O Provinciano Incurável faz temporada no Rio de Janeiro

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura apresenta o espetáculo “O Provinciano Incurável”, de Luiz Fernando Pinto e direção de Marcia do Valle.

A temporada gratuita com tradução em libras passa pela Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, nos dias 24 e 25 de setembro, às 18h; Vila Kennedy, no dia 1° de outubro, às 18h; Vila Aliança, no dia 2 de outubro, às 18h; Cidade de Deus, no dia 8 de outubro, às 18h; Cidade Alta, no dia 9 de outubro, às 18h; Arena Carioca Dicró, no dia 15 de outubro, às 18h, Anchieta, no dia 16 de outubro, às 18h e Laranjeiras, no dia 28 de outubro, às 19h.

Esse é o segundo trabalho do Coletivo Peneira (que também produz o Sarau do Escritório) livremente inspirado na vida e obra de Luís da Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina.

Francisco percorreu o Brasil ouvindo histórias, porém uma lhe chamou a atenção. Um homem que sabia de tudo, guiado por uma curiosidade viva pelo povo, e um amor enorme pela cultura brasileira, a história de Câmara Cascudo, uma história que até Deus dúvida.

Na sua casa, beirando o Rio Potengi em Natal, Cascudo recebe um grupo de jovens curiosos por suas vivências e pesquisas. Falastrão e de grande sensibilidade, Cascudo nos apresenta causos e fatos de sua vida. Ouvindo, anotando, divulgando, e com enorme saber, compôs um mapa apaixonado e minucioso da brasilidade, com histórias reais ou fictícias. Podemos perceber o porquê, Cascudo tornou-se um marco na identificação das nossas raízes.

Fazem parte do elenco, Alex Teixeira, Douglas Amaral, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima Pereira, Paloma Dalla Vecchia, além do músico convidado, Maurício Maia.

Sobre o Coletivo Peneira

O Coletivo Peneira é uma trupe que tem a cultura popular contemporânea como fonte de inspiração para criações artísticas. Ele foi concebido em 2010 por artistas de diversas localidades da metrópole fluminense, que buscam novos significados para a ocupação de espaços públicos.

A primeira peça, “Urucuia Grande Sertão”, de 2011, inspirada na obra de Luís da Câmara Cascudo, deu inicio às pesquisas do grupo. Com esse trabalho, venceu o Prêmio Arlequim nas categorias melhor espetáculo, direção, ator, atriz coadjuvante e iluminação, e integrou a programação do Festival de Curitiba (Mostra Fringe), Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora e Festival Sesc de Inverno.

Em 2013, estreou a composição “Mercadão de Madureira”, no Festival de Teatro Universitário do Rio (Festu), além do Sarau do Escritório, um espaço de experimentação artística que ocupa a Praça João Pessoa, na Lapa, região Central do Rio.

Integrando uma parceria com o coletivo SerHurbano, idealizou o Festival Passeio em Cena, no Passeio Público do Rio, o primeiro parque ajardinado do Brasil. O evento contou com peças infantis e adultas, circo, contação de histórias, performances, debates e oficinas.

Agora em 2016, o Coletivo Peneira lança o espetáculo “O Provinciano Incurável”, solidificando assim a investigação na vida e obra de Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina.

SERVIÇO
O Provinciano Incurável
Datas: Sábado e domingo, 24 e 25/09, às 18h
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Endereço:
Praça Ênio, s/n° – Pavuna

Datas: Sábado, 1°/10, às 18h – Praça Miami, s/n° – Vila Kennedy.
Domingo, 2/10, às 18h – Praça Gramacho, s/n° – Vila Aliança/Senador Camará.
Sábado, 8/10, às 18h – Espaço da Cia dos Arteiros | Rua Daniel, 84 – Cidade de Deus.
Domingo, 9/10, às 18h – Praça Dom Justino – Cidade Alta.
Sábado, 15/10, às 18h – Arena Carioca Dicró | Parque Ary Barroso – s/nº – Penha.
Domingo, 16/10, às 18h – Praça Granito, s/n° – Anchieta.
Sexta-feira, 28/10, às 19h – Viaduto de Laranjeiras.

Informações: coletivopeneira@gmail.com / fb.com/ColetivoPeneira
Classificação: Livre
Duração: 70min
Gratis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *