Mostra de trabalhos manuais sofisticados ocupa espaço Fashion da New Creators

A New Creators exibe a mostra coletiva “Feito a Mão”, concebida pela curadora Mariana Jacinto, onde reune um grupo de criadores dos segmentos de moda e assessórios, buscando peças exclusivas que tem como principal elemento, o processo por trás do desenvolvimento de cada formato de trabalho. As peças expõe as influências advindas de técnicas tradicionais existentes dentro dos métodos artesanais utilizados.

Kazuê e Cris Matsuoka, Liz Mello por Lanabella, Renata Dallari, Catarina Mina, Cecília Neves, Drê Magalhães, Kör Atelier e Montageart são os artistas convidados para essa primeira edição. “Foi elaborada uma seleção criteriosa de criadores dos segmentos de moda (designers textêis e estilistas) e acessórios, que transmitissem para suas criações uma sensibilidade artística, que pode ser facilmente notada através da escolha dos materiais utilizados, unindo acabamentos diferenciados” define Mariana Jacinto.

Conforme conceito de curadoria estabelecido, os trabalhos estão divididos em dois núcleos: “Kaftans” e “Assessorios”.

Nos “Kaftans”, a utilização do processo artesanal na execução da peça, é o que a torna única. Liz Mello, do atelier Lizhara, e Lanabella, criaram coleção com desenhos e bases exclusivas para a exposição conjugando arte com tendências atuais, as estampas únicas em processos e materiais artesanais. Para Kazuê e Cris Matsuoka, do conceito inicial ao tecido pronto, retomam o processo do fazer criativo e personalizado. Inspiradas no kimono tradicional, as peças são confeccionadas em fibras naturais – algodão ou linho – e estampas especificas, do pattern ao block print, em processo totalmente artesanal e cores únicas. Renata Dallari abordou os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar; criando uma metáfora, onde tanto o processo como o resultado, são originados do equilíbrio dos elementos em estado fisico: sólido, liquido, gasoso e plasma, utilizando o Shibori, técnica milenar oriental, com amarração e dobras e, que tinge tecidos por imersão à quente.

No núcleo “Assessorios”, Eduardo Aiello e Alex de Oliveira, da Montageart, com suas criações livres e intuitivas, expõem peças que estacam o contraste dos materiais que, sobrepostos em camadas, criam uma escala própria, originando um universo único e atemporal. Revelar seu processo de produção é o diferencial de Catarina Mina. A designer de bolsas acredita que a beleza do produto final é ressultado de uma trajetória de carinho e técnica que percorre muitas mãos. Cecília Neves, em processo autoral, expõe linha de jóias “Alta Costura”. Feitas a mão, milimetricamente bordadas com miçangas de porcelana, perolas, madreperolas, cristais, pedras preciosas e semipreciosas, metais banhados em prata e ouro, mantém seu estilo arrojado e delicado. A busca por materiais rústicos e sua habilidade em trabalhos manuais conduziram Drê Magalhães à “corda com miolo 100% biodegradável” que apresenta um agama diversa de cores e materiais transformados em cintos. O estilo Kör Atelier alinha o clássico ao contemporâneo por meio da arte com bolsas produzidas em couro e feitas para durar. A produção é artesanal e, todas as peças, modeladas e fechadas à mão, garantindo exclusividade e qualidade em séries limitadas e atemporais.

New Creators encerra seu calendario de 2015, após intensa agenda, com destaques da criação artesanal que não artesania, onde “o processo criativo recebe uma atenção especial e está associado à valorização da cultura” define a curadora do espaço, já com agenda pronta para 2016.

SERVIÇO
Exposição: Feito a Mão
Assessórios: Catarina Mina, Cecília Neves, Drê Magalhães, Kör Atelier, Montageart
Kaftans: Kazuê e Cris Matsuoka, Liz Mello por Lanabella, Renata Dallari
Curadoria: Mariana Jacinto
Abertura: 11 de novembro – quarta-feira – das 18 às 22h
Período: 12 de novembro a 21 de dezembro de 2015
Local: New Creators – www.newcreators.art.br
Endereço: Rua Lisboa, 281 – Pinheiros – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3539‐1756
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 12 às 19h; Sábado, das 12 às 16h;

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *