ANCINE participa de encontro com autoridades cinematográficas dos países ibero-americanos

Entre os dias 13 e 16 de junho, a cidade de San Juan, em Porto Rico, sediou a XXX Reunião Ordinária da Conferencia de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica (CACI) e a XII Reunião Extraordinária do Comitê Intergovernamental do Programa IBERMEDIA. Na qualidade de secretário-executivo da CACI, o diretor-presidente da ANCINE presidiu os trabalhos que contaram com a presença de representantes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Também participou das atividades a assessora internacional da ANCINE, Ana Julia Cabral.

Ancine-Logo 2015-2016

No encontro, organizado pela Secretaria Executiva da Cinematografia Ibero-americana (SECI), foi aprovado o ingresso da Itália como país-convidado da CACI. Com a incorporação do país ao grupo, a Itália passa a contribuir com o fundo Ibermedia e serão aceitas coproduções com produtores italianos nas convocatórias do programa a partir de 2017.

Na ocasião, foi aprovado o grupo de analistas de coprodução encarregados de avaliar os projetos submetidos ao Ibermedia para posterior deliberação do Comitê Intergovernamental. São 5 (cinco) especialistas em cinema, com capacidade de leitura em espanhol e português: Eduardo Valente, ex-assessor internacional da ANCINE, figura no grupo junto com Andrés Wood (Chile), Lola Salvador (Espanha), Emilio Bustamante (Peru) e Pablo Stoll (Uruguai).

Foi apresentado ainda um resumo das iniciativas da Comissão Europeia sobre a formação do mercado único digital do setor audiovisual, discutidas durante encontro de representantes da Associação de Diretores de Agências Europeias de Cinema (EFAD) e da CACI, em Toulouse, em marçopassado. Os EFAD destacam a adoção da obrigatoriedade de exibição de um percentual mínimo de 20% de obras audiovisuais europeias nos serviços de VOD ofertados na União Europeia, independente da legislação do país em que o provedor esteja situado. Em sua reunião de novembro, em Valparaíso – Chile, a CACI realizará um amplo debate sobre o desenvolvimento do Mercado de Vídeo por Demanda e sua regulação na América Latina.

No último dia do encontro, durante a reunião do Comitê Intergovernamental do Programa IBERMEDIA, foram anunciadas as incorporações de Portugal e Porto Rico ao Programa IBERMEDIA TV e aprovada a incorporação do Chile ao DOCTV Latino América. O DOCTV V começa a ser veiculado pela TV Brasil ainda este ano.

Saiba mais sobre a CACI e o Programa IBERMEDIA

A Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI), é um organismo internacional dedicado ao desenvolvimento das cinematografias nacionais e sua integração ao espaço audiovisual dos países ibero-americanos. Entre os seus objetivos está a ampliação da cooperação entre os cinemas nacionais, maior visibilidade para a produção audiovisual ibero-americana e integração entre os profissionais do setor. Desde junho de 2015, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, cumpre seu terceiro mandato como Secretário Executivo da CACI, com validade de dois anos. Além do Ibermedia, a CACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica, o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual e o Pantalla Caci (serviço de VOD que disponibiliza filmes ibero-americanos para as instituições de ensino e cultura da região). A CACI atua há 30 anos.

O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e ratificado por 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos. A missão do Programa Ibermedia é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero-americano, por meio de ações que estimulam a cooperação e a integração entre as cinematografias da região. O fundo mantém apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros da América Latina e da Península Ibérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *