MIS lança Guia e Catálogo online de seu Acervo Arquivístico

O MIS, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, lança o Guia eletrônico de fundos e coleções do acervo arquivístico e o Catálogo seletivo eletrônico da série dossiês de eventos culturais. Essas publicações técnicas, que já podem ser consultadas gratuitamente no site do MIS (www.mis-sp.org.br/acervo), são importantes instrumentos que auxiliarão o público e pesquisadores a conhecer e a localizar os documentos que compõem o acervo arquivístico do Museu.

O Guia eletrônico foi produzido a partir de normas técnicas brasileiras (NOBRADE – Norma Brasileira de Descrição Arquivística) e compila informações sobre os diferentes fundos e coleções que compõem o CEMIS – Centro de Memória e Informação do MIS. Nele, poderão ser encontradas informações sobre fundos, como o Fundo Abrão Berman, com documentos de um dos maiores realizadores do cinema super 8 no Brasil,  ou ainda do fundo Heródoto de Souza Barbeiro, composto por documentos que tratam da carreira do renomado jornalista. Também estão presentes no Guia informações sobre coleções – como a coleção Revolução Constitucionalista de 1932, que traz documentos e objetos colecionados por uma família cujos integrantes participaram do movimento constitucionalista.

Já o Catálogo seletivo eletrônico é organizado cronologicamente e traz informações detalhadas sobre documentos acerca de eventos realizados pelo próprio museu – como por exemplo, a exposição Memória Paulistana, primeira exposição realizada na sede definitiva do museu; o 1º Festival internacional de curtas metragens de São Paulo, realizado em 1990; e exposições mais recentes, como Stanley Kubrick e Castelo Rá-Tim-Bum.

O MIS é responsável pela salvaguarda de três diferentes tipos de acervos: museológico, biblioteconômico e arquivístico. O acervo arquivístico, objeto das publicações recentemente lançadas, é formado por documentos avulsos e conjuntos documentais doados ao museu e organizados em fundos ou coleções. Também fazem parte desse acervo documentos acumulados durante o desenvolvimento das atividades culturais da instituição.

Consulte o Guia e o Catálogo, gratuitamente, no site do MIS: www.mis-sp.org.br/acervo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *