo Maracatu Raízes da Terra, eles percorrerão as ruas da cidade com muitas cores, músicas e brincadeiras. O trajeto se inicia na Maria Fumaça, passando pelo Lar de Idosos e encerrando em frente a Igreja do Rosário.

Às 16h, a cantora mineira Érika Machado apresenta para a criançada o espetáculo Superultramegafluu, no SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves. Sem subestimar o ouvinte infantil, ela faz um registro de rara qualidade para a criançada. A aposta de Érika é no equilíbrio entre exagero e simplicidade: de um lado, personagens coloridíssimos abarrotam encarte e letras; do outro, produção musical simples e cristalina, a cargo do conterrâneo John Ulhoa, do Pato Fu. Completa o time o guitarrista Daniel Saavedra.

A questão dos refugiados e a tolerância religiosa são alguns dos temas abordados de maneira divertida no espetáculo Brimas, apresentado às 19h, no Sobrado Aimorés. Escrito e atuado pelas atrizes Beth Zalcman e Simone Kallil, a peça conta a história de duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, que revivem suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório.

O sábado encerra às 22h, no Largo das Forras, com a apresentação de Gilbert Salles convidando Luciano e sua Ciranda Orgânica. Um encontro inovador da arte, sons, ritmos, corpos e saberes populares, sobretudo das culturas de matriz africana e indígena.

No domingo, às 10h, o Museu Casa Padre Toledo recebe o espetáculo Do Canto ao (en)canto, criado e atuado por Josiley Francisco de Souza e Guilherme Trielli Ribeiro, ambos de Belo Horizonte. Já a criançada poderá construir suas próprias birutas em uma oficina que acontecerá às 11h, no Largo das Mercês, com o coletivo Café com Birutas.

Às 14h, o jardim do SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves será o palco para a Cena Encontro, onde haverá um debate sobre a importância de festivais de teatro na descentralização das artes cênicas. Maria Siman, produtora carioca da Primeira Página e Tatyana Rubim, diretora da produtora mineira Rubim Produções, ambas membro do colegiado da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR) são algumas das participações confirmadas para o debate.

A belíssima paisagem do Alto do São Francisco será ocupada às 16h com o espetáculo infantil “A Lenda do Vale da Lua”, escrito e dirigido por João das Neves. À partir das músicas de Chico César, a peça conta a história do Boi Bumbá, a partir de uma brincadeira entre os irmãos Lúcia e Carlos e seus pais. Brincando de contar histórias, a família leva o público a soltar a imaginação. Sugerindo a interação entre a plateia e os atores, onde todos têm espaço para inventar e contribuir, mostrando que os sonhos e a criatividade não têm limites.

O primeiro final de semana encerra com o espetáculo “A Paixão Segundo Shakespeare”, às 19h, no SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves. Escrito por Jota Dângelo e dirigido por Pedro Paulo Cava, a peça se utiliza de textos como Hamlet, Othelo, Romeu e Julieta, Júlio César, Macbeth para compor um painel da obra de Shakespeare.

A programação da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena segue até o dia 27 de maio, sábado, com diversos espetáculos, rodas de conversa, performances, intervenções que acontecem diariamente em diversos horário.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com empresas locais, apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos atores e produtores envolvidos que participam do evento. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cemig.

SERVIÇO
MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA
Data: de 19 a 27 de maio de 2017
Local: Tiradentes – Minas Gerais
Programação completa: www.tiradentesemcena.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *