Conversa na galeria com Maria Rita Kehl na exposição Vitrines e fachadas, dois ensaios paulistanos de Dulce Soares

No dia 19 de novembro, sábado, às 16h, acontece um encontro com Maria Rita Kehl entre as obras da exposição Vitrines e fachadas, dois ensaios paulistanos de Dulce Soares. A atividade faz parte da série Conversas na galeria, que promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato com as obras.

Maria Rita Kehl é psicanalista, ensaísta e jornalista. Entre seus livros publicados, destacam-se Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade, que questiona as relações que se estabelecem entre a mulher, a posição feminina e a feminilidade na clínica psicanalítica, e O tempo e o cão – Atualidade das depressões. Entre 2012 e 2014, foi membro da Comissão Nacional da Verdade.

A exposição Vitrines e fachadas, dois ensaios paulistanos de Dulce Soares, prorrogada até 4 de dezembro, recupera duas séries realizadas pela fotógrafa Dulce Soares (1943) em São Paulo: Barra Funda, de 1977, e Vestidos de noiva, de 1978-1979. As 160 imagens que compõem a mostra fazem parte do acervo do IMS desde 2003 e são exibidas juntas pela primeira vez.

No ensaio Vestidos de noiva, Dulce usa a repetição e a alternância para fotografar fachadas e interiores, mulheres e manequins, ateliês de costura e provadores. Ao se aproximar desse universo, faz um documento do sistema de produção dos vestidos de noiva e uma reflexão sobre a relação entre a mulher e o sonho do casamento.

SERVIÇO
Vitrines e fachadas
Visitação até 4 de dezembro de 2016
Horário: Terça a sexta, das 13h às 19h e Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Piauí, 844 – Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560
Entrada franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *