Jornada nas Estrelas é tema de evento internacional em São Carlos

A programação de Jornada nas Estrelas – 50 Anos, nos dias 14 e 15 de maio de 2015, faz parte do Pré-JIG, um evento preparatório para II Jornada Internacional GEMInIS. Fruto de uma parceria entre o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) e a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, o evento desse final de semana irá abordar temas relacionados à famosa franquia de ficção científica que no ano de 2016 completa 50 anos, sendo umas das mais bem-sucedidas e rentáveis no entretenimento transmídia. A entrada é gratuita e suas atividades ocorrerão no sábado (14.05) na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e domingo (15.05) no Teatro Florestan Fernandes (UFSCar). Em ambos dias, as atividades inciam às 12h e 30m.

II Jornada Internacional GEMInIS-Jornada nas Estrelas – 50 Anos (1)

Durante o evento serão promovidas atividades como a exibição de episódios de séries televisivas da franquia, bem como de fan films – filmes realizados por fãs e debates sobre diversos temas relacionados ao Jornada nas Estrelas. Entre eles está a cultura de fãs que se criou em torno do universo da série, e como esses fãs (que se intitulam trekkers) consomem os produtos, produzem ficção própria, realizam convenções e trabalham os conceitos da franquia em suas vidas profissionais e pessoais será um temas dos debates. Outro aspecto será a tecnologia apresentada no seriado espelhava as mais recentes descobertas nos campos da física e da computação, preconizando muitas inovações tecnológicas influenciadas ou inspiradas pelo seriado – de telefones celulares etablets, a comunicação em vídeo, holografia e novos materiais para construção.

Para o debate, foram convidados especialistas no campo da ficção científica, franquias de entretenimento e cultura dos fãs comoSalvador Nogueira (Colunista Folha de S. Paulo), Sharon Neves (ESPM Sul), Glauco Madeira de Toledo (UAM), André Fagundes Pase (PUC-RS) e André Emílio Sanches (UFSCar).
Sobre a Jornada Internacional GEMInIS

A II Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2016) será realizada entre os dias 17 e 19 de maio de 2016, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o principal objetivo de reunir grupos de pesquisa das áreas da comunicação e do audiovisual, para a apresentação e discussão dos resultados de suas investigações.
O evento é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – GEMInIS (www.geminis.ufscar.br), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar).

II Jornada Internacional GEMInIS-Jornada nas Estrelas – 50 Anos

SERVIÇO

Programação completa: “Pré-JIG Jornada nas Estrelas – 50 anos”:
http://www.jig.ufscar.br/index.php/programacao-2/programacao-pre-jig-2016-star-trek-50-anos/

Locais e Data:

Dia 14 (Sábado) A partir do 12h e 30m
Local: Oficina Sérgio Buarque de Holanda
Endereço: R. São Paulo, 745 – Centro, São Carlos – SP, 13560-340
Telefone:(16) 3372-8882
Dia 15 (Domingo) A partir do 12h e 30m
Local: Teatro Florestan Fernandes
Endereço: Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Rodovia Washington Luís, Km 235 – SP-310
CEP 13.565-905 – São Carlos, SP – Brasil

Informações adicionais
Acesso: Evento gratuito e aberto ao público.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *