“A Serpente”, de Nelson Rodrigues, estreia no Teatro Nathalinha, Barra da Tijuca

Recém-inaugurado, o Theatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca, inaugura a sala II, cujo nome é Teatro Nathalinha, com a tragédia “A Serpente” de Nelson Rodrigues. A sessão de estreia acontece dia 12 de fevereiro, às 23h50min, e cumpre temporada sextas e sábados nesse horário e domingo às 21h30, até 03 de abril de 2016.

Lançada em 1980, poucos meses antes de o autor falecer, a peça é considerada o texto mais curto de Nelson Rodrigues, com apenas um ato de duração, mas que apresenta resumidamente as principais características que marcaram a obra do dramaturgo. Com ritmo rápido e texto sucinto, Nelson conseguiu escrever uma peça inteira sobre um tema familiar: a paixão de duas irmãs pelo mesmo homem.

Dirigida por Nadia Bambirra e com músicas ao vivo (Renan Peruscello), a montagem traz as atrizes Laís Pinho como Lígia, Maytê Piragibe, que interpreta a irmã Guida, e Indira Nascimento vive a crioula, a negra das ventas triunfais, espécie de personificação da sexualidade, já que é com ela que Décio conhecerá o prazer. Os atores Bruno Daltro e Tom Moreis interpretam os maridos Décio e Paulo, respectivamente.

Última peça escrita pelo dramaturgo brasileiro, em 1978, o texto desnuda as relações entre dois casais que dividem um mesmo apartamento, expondo intimamente a vida das irmãs Guida e Lígia e de seus maridos. Após um ano de casados, Lígia e Décio ainda não consumaram a união e, por conta da impotência do marido, ela continua virgem. Frustrado, o casal separa-se, ficando Lígia desesperada a ponto de tentar o suicídio, quando é surpreendida por Guida que, na tentativa de salvar a irmã, acaba oferecendo a ela uma noite com seu próprio marido, Paulo.

A partir de então surgem os conflitos que irão caracterizar e dar consistência brutal a esta, que é considerada uma tragédia de fôlego curto, na qual as personagens são tragadas pela impossibilidade de resistir ao desejo e, de maneira sagaz e cruel, conduzidas pelo instinto, pela paixão. Negando os aspectos da construção psicológica, característicos do autor, as personagens não têm tempo para refletir, apenas agem, o que faz com que a história ganhe uma velocidade devastadora na vida dos quatro.

“Quando fui convidada para montar Nelson Rodrigues foi um desafio, a minha primeira direção em teatro. Topei na hora. Uma peça de Nelson é um exercício, um presente para quem tem atores como matéria prima. Nelson Rodrigues é um conhecedor das emoções escondidas, de palavras não ditas. Ele nos permite mergulhar na alma das personagens.”

SERVIÇO
A Serpente
Estreia: 12 de fevereiro de 2016
Temporada: De 12 de fevereiro a 03 de abril de 2016
Horários: sextas e sábado às 23h50min e domingo às 21h30
Local: Teatro Nathalia Timberg (anexo à Escola de Atores Wolf Maya ) – Sala Nathalinha
Endereço: Avenida das Américas, 2000 – Freeway – Barra da Tijuca
Classificação: 16 anos
Gênero: Tragédia
Capacidade: 60 lugares
Duração: 70 min.
Preço: R$ 50,00 (Inteira) R$ 25,00 (Meia)
Funcionamento da Bilheteria: De terça a domingo das 13h até às 21h
Vendas: www.ingressorapido.com.br
Telefone: 3388-5864

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *