Praça Victor Civita recebe a exposição interativa “Colcha de Retalhos”

A exposição interativa ‘Colcha de Retalhos’ fará com que o ambiente da Praça Victor Civita se pareça com a casa da vovó – sabe o cheirinho de chá quente e as cores delicadas que só a casa da avó tem? É disso que estamos falando.  Entre os dias 7 e 27 de julho, o evento, realizado pela Cummins South America e liderada pela área de Responsabilidade Corporativa da companhia, toma espaços da praça para realizar uma mostra com os resultados de projeto social que contou com mais de 400 colaboradores da Cummins em diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

Sob a curadoria de Luiza Bitencourt e Tiago Maltoni, da Sala 8 Produções Artísticas, o Prédio do Incinerador contará com itens como máquina de costura antiga, porta-retratos com imagens de todo o processo de criação e confecção das colchas, cadeira de balanço, um varal de colcha de retalhos, entre outros, que serão cuidadosamente espalhados pelo local. Até o aroma da casa da vovó foi pensado com carinho; seja o do alecrim ou dos chás, o importante é imaginar o gostoso aconchego.

A ideia da exposição surgiu a partir de uma visita na Cemaia (Macaé, RJ), com a qual a Cummins Vendas e Serviços possui parceria desde 2014. Com capacidade para 30 pessoas, a instituição, que atende crianças sob tutela judicial, tinha acabado de receber novos móveis para os dormitórios e solicitou colchas para as camas. A ideia foi além de simplesmente realizar a doação e assim surgiu o Projeto ‘Colcha de Retalhos’, ação que vai ao encontro da filosofia Cummins: desenvolver projetos sociais sustentados por três pilares: educação, meio ambiente e justiça social.

“Pensando na cama como um dos poucos espaços individuais de uma criança institucionalizada e o local onde sonhamos, decidimos confeccionar colchas tecidas com amor e carinho e levar o nosso mais profundo desejo de que elas continuem sonhando e que, mais que isso, acreditem que seus sonhos podem ser realizados”, diz Adriana Davanzo, líder do projeto e da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Vendas e Serviços.

Ao receber um quadrado de tecido com 20 cm de medida, os colaboradores tiveram a oportunidade de soltar a criatividade junto aos familiares e amigos. Entre bordados, rendas, fuxicos, patchworkdecoupage, pinturas e colagens foram produzidos 1.640 retalhos, o que resultou em mais de 40 colchas. O projeto contou ainda com a participação da Oficina de Costura Pano Pra Manga, desenvolvido pela Cummins em 2008, cujo objetivo é gerar renda à comunidade de Guarulhos (SP), onde a fábrica está instalada.

A Pano Pra Manga conta atualmente com 5 integrantes formados no ofício da arte de corte e costura que receberam também informações de contexto empreendedor. A oficina atualmente opera desenvolvendo e comercializando produtos têxteis, e o projeto já formou mais de 100 moradores no ofício. A equipe, em parceria com o grupo Design Possível, ficou responsável pela confecção das colchas, desde a seleção dos retalhos por tema, até a costura e acabamento do material.

Durante o desenvolvimento do projeto surgiu a necessidade de expor o resultado tecido por centenas de mãos. A exposição interativa tem como objetivo contar, por meio de uma narrativa artística, a história do projeto. O visitante também poderá confeccionar o seu próprio retalho na oficina interativa (quintas a domingos, das 13h às 17h) e ainda receber dicas com técnicas artesanais como patchwork, bordados, pinturas, entre outras.

SERVIÇO
Exposição interativa ‘Colcha de Retalhos’
Data: 7 e 27 de julho
Horário: das 8h às 18h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *