Festival Novas Frequências 2016 anuncia novas atrações

A 6ª edição do Festival Novas Frequências, o principal evento regular de música avançada e exploratória da América do Sul, já tem data para acontecer. Entre os dias 3 e 8 de dezembro, a cidade do Rio de Janeiro vai receber aproximadamente 42 artistas de 13 países diferentes para uma série de shows, performances, instalações de arte sonora, festas, discussões sobre mercado, rodada de negócios e caminhadas sonoras.

A grande novidade em 2016 vem a ser uma parceria com o SHAPE, uma plataforma voltada para música, a arte sonora e a performance audiovisual fundada por festivais e centros culturais da Europa membros da rede colaborativa ICAS junto com o programa da União Europeia Creative Europe. Sigla para “Sound, Heterogeneous Art and Performance from Europe”, o SHAPE é formado por 16 associações europeias provenientes de 16 cidades diferentes. Ele consiste em uma plataforma de 3 anos (2015-2017) que visa apoiar, promover e criar intercâmbios entre músicos emergentes e inovadores e artistas interdisciplinares com um interesses em diferentes áreas do som e da performance.

A cada ano, os 16 festivais e associações envolvidas escolhem coletivamente 48 artistas extremamente criativos a participarem de um mix de performances ao vivo, residências, oficinas e apresentações ao redor do mundo, em festivais e eventos especiais. Os 16 membros do SHAPE e suas respectivas cidades são: CTM (Berlim, Alemanha), Schiev (Bruxelas, Bélgica), Rokolectiv (Bucareste, Romênia), UH Fest (Budapeste, Hungria), Unsound (Cracóvia, Polônia), Cynetart (Dresden, Alemanha), musikprotokoll im steirischen herbst (Graz, Áustria), TodaysArt (Haia, Holanda), MoTA – Museum of Transitory Art (Liubliana, Eslovênia), RIAM (Marselha, França), Biennale Némo (Paris, França), MeetFactory (Praga, República Checa), Maintenant (Rennes, França), Skaņu Mežs (Riga, Letônia), Les Siestes Électroniques (Toulouse, França) e Insomnia (Tromsø, Noruega).

Em dezembro de 2016, o encontro anual do SHAPE na forma de um showcase acontecerá durante o Festival Novas Frequências. Um total de 13 artistas selecionados por 12 dos 16 festivais que compõe a plataforma, irão participar do Novas Frequências. Além disso, os curadores e diretores artísticos destes festivais europeus também virão ao Rio em busca de intercâmbios, cooperações e novas parcerias com os artistas da cidade e do país.

A lista de artistas participantes do SHAPE dentro da 6ª edição do Novas Frequências é:

  • Andreas Trobollowitsch (AT) – indicado pelo musikprotokoll im steirischen herbst
  • Black Zone Myth Chant (FR) – indicado pelo Maintenant
  • Céh (HU) – indicado pelo UH Fest
  • Gil Delindro (PT) – indicado pelo Cynetart
  • G. Biberkopf (LT) – indicado pelo MeetFactory
  • Julien Desprez (FR) – indicado pelo Biennale Némo
  • Mike Rijnierse (NL) – indicado pelo TodaysArt
  • Mr. Mitch (UK) – indicado pelo Les Siestes Électroniques
  • Sis_Mic (FR) – indicado pelo RIAM
  • Stephen Grew (UK) – indicado pelo Skaņu Mežs
  • Stine Janvin Motland (NO) – indicado pelo Insomnia
  • Toxe (SE) – indicado pelo CTM
  • Új Bála (HU) – indicado pelo UH Fest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *