“Mundo da Leitura” comemora 10 anos no Canal Futura

Há dez anos no ar, o programa infantil Mundo da Leitura estreia nova temporada no Canal Futura a partir do dia 11 de novembro (quarta-feira), às 12h. Em comemoração aos 10 anos, o primeiro episódio será especial: os vencedores do concurso cultural Viagem ao Mundo da Leitura encontraram com o gato Gali-Leu e sua turma e participaram da gravação do programa. Davi Silva, de 9 anos, da Bahia, e Maria Helena Alves, de 8 anos, do Ceará, tiveram seus desenhos selecionados e viajaram até o Rio Grande do Sul, onde a série é filmada.

Na 21º temporada do Mundo da Leitura Ratazana é manchete no jornal “Pombo Correio” mais uma vez. A notícia não é nada boa: a vilã acusou um dos personagens de ter cometido racismo contra ela. O que será que aconteceu?

No ar desde outubro de 2005, o programa é sucesso entre o público infantil. Com formato lúdico e dinâmico, a atração utiliza diversas linguagens – como manipulação de bonecos, leitura e encenação de textos infantis, brincadeiras, artes gráficas, música e poesia – para incentivar o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e, principalmente, do hábito da leitura entre as crianças.

O roteirista e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Paulo Becker, destaca que, a cada série do programa, um ou mais conflitos novos desafiam a vida dos personagens. Mas há também questões que atravessam várias séries, até encontrarem uma resolução. Para o roteirista, completar 10 anos de transmissão pelo canal Futura é uma conquista. “É uma marca importante que poucos programas infantis alcançam em nosso país”, avalia.

Segundo o gerente-adjunto do canal Futura, João Alegria, “O programa Mundo da Leitura é um sucesso de grade do Futura. Reflete bem o modo de fazer que o canal desenvolve com seus parceiros, nesse caso, com a Universidade de Passo Fundo. A atração, divertida e atraente para as crianças, tem um conteúdo bem cuidado realizado em um dos centros de estudo que são referência internacional em literatura infantil. É motivo de orgulho para nós”.

Mundo da Leitura é uma coprodução do Futura e da Universidade de Passo Fundo (UPF TV), do Rio Grande do Sul. Elaborado por uma equipe interdisciplinar – que envolve a UPFTV e os cursos de Letras, Artes e Comunicação, Educação e Ciências Exatas -, a série conta ainda com um site interativo no qual o público encontra um conteúdo divertido e educativo.

Canal Futura-Mundo da Leitura (3)

Canal Futura-Mundo da Leitura (1)

Os personagens do Mundo da Leitura

Gali-Leu foi adotado por um professor que lhe ensinou o prazer da leitura. Casado com Borralheira, uma gata, ele adora encontrar novos livros e ler com os amigos. Já ela, foi criada nas ruas e encontrou sua verdadeira casa no Mundo da Leitura.

Alberto, que é filho de Gali-Leu e Borralheira, ganhou este nome em homenagem a Albert Einstein. Muito estudioso e dedicado, seu sonho é se tornar um grande cientista. Sua irmã, Alice, sonha em viajar pelo mundo e conhecer novas culturas.

A vilã é Ratazana, que foi criada nas ruas e vive tramando contra Gali-Leu. Seu maior objetivo é dominar o Mundo da Leitura. Já Reco-Reco, se aproximou de Gali-Leu, mas também adora (e teme) Ratazana. Mesmo sem ter um coração malvado, é incapaz de desobedecer a sua chefinha.

Nathalia é uma menina doce e estudiosa que adora escrever sobre assuntos interessantes para deixar todos mais espertos. E o mais enigmático dos personagens é Mil Faces, que ninguém sabe de onde veio, mas vive criando charadas para deixar seus amigos mais espertos.

Mundo da Leitura

Estreia em 11 de novembro de 2015
Horários dos episódios inéditos: quarta-feira, 12h
Reprises: segunda-feira, 12h
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *