Projeto 2X Foreman estreia na SP Escola de Teatro

Duas das obras mais representativas e inéditas do dramaturgo norte-americano Richard Foreman, BADBOY NIETZSCHE e PROSTITUTAS FORA DE MODA (UM ROMANCE REAL), estreiam dentro do projeto 2X Foreman, nos dias 1 e 3 de outubro, na SP ESCOLA DE TEATRO. Encenadas pela Companhia Nova de Teatro, as montagens têm direção de Lenerson Polonini. O projeto foi contemplado pelo PROAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

“Queremos com o projeto difundir o universo e o teatro provocativo do grande Richard Foreman, um dos autores norte-americanos mais instigantes da atualidade”, afirma o diretor Lenerson Polonini. Em janeiro de 2014, com recursos do grupo, Lenerson e a atriz, performer e figurinista Carina Casuscelli visitaram o dramaturgo e acompanharam o seu processo criativo, em Nova York, buscando conhecer mais profundamente o seu universo.

“A encenação das peças busca, na singularidade dos textos de Foreman, pontos de conexão da realidade brasileira, apoiados no teatro total que caracteriza as obras do autor”, declara Lenerson, fundador da premiada Companhia Nova de Teatro, reconhecida por encenações estilizadas, performáticas e com grande apelo visual, utilizando o vídeo como fonte de luz e reverberação inconsciente e fluxos de consciência das personagens.

As referências estéticas empregadas na construção de BADBOY NIETZSCHE e PROSTITUTAS FORA DE MODA (UM ROMANCE REAL): performance art, dadaismo, surrealismo, artes plásticas, vintage e collage, propõem uma exposição simultânea capaz de produzir significados e provocações, convidando o espectador a juntar peças de um quebra-cabeças inacabado, lançando flashes e memórias disjuntivas de nosso tempo.

“O teatro proposto por Foreman se afirma como processo e não como resultado pronto, como atividade de produção e ação e não como produto, como força atuante e não como obra. E abraçando essa linha, as encenações da Cia pretendem destacar o corpo como totalidade, o gesto expandido, o movimento em dança, privilegiando ações físicas, dando densidade às interpretações, trabalhando a ideia da figura nonsense”, finaliza o diretor.

O elenco é composto por Fransérgio Araújo, Carina Casuscelli, Rosa Freitas e Afonso Henrique Soares, além de Paulo Cesar Peréio, que faz participação especial em voz off e em vídeo. A música é de Wilson Sukorski e os vídeos de Alexandre Ferraz. Lenerson Polonini também assina a iluminação e concepção espacial. A direção de Arte, figurinos e maquiagem são de Carina Casuscelli. A tradução das peças é de Fábio Fonseca.

Durante a temporada está programado um encontro on-line com Richard Foreman, abordando aspectos de suas obras e de suas produções, com participação de convidados, do público interessado e integrantes do projeto.

SERVIÇO
2 X FOREMAN – BADBOY NIETZSCHE e PROSTITUTAS FORA DE MODA
Temporada:
Até 15 de novembro
SP Escola de Teatro
Duração: 50 min minutos cada espetáculo
Classificação: 16 anos
Ingressos: Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *