Mostra Interseções propõe diálogo entre o cinema e a literatura no Cine Humberto Mauro

No percurso da história do cinema, a literatura e a narrativa cinematográfica sempre dialogaram de maneira prolífica, consagrando obras de ambas as mídias. É o encontro entre essas duas linguagens que a Mostra Interseções: Cinema e Literatura pretende discutir. A programação é fruto de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e integra o I Festival Literário Internacional de Belo Horizonte. A Mostra Interseções: Cinema e Literatura chega ao Cine Humberto Mauro com a proposta de resgatar filmes clássicos adaptados de importantes livros de autores do século 20.

Entre os oito filmes que integram a mostra – todos exibidos em formato digital – estão obras de autores Ernest HemingwayCharles DickensGustave Flaubert e Tennessee Williams, adaptados para o cinema por diretores como John Ford, Elia Kazan e Sam Wood. Ainda que as versões cinematográficas de alguns filmes não sejam totalmente fiéis aos originais, Bruno Hilário, Coordenador do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, acredita que é importante reconhecer a literatura como uma importante inspiração para o cinema.

“Os filmes que serão exibidos na mostra tem um mote inspirador na literatura, mas não estão restritos ao que foi escrito. Os cineastas se alimentam do essencial, do que move a trama, para transcrever grandes clássicos literários para a linguagem cinematográfica”.


É o que acontece com obras como Oliver! (1968), de Carol Reed, que apresenta o clássico de Charles Dickens em formato musical, e Uma aventura na Martinica (1944), de Howard Hawks que, diferente da obra original de Hemingway “Ter e não ter”, ocorre durante a Segunda Guerra Mundial.

Contemplado pela mostra, o escritor norte-americano Ernest Hemingway, é um forte exemplo de autor cujas obras foram transpostas para o cinema com maestria narrativa, contribuindo com o sucesso comercial dos seus livros, por meio de adaptações como Por Quem os Sinos Dobram (1943), de Sam Wood, e O Velho e o Mar (1958), de John Sturges, Henry King e Fred Zinnemann. Outro autor em destaque, John Steinbeck também é evidenciado na mostra com os filmes Vinhas da Ira (1940), de John Ford e Vidas Amargas, de Elia Kazan (1955).

Cinema e Literatura – As adaptações literárias foram fundamentais para a consolidação do cinema como arte. “Enquanto aparato tecnológico, o cinema buscou encontrar na literatura, a partir de suas possibilidades narrativas, uma forma de legitimar-se enquanto linguagem artística”, explica o curador.

Mesmo se tratando de linguagens substancialmente diferentes, existem elementos comuns que intermediam a transposição da literatura para o cinema, como a questão pontual da passagem de tempo e a construção narrativa. O recorte de Interseções: Cinema e Literatura exibe uma fase em que o cinema, ao buscar uma paternidade narrativa na literatura, também absorve o potencial de grandes obras, alçando certa projeção para os clássicos que inspiraram adaptações cinematográficas.

História Permanente do Cinema – Paralelamente à Mostra Interseções: Cinema e Literatura, o Cine Humberto Mauro dá continuidade à mostra História Permanente do Cinema. Estão na programação Tarde demais, dirigido por William Wyler e baseado no romance Washigton Square de Henry James e O Corvo, de Roger Corman, baseado na obra homônima de Edgar Allan Poe e que já dialoga com a próxima mostra do Cine Humberto Mauro, que trará filmes de terror dos anos 80. As sessões de ambos os filmes serão comentadas.

Cine Humberto Mauro – Localizado no piso inferior do Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro possui 129 lugares e modernos equipamentos de projeção e som. Recebe um público de aproximadamente 43 mil pessoas por ano, que comparecem às suas diversas atividades como festivais, lançamentos de filmes, cursos de cinema, debates e seminários. O espaço conta, ainda, com sessões permanentes de cinema e realiza, a cada ano, grandes mostras sobre cineastas e gêneros relevantes na história do cinema mundial, além do FESTCURTASBH.

Veja a programação do evento (clique aqui!)
PROGRAMAÇÃO CINE HUMBERTO MAURO
DE 25 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2015
Mostra INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA

25 QUI
14h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Por Quem os Sinos Dobram, de Sam Wood (For Whomthe Bell Tolls, EUA, 1943) | Exibição digital | Livre | 170’

17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA ESPECIAL INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Tarde Demais, de William Wyler (The Heiress, EUA, 1949) | Exibição digital | 14 anos | 115’ | Sessão Comentada

19h30 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Uma Aventura na Martinica, de Howard Hawks (ToHaveandHaveNot, EUA, 1944) | Exibição digital | 12 anos | 100’

21h30 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | O Velho e o Mar, de John Sturges, Henry King e Fred Zinnemann (The Old Man andtheSea, EUA, 1958) | Exibição digital | Livre | 86’

26 SEX
17h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Vidas Amargas, de Elia Kazan (EastofEden, EUA, 1955) | Exibição digital | 14 anos | 115’

19h15 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Uma Rua Chamada Pecado, de Elia Kazan (A StreetcarNamedDesire, EUA, 1951) | Exibição digital | 14 anos | 122’

21h15 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | A Sedutora Madame Bovary, de VincenteMinnelli (Madame Bovary, EUA, 1949) | Exibição digital | 12 anos | 114’

27 SAB
14h15 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Oliver!, de Carol Reed (Oliver!, ING, 1968) | Exibição digital | Livre | 153’

18h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Vinhas da Ira, de John Ford (The GrapesofWrath, EUA, 1940) | Exibição digital | 12 anos | 129’

20h15 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Uma Aventura na Martinica, de Howard Hawks (ToHaveandHaveNot, EUA, 1944) | Exibição digital | 12 anos | 100’

28 DOM
14h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | O Velho e o Mar, de John Sturges, Henry King e Fred Zinnemann (The Old Man andtheSea, EUA, 1958) | Exibição digital | Livre | 86’

16h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Por Quem os Sinos Dobram, de Sam Wood (For Whomthe Bell Tolls, EUA, 1943) | Exibição digital | Livre | 170’

18h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Uma Rua Chamada Pecado, de Elia Kazan (A StreetcarNamedDesire, EUA, 1951) | Exibição digital | 14 anos | 122’

29 SEG
16h30 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | A Sedutora Madame Bovary, de Vincente Minnelli (Madame Bovary, EUA, 1949) | Exibição digital | 12 anos | 114’

19h CURTA CIRCUITO
21h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Vidas Amargas, de Elia Kazan (EastofEden, EUA, 1955) | Exibição digital | 14 anos | 115’

30 TER
17h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Uma Rua Chamada Pecado, de Elia Kazan (A StreetcarNamedDesire, EUA, 1951) | Exibição digital | 14 anos | 122’

19h15 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Uma Aventura na Martinica, de Howard Hawks (ToHaveandHaveNot, EUA, 1944) | Exibição digital | 12 anos | 100’

21h15 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Oliver! de Carol Reed (Oliver!, ING, 1968) | Exibição digital | Livre | 153’

JULHO
01 QUA
15h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Vinhas da Ira, de John Ford (The GrapesofWrath, EUA, 1940) | Exibição digital | 12 anos | 129’

19h30 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | O Velho e o Mar, de John Sturges, Henry King e Fred Zinnemann (The Old Man andtheSea, EUA, 1958) | Exibição digital | Livre | 86’

21h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Por Quem os Sinos Dobram, de Sam Wood (For Whomthe Bell Tolls, EUA, 1943) | Exibição digital | Livre | 170’

02 QUI
14h INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Oliver! de Carol Reed (Oliver! ING, 1968) | Exibição digital | Livre | 153’

17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA ESPECIAL | INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | O corvo, de Roger Corman (The Raven, EUA, 1963) | Exibição digital | 18 anos | 86’ | Sessão Comentada

19h30 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | Vidas Amargas, de Elia Kazan (East of Eden, EUA, 1955) | Exibição digital | 14 anos | 115’

21h30 INTERSEÇÕES: CINEMA E LITERATURA | A Sedutora Madame Bovary, de Vincente Minnelli (Madame Bovary, EUA, 1949) | Exibição digital | 12 anos | 114’

SERVIÇO

Mostra Interseções: Cinema e Literatura
Local: Cine Humberto Mauro
Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537
Período: 25 de junho a 2 de julho de 2015
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *