Espetáculo O Campeão de Dominó do Alaska, de Mário Viana, reestreia no Teatro Sergio Cardoso

Texto inédito de Mário Viana, a comédia de humor negro O CAMPEÃO DE DOMINÓ DO ALASKA reestreia dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20h, no TEATRO SERGIO CARDOSO. Peça apresenta um homem que quer vender a mãe, que sofre de Alzheimer, como pagamento de uma dívida de jogo. Com direção de Aimar Labaki, montagem marca a volta do coletivo Thara Theatro. Elenco reúne os atores Maria Eugênia de Domênico, Valdir Rivaben e Eduardo Parisi.

Em O CAMPEÃO DE DOMINÓ DO ALASKA um homem, há anos distante, volta dos Estados Unidos com uma difícil missão: levar a mãe, que sofre de Alzheimer, como pagamento de uma dívida de jogo. Seu principal obstáculo é o irmão que ficou todos esses anos cuidando dela. “A peça nasceu a partir do título, quando eu contava pra alguns amigos que tinha vencido um torneio informal de dominó numa viagem de trabalho ao Alasca!”, afirma o autor Mário Viana.

“Foram várias versões, mas sempre envolvendo dois irmãos separados por longo tempo. Não sei como o tema do Alzheimer surgiu, mas foram aparecendo histórias com pessoas que eu encontrava. Muitas das peripécias da Mãe nasceram desses relatos que eu ouvia na rua, no cinema, na academia. Como em outras peças minhas, o motor gira em torno de relações familiares que parecem uma coisa e são outra”, completa o autor.

“O Mário já havia demonstrado em outros textos grande talento para equilibrar um olhar inusitado sobre temas delicados e relações familiares com um evidente domínio da escrita cômica, sem perda em nenhum dos dois campos. O Campeão de Dominó de Alaska aprofunda a mesma vertente, é muito engraçado e ao mesmo tempo emociona por sua capacidade de desenhar tipos humanos absolutamente singulares, ainda que banais”, afirma o diretor Aimar Labaki.

A peça se desenrola aos poucos como um drama, beirando a tragédia. “A encenação trabalha a partir do equilíbrio entre o cômico e o dramático, que é a base do texto. A situação nos remete às questões éticas e sociais que afloram com mais força em momentos como o que vivemos no Brasil hoje, de grande desesperança e desamparo. O texto e o jogo dos atores são o fundamental”, finaliza o diretor, que também assina o cenário da montagem.

A cenografia apresenta uma longa mesa de três metros ao redor da qual toda a ação gira. Os figurinos são de Marê Pessoa Labaki. A iluminação, de Carlos Baldim, trabalha os dois planos da encenação, cômico e dramático, por meio de iluminações complementares. A sonoplastia, de Aline Meyer, dá suporte às diversas mudanças de tom da peça. A coreografia é de Mariusa Bregoli.

A fotografia é de Angela di Sessa, programação visual de João Carlos Deon, viedeomaker Marcelo Spomberg, assistência de direção de Silvia Masulo, produção executiva de Murillo Carraro. Montagem marca a volta do Thara Theatro, coletivo bissexto que já produziu ao longo das últimas décadas, poucos mas memoráveis espetáculos, todos dirigidos por Aimar Labaki: Tudo de Novo no Front (1992), Prova de Fogo, de Consuelo de Castro (1993) eMSTesão (2006).

SERVIÇO
O CAMPEÃO DE DOMINÓ DO ALASKA
Reestreia
dia 19 de agosto de 2016, sexta-feira, às 20h
Temporada: Até 28 de agosto
Horário: Sexta a domingo, às 20h
TEATRO SERGIO CARDOSO – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço:
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Duração: 55 minutos
Recomendação: 12 anos
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (+60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino)
tel: 3288-0136
Capacidade 144 lugares
Bilheteria funciona de terça a domingo, a partir das 14h
Café
Acesso para deficientes
Ar condicionado
Aceita cartões

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *