Sesc Santana realiza mostra Jidaigeki, com filmes do diretor Akira Kurosawa

O Sesc Santana realiza, entre 10 de novembro e 15 de dezembro, a mostra Jidaigeki, com filmes do diretor Akira Korosawa. As exibições são gratuitas e acontecem às terças, 20h. O Jidaigeki é um gênero cinematográfico que retrata o Japão feudal e tem como personagens principais os Samurais.

forataleza escondida

rashomon3

Akira Korosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão. Com mais de 30 filmes dirigidos, seus trabalhos influenciaram uma geração de diretores do mundo todo. Ganhou um Oscar honorário em 1990 pelo conjunto de sua obra.

Confira abaixo a sinopse completa dos filmes: 

Rashomon | 10/11 | 14 anos.
Rashomon, de Akira Korosawa. 1950, 88min.

No Japão do século XI, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) contam diferentes versões do assassinato de um homem.

Os Sete Samurais | 17/11 | 10 anos.
Shichinin no samurai, de Akira Korosawa. 1954, 202 min.

Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.

Trono Manchado de Sangue | 24/11 | 14 anos.
Kumonosu jo, de Akira Korosawa. 1957, 110 min.

Uma transposição da obra Macbeth, de William Sheakespeare, ao Japão feudal. No século XVI, as guerras civis sacodem o país. Dois valentes samurais, os generais Washizu Taketori (Toshiro Mifune) e Miki (Minoru Chiaki), regressam aos seus domínios depois de uma batalha vitoriosa. No caminho, uma misteriosa senhora profetiza o futuro de Washizu: o guerreiro se converterá no Senhor do Castelo do Norte.

A Fortaleza Escondida | 01/12 | 14 anos.
Kakushi-toride no san-akunin, de Akira Korosawa. 1958, 139 min.

Durante o Japão do século XVI, a caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo. Em sua viagem cruzam dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal.

Yojimbo – O Guarda Costas | 08/12 | 16 anos.
Yojimbo, de Akira Kurosawa. 1961, 110 min.

Sanjuro (Toshirô Mifune) é um samurai errante que entra em uma pequena cidade rural que sofre com a guerra entre duas gangues. Tirando proveito da situação, o perspicaz samurai oferece seus serviços aos dois grupos.

Sanjuro | 15/12 | 16 anos.
Tsubaki Sanjuro, de Akira Kurosawa. 1962, 96 min.

Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo (1961), o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas, que estão determinados a acabar com a corrupção existente em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.

sanjuro3

setesamurais

tronomanchadodesangue

SERVIÇO

Sesc Santana.
De 10/11 a 15/12. Terças, 20h. Teatro. Grátis.
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo. Tel. 2971-8700.
Teatro. Capacidade: 330 lugares.
Acesso para deficientes – Estacionamento.
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *