Selton abre pré-venda do álbum Loreto Paradiso

Greetings from Loreto Paradiso! O novo álbum do Selton estreia dia 18 de março (sexta). A pré-venda do disco, em CD, K7 e vinil, fica disponível a partir de hoje (4/2) em pacotes que incluem camiseta, postal, feijoada com pocket show do quarteto e box com pedaço do cabelo do baterista Daniel Plentz (referência à faixa “Don’t Play with Macumba”).

Loreto Paradiso também chega a todos os serviços digitais. O grupo já divulgou 20 apresentações de lançamento na Itália, e retorna ao Brasil em abril. Gravado em três países, o disco reúne 10 composições com produção de Tommaso Colliva(Franz Ferdinand, Muse) — na edição italiana, vem com faixa-bônus produzida por Hector Castillo (Björk e Philip Glass).

Como no celebrado disco Saudade (2013), a banda assina canções em inglês, italiano e português. Se a obra anterior — com participação especial do americano Arto Lindsay e releitura para “Qui Nem Jiló”, de Luiz Gonzaga — versava sobre a melancolia da perda e o prazer da lembrança, no trabalho atual o Selton traduz a vida no bairro de Loreto, onde os integrantes vivem desde a mudança para Milão, há oito anos; espécie de ilha para criação, encontros e despedidas, a chamada “Casa Selton” também é farol do grupo para o mundo.

Um dos nomes mais elogiados do panorama italiano, e aposta da crítica brasileira, o Selton originou-se nas ruas de Barcelona, Espanha. Por quase dois anos, o Parque Güell serviu de palco Ramiro Levy (voz e guitarra), Ricardo Fischmann (voz, guitarra e teclado), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e o mencionado baterista Daniel Plentz, nascidos em Porto Alegre (RS).

Descobertos pelo produtor Gaetano Gappa, eles partiram para a Itália em 2008, onde chamaram atenção da imprensa e do público com um CD de versões para títulos do cultuado Enzo Jannacci, Banana à Milanesa (2009), e o debute autoral Selton(2010).

Os músicos estrearam no Brasil em 2013, com carreira italiana estabelecida. Saudade, com sua mescla de idiomas, referências ao Clube da Esquina, harmonias vocais caprichadas, batidas eletrônicas e uma sonoridade tão peculiar quanto a história do Selton, entrou para as principais listas de melhores álbuns e rendeu Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria “Grupo do Ano”, além de parceria com o cantor e compositor paulistano Mauricio Pereira (Os Mulheres Negras), com quem os gaúchos regravaram “Eu Nasci No Meio de Um Monte de Gente” e “Pra Marte” no estúdio da Red Bull Station (SP).

Um vídeo em que o Selton explica o conceito de Loreto Paradiso está disponível no YouTube.

Em dezembro, o quarteto extraiu o primeiro clipe do novo LP, “Feliz Ano Velho“, plano-sequência dirigido por Francesco Imperato. O single, bem como “Cemitério de Elefante“, lançado em agosto, estão disponíveis no Spotify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *