MIS promove a 8ª edição do Conexão Cultural São Paulo com programação inspirada na França

Em julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta mais uma edição do projeto Conexão Cultural São Paulo. Desta vez, sob o tema “São Paulo Francesa”, o evento celebra a forte influência contemporânea na vida cultural e gastronômica da cidade de um dos países mais queridos dos brasileiros: a França.

Além de receber exposições, shows, DJs, feiras diversas e contar com a participação de chefs franceses, a edição aproveita para celebrar antecipadamente, junto aos franceses que habitam a cidade e brasileiros amantes de sua cultura, a tomada da Bastilha, no dia 14 de julho; e serve ainda como uma prévia da exposição “Truffaut – um cineasta apaixonado”.

Esta edição acontece no dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista em São Paulo, e tem entrada gratuita. Confira, a seguir, a programação completa do Conexão Cultural – São Paulo Francesa:

Exposição Albert Camus 

12h às 22h | Foyer – 09.07 a 12.07

Com uma proposta que une o digital e o interativo, a exposição celebra vida e obra do escritor francês, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1957. O lançamento da mostra em Paris aconteceu na École Normale Superieure na Rue d’Ulm. O diferencial da mostra fica por conta dos tablets e smartphones, que auxiliam na interatividade do visitante e no acesso a imagens, documentos e trechos de diversas obras do autor.

Para ter acesso aos textos críticos, documentos e vídeos, os visitantes devem baixar o aplicativo Albert Camus, idealizado pelo Institut Français, disponível gratuitamente para Android e iOS e traduzido para vários idiomas. O app mostra um mapa dos locais onde a mostra acontece no mundo e também possibilita publicar uma foto-recordação na exposição Camus. Além disso, os usuários ainda podem compartilhar citações do autor nas redes sociais ou por email. O projeto, realizado no MIS em parceria com a Aliança Francesa de 09 a 12 de julho dentro da programação do Conexão Cultural “São Paulo Francesa”, foi realizado em colaboração com as edições Gallimard e a École Normale Superieure, que atuou na elaboração do conteúdo e orientação científica. É produzido com o apoio do Instituto Nacional do Audiovisual (INA), aAgência para o Ensino Francês no Exterior (EFMA) e Estúdio Multimídia projeto Cellules.

12h | Gastronomia – Coletivo Sotaques & Panelas

Benoit Mathurin, Jean-Christophe Burlaud, Justine Graziano, Nicolas Barbé e Pierre Anquier se unem para promover a gastronomia francesa no país de maneira descomplicada e, assim, democratizá-la. Para eles, a gastronomia é uma arte que deve ser mais acessível e se renovar, alimentando-se de novos ingredientes, sabores e tendências. O “collectif” de chefs profissionais franceses traz ao Conexão um cardápio especialmente desenvolvido para o evento.

15h | Filme A Espuma dos Dias – Auditório MIS

Baseado no magnífico romance de Boris Vian, A Espuma dos Dias  (L’écume des jours / 2013 / França / dir. Michel Gondry) conta a história de Colin (Romain Duris), um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë (Audrey Tautou), eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.

16h30 | Show Les Serges – área externa

A banda liderada por Chris Hidalgo, idealizador do projeto, tem como objetivo mostrar a riqueza da música de Serge Gainsbourg. Les Serges toca também uma música franco-brasileira misturando os ritmos como o samba, a bossa-nova com os clássicos franceses (como exemplo:Non, rien de rien, de Edith Piaf, em ritmo de samba).

Para os amantes da “Chanson Française”, a banda Les Serges toca as mais bonitas canções de outros artistas franceses, como Aznavour, Piaf, Salvador, Montand, Pink Martini, Dutronc, Dassin, Nougaro e Trenet.

18h | Instalação CUBQ – área externa

CUBQ é uma instalação inflável em formato de cubo que possui um caráter inusitado e uma iluminação surpreendente. O projeto foi concebido pela diretora de arte Juliana Lima e adaptado especialmente para o Conexão Cultural São Paulo. Para o evento, o CUBQ dará o tom da festa com line-up dos DJ’s Leo Colleti e Marina Dias, com sets musicais dedicados especialmente a releituras e remixes exclusivos de clássicos do repertório francês, além de iluminar a noite com a cores da bandeira francesa.

18h30 | Palestra Campus France Brasil – Oportunidades de estudos e bolsas na França – Auditório LABMIS

A França pode ser considerada um dos melhores e mais tradicionais destinos europeus para estudantes. Além da política de abertura internacional das universidades, que têm um total de 14% de estudantes estrangeiros, existe uma série de benefícios e subsídios concedidos a todos os estudantes, sem distinção entre franceses e estrangeiros. O Campus France Brasil fornece informações sobre a estrutura do ensino superior francês, possíveis formatos de intercâmbio, como escolher a formação, quais são os procedimentos de candidatura e bolsas disponíveis para brasileiros.

20h | Show Nicola Són – Auditório MIS

Radicado no Brasil desde 2013, NICOLA SÓN destaca-se por fazer uma mistura original da língua francesa com a música brasileira. Seu segundo CD, NORD DESTIN, apresenta 13 composições e adaptações baseadas em uma grande variedade de ritmos brasileiros, especialmente nordestinos, como ciranda, maracatu, frevo, xote e coco, entre outros, executados com instrumentos como acordeom, berimbau e rabeca.

SERVIÇO
CONEXÃO CULTURAL SÃO PAULO
Data:
09.07.2015
Horários: 12h às 21h | Exposição Albert Camus – Foyer do Auditório MIS
12h às 21h| Gastronomia – Área Externa
15h | Filme A Espuma dos Dias – Auditório MIS
16h30 | Música | show Les Serges – Área Externa
18h | Instalação CUBQ – Área externa
18h30 | Palestra Campus France Brasil – Oportunidades de estudos e bolsas na França – Auditório LABMIS
20h | Música | show Nicola Són – Auditório MIS
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
INGRESSO gratuito – Para as atividades no Auditório MIS (172 lugares) e Auditório LABMIS (63 lugares), é preciso retirar o ingresso com 1h de antecedência
CLASSIFICAÇÃO livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *