Série As Cinzas de Quarta abre o programa Nova Fotografia 2015 com imagens sobre o Carnaval

Em fevereiro, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a primeira mostra do projeto Nova Fotografia 2015, com a série As Cinzas de Quarta, de Gabriel Quintão. A abertura da mostra acontece no dia 12 de fevereiro, às 19h30, e tem entrada gratuita.

Captadas em um terreno da zona norte de São Paulo, onde as escolas de samba abandonam suas criações depois do desfile, as fotografias incentivam uma comparação entre a alegria do carnaval e a vida real das pessoas que fazem o espetáculo acontecer. As imagens buscam retratar a fragilidade da felicidade do Carnaval e, sobretudo, o esforço dos foliões em sustentar algo nascido pra morrer após 80 minutos de uso. O projeto aborda alegorias que representaram vida no sambódromo e agora se decompõem em meio a outras sobras do último desfile.

Para a Igreja Católica, a quarta-feira de Cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. Para as alegorias e a comunidade envolvida, é a morte do reconhecimento por esse grande espetáculo visual. No momento em que são abandonadas, as alegorias deixam de fazer parte dos orgulhos da escola e passam a integrar a paisagem urbana de quem passa pela Avenida Otto Baumgart, próxima ao Sambódromo da capital paulista. Durante a construção do projeto foram feitas três visitas a esse terreno, sendo duas em 2013 e uma em 2014.

A exposição abre no dia 12 de fevereiro e fica em cartaz até o dia 29 de março, no Espaço Nicho (térreo), com entrada gratuita.

SERVIÇO
Nova Fotografia – As Cinzas de Quarta
Abertura: 12.02, quinta-feira, 19h30
Data: 12.02 a 29.03
Horário: terças a sextas, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados das 11 às 21h
Local: Nicho
Ingresso: Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *