MIS abre inscrições para Cursos do 2º Semestre

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre, em 22 de junho, inscrições para a temporada de Cursos do 2º semestre de 2015. São 17 opções com temas diversificados – como cinema, fotografia e história da arte -, que acontecem entre os meses de agosto e novembro.

Desta vez, o destaque fica por contra de três cursos focados na vida e obra do cineasta François Truffaut – que será tema de uma exposição inédita no Museu, em cartaz a partir do dia 14 de julho.

Em agosto, acontecem O cinema de François Truffaut (de 3 a 31.08) e Ouvindo Truffaut: Um panorama da música dos filmes do Cineasta (entre os dias 6 e 13). O primeiro, com cinco encontros, será ministrado pelo crítico e professor Sérgio Rizzo, e abordará a participação de Truffaut em momentos-chave de sua carreira – como crítico da revista Cahiers du Cinéma e sua consolidação como diretor e grande expoente da “nouvelle vague”. Já em Ouvindo Truffaut: Um panorama da música dos filmes do cineasta, o compositor Tony Berchmans ministrará três aulas abordando a jornada pela obra do diretor sob a ótica da música de seus principais filmes, analisando a importância das composições, suas ideias e o relacionamento com os compositores. Em setembro, acontece o curso Truffaut, o homem que amava as atrizes… e Jean-Pierre Léaud. Ministrados pelo professor Pedro Maciel Guimarães, os encontros serão focados na relação entre François Truffaut e seus atores.

Ainda para os fãs da Sétima Arte, outro destaque é A obra de Alfred Hitchcock (setembro). O curso terá dez aulas com análises minuciosas de todos os filmes do “mestre do suspense”, com cenas selecionadas para serem abordadas sob diferentes perspectivas, desde a gramática cinematográfica, até seus temas recorrentes (como a culpa, o medo, o castigo, as obsessões sexuais e traumas de infância). O curso contará com dois professores que há anos se dedicam profundamente a estudar a obra de Hitchcock: Marcelo Lyra e Carlos Primati, cada um com uma abordagem e ponto de vista diferente, os quais pretendem complementar e eventualmente confrontar opiniões.

Já o curso A anatomia de um filme – curso básico de roteiro (agosto) é especial para quem deseja ter uma noção clara da engenharia básica de qualquer bom roteiro cinematográfico.

Fotografia e arte

O tradicional curso de História da Arte do MIS, com programa idealizado por Luiz Felipe Pondé e participação dos professores Fernando Amed e Paula Palhares, abre 64 vagas para seu 1º módulo, com início no dia 4 de agosto. O curso foi pensado do ponto de vista cronológico, numa grade que pretende dispor informações sobre as manifestações artísticas ocorridas desde a Pré-história até a Arte Contemporânea.

Também tradicionais no Museu, os cursos envolvendo fotografia ganham destaque este semestre. Quem está começando a fotografar tem como opção Fotografia – Noções básicas (setembro), que abordará conceitos básicos e funções de câmeras analógica e digital. Em agosto, acontece Ensaios Fotográficos criados a partir de qualquer equipamento, que visa explorar as infinitas possibilidades de criar uma imagem fotográfica com diversas aparelhagens e experimentos. Para aqueles que desejam uma abordagem mais ampla, em agosto também tem início o Curso Completo de Fotografia, voltado àqueles que gostariam de aprender a manusear o equipamento e aplicar várias técnicas fotográficas.

Novidade na grade do MIS, dois cursos irão abordar métodos de conservação preventiva e técnicas para evitar a deterioração de materiais: Conservação de Acervos Audiovisuais e Conservação Preventiva de Material Bibliográfico (ambos com início em agosto).

A relação completa e mais detalhes dos cursos oferecidos para o segundo semestre (valores, datas, ministrantes) podem ser consultados no site: www.mis-sp.org.br.

SERVIÇO
CURSOS – 2º SEMESTRE
Data: Inscrições a partir de 22.06 no site: www.mis-sp.org.br
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *