Na sessão deste mês da mostra permanente Cineclube Francófono, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, em parceria com o Instituto Francês e a Cinemateca Francesa, será exibido Carta Camponesa, de Safi Faye (FRA-Senegal, 1973). O filme foi o primeiro longa africano dirigido por uma mulher a ser distribuído comercialmente. Safi Faye é a diretora de maior relevância do continente africano.
Carta Camponesa conta a história de Ngor e Coumba, casal que vive em uma pequena vila do Senegal e há tempos tenta se casar. Os dois enfrentam muitas dificuldades para sobreviver e se manter juntos, porque a colheita de amendoim, única opção comercial herdada da colonização, está sofrendo com a falta de chuvas. Após a exibição do filme, a pesquisadora e cineasta Carla Italiano fará comentários sobre a obra de Safi Faye.
As sessões da Mostra Permanente Cineclube Francófono acontecem sempre no último sábado do mês, às 14h, e contempla a produção cinematográfica dos países que falam a língua francesa. A programação inclui uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a filmografia desses países, com destaque para os grandes clássicos.
Evento: Carta Camponesa Mostra Cineclube Francófono
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Data: 30 de julho (sábado)
Horário: 14h
Classificação: 12 anos
Informações para o público: (31) 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.