No mês das mulheres, o coletivo PI convida a população para ação “Entre Saltos” que percorrerá as ruas do Centro de São Paulo

O Coletivo Pi, famoso por realizar ações de grande impacto, convida a população para participar da Performance “Entre Saltos”, que tomará as ruas do Centro de São Paulo em março, mês das mulheres. Em uma caminhada, o Coletivo Pi se junta a todos os interessados, para refletir sobre a relação do feminino com a cidade. Ótima oportunidade de conhecer o trabalho deste grupo que vem propondo importantes reflexões sobre a mulher na sociedade contemporânea, pensando e realizando ações, reafirmando a rua e locais utilizados cotidianamente como espaços da experiência, memória e afetividade.

O GÊNERO FEMININO E A CIDADE

No mês das mulheres, as ruas do centro de São Paulo recebem pela segunda vez a performance urbana Entre Saltos do Coletivo PI, dentro da programação do Centro de Referência da Dança. A ação extremamente impactante do coletivo, convida a população a refletir sobre as questões de gênero e a relação do feminino com a cidade, através de uma performance urbana.

Com Entre Saltos, o Coletivo Pi, aborda o gênero feminino no mundo contemporâneo, ao tratar da construção da feminilidade, bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de uma caminhada de muitas pessoas, com um sapato de salto alto no pé e outro na mão, enfatizando o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação em site specific com os sapatos utilizados durante a caminhada. Segundo a integrante do Coletivo PI, Natalia Vianna “A instalação é uma forma de deixarmos nossa marca na cidade, um vestígio da passagem do coro. Por isso ela é única em cada trajeto realizado”.

O Coletivo Pi, que agora toma mais uma vez as ruas de São Paulo, tem uma história com outros estados brasileiros, por onde passou e deixou sua marca! Em 2014, Entre Saltos percorreu quatro cidades brasileiras através do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais: São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA. Essa experiência gerou o documentário Entre Saltos, que foi exibido em unidades do SESC – SP. Em 2015, durante o mês de março, Entre Saltos fez parte da programação “Mulheres em Cartaz” do Sesc Belenzinho-SP, culminando com a performance ocorrida no Dia Internacional da Mulher. Em agosto, com enorme repercussão e interação com a população, o grupo apresentou a mesma ação nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ). Ao todo, cerca de 250 pessoas já participaram desta intervenção, que inclusive tem como uma de suas características, estar aberta à participação de qualquer interessado. Agora, a ação acontece no centro de São Paulo, no dia 12 de março, saindo às 15h do Centro de Referência da Dança.

A oficina preparatória para os interessados, acontece nos dias 09,10 e 11 de março, no Centro de Referência da Dança, das 18h às 21h. Durante a atividade, serão expostos os conceitos sobre a intervenção urbana e jogos performativos em coro que visam a preparação para a caminhada pela cidade. Os únicos requisitos são participar dos três dias de oficina preparatória e trazer um par de sapatos de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação. As atividades são gratuitas e o figurino é de responsabilidade do Coletivo PI.

“Entre Saltos é uma performance para ser realizada por artistas e não artistas, performers e não performers. Qualquer pessoa interessada nesse tipo de manifestação artística pode se inscrever para participar das oficinas preparatórias. É uma ação que não está restrita apenas às mulheres, e sim a qualquer pessoa interessada em refletir sobre o gênero feminino. O salto alto é o elemento principal dessa performance, pois o elegemos como símbolo para discutir os vários papéis da mulher na sociedade. Trata-se de uma provocação sobre o constante subir e descer do salto , metáfora do equilíbrio e desequilíbrio, da força e fragilidade que permeiam o universo feminino.” explica Priscilla Toscano, diretora do Coletivo PI.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no blog www.coletivopi.com. ou fazer a inscrição pessoalmente no Centro de Referência da Dança (segunda á sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h).

SERVIÇO
Oficina de Performance Urbana
Data: 09,10 e 11 de março (quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo
Endereço: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro SP (antiga Escola Municipal de Bailado)
Indicação: à partir dos 15 anos (menores de idade precisarão de autorização do responsável)
Inscrições: pela internet através do formulário eletrônico disponível no blog do Coletivo PI ou pessoalmente no Centro de Referência da Dança de segunda a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.
Ministrantes: Priscilla Toscano e Natalia Vianna
Conteúdo/Programação: Introdução à Intervenção Urbana; Exposição de fotografias e vídeos de algumas das principais referências sobre a linguagem e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais; Discussões sobre o universo feminino, o corpo da mulher e a cidade; Exercícios práticos performativos centrados no conceito de coralidade e preparo para atuar na rua; Orientação sobre a caminhada com o sapato de salto e a construção da instalação de Entre Saltos; Prova de figurinos. Participantes devem trazer um sapato de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação.

Performance urbana Entre Saltos
Data: 12 de março (sábado)
Horário: das 13h às 18h30 (ENTRE SALTOS tem duração de 2 horas. Este horário compreende preparação – performance – desmontagem)
Local/Trajeto: A concentração e a saída do grupo será no Centro de Referência da Dança. O trajeto da performance percorrerá diversos pontos do centro da cidade de São Paulo
Saída da Intervenção: 15h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *