CAIXA Cultural São Paulo recebe a mostra “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”

Depois de 34 anos colecionando cartazes de todos os cantos do mundo, o designer Rico Lins, fundador do +Studio, apresenta a partir do dia 16 de maio, na CAIXA Cultural São Paulo, a mostra Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”. São mais de 40 peças internacionais oriundas de países como França, Áustria, Alemanha, Polônia, Cuba, Suíça, EUA, Itália, Espanha e Holanda. A entrada é gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

“Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos” tem o objetivo de colocar em evidência as diversas formas de expressão no campo do cartazismo contemporâneo e levar ao público as várias visões de mundo que cada artista colocou em sua obra. “Quando o assunto pede conscientização, poucos meios de comunicação conseguem produzir impactos tão fortes e duradouros quanto os bons cartazes. Com sua linguagem sintética e ao mesmo tempo complexa e desconcertante, os cartazes são a linha de frente do design gráfico, um desafio e uma oportunidade de expressão de massa em grande formato”, diz Lins.

A mostra, que conta com obras de autores consagrados, é o resultado de um minucioso trabalho iniciado em 1979 quando Rico Lins entrou em contato com o cartazismo. Nos últimos 30 anos, o mundo passou por inúmeros conflitos e problemas socioambientais, que foram ao longo deste tempo representados em cartazes e continuam atuais. Algumas dessas peças podem ser vistas nesta exposição como a obra Boicote total. Naufrágio do Erika, de 1992, do francês Alain Le Quernec. Criada há mais de uma década, a peça é extremamente atual por retratar o naufrágio do navio-tanque Erika, na costa francesa. O acidente causou um impacto ambiental para a região nos mesmos moldes que o incêndio dos tanques da Ultracargo, em Santos, colocou em risco a segurança das comunidades próximas, bem como provocou a mortandade de peixes, com prejuízos ambientais.

Também é destaque da mostra, o trabalho do extinto coletivo francês Grapus, formado pelos artistas Pierre Bernard,  Gérard Paris-Clavel, Alex Jordan e Jean-Paul Bachollet, que divulgam causas sociais por meio  de seus trabalhos como a peça Money Word, de 1989, em exposição.

Enriquecendo ainda mais a mostra “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos” está o austríaco Stefan Sagmeister com o cartaz Exposição Les Silos, de 2004. Considerado um dos designers gráficos mais conhecidos da atualidade, Sagmeister, projetou marcas, cartazes e embalagens para diversos clientes como o conjunto The Rolling Stones, a rede de televisão HBO, o Guggenheim Museum e a Time Warner, além de ter sido ganhador, em 2005, do Grammy pela direção de arte do álbum Once in a Life Time, do grupo Talking Heads. Também participou do Festival Internacional do cartaz e do grafismo de Chaumont, em 2004, um dos mais importantes eventos internacionais de cartazismo, com várias peças.

Em sua maioria, as peças que compõe a exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos” são de artistas com presença marcante na AGI—ALLIANCE GRAPHIQUE INTERNATIONALLE, vários dos quais estiveram no Brasil para o AGI-Open, que aconteceu no Auditório do Ibirapuera, em 2014. Esse evento, contou com centenas de designers, entre eles, Stephan Bundi, Niklaus Troxler, Melk Imboden, Change is Good, R2, Henning Wagenbreth, Thonik, Max Kisman e Cyan.

De acordo com Rico Lins, embora pareça uma mostra complexa e com artistas complexos, esta não é uma exposição para ‘iniciados’, mas sim para introduzir leigos à cultura dos cartazes. “Essa coleção do cartazismo contemporâneo se formou aos poucos por meio de trocas, presentes e algumas poucas aquisições. Posso dizer que, se a variedade é uma tônica da exposição, a intenção não é traçar um panorama a ser observado, mas sim experimentado”, explica Lins.

Sobre Rico Lins

Formado em desenho industrial pela ESDI-Rio, em 1976, Rico Lins, é designer, diretor de arte, ilustrador e educador. Possui artigos e portfólios publicados em inúmeros livros e nas principais revistas nacionais e internacionais de design e comunicação, recebeu o Diplome d’Études Approfondies em artes plásticas pela Université de Paris VIII, em 1981 e, em 1987, obteve o título de Master of Art pelo Royal College of Art, Londres. É membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana de Artes, São Paulo e desde 1997 integra a AGI – Alliance Graphique Internationalle.

Nos últimos 30 anos trabalhou em Paris, Londres, Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo, em projetos para grandes empresas, além de ter coordenado e ser professor do Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design, em São Paulo. Também atuou como professor da School of Visual Arts de Nova York e já fez exposições individuais em Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas e Chaumont. Entre os prêmios recebidos estão as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, o Prêmio Abril, o Design by Designers 2001 e o Merit Award do Type Directors Club, em 2007.

SERVIÇO
Exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”
Data: de 16 de maio de 2015 a 19 de julho de 2015
Visita guiada na abertura da exposição: 16 de maio de 2015 às 11h
Palestra e Lançamento de catálogo: 20 de Junho de 2015 às 11h
Workshop – construção de cartazes: 04 de julho de 2015 às 11h
Visita guiada no encerramento da exposição: 18 de julho de 2015 às 11h
Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro.
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 19h.
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *