Exposição Paulistanos Ilustrados, por Paulo Caruso estreia na Caixa Cultural São Paulo

Dr. Arnaldo, Ramos de Azevedo, Joaquim Eugênio de Lima, Oscar Freire, Frei Caneca, Prestes Maia, Gabriel Monteiro da Silva, Brigadeiro Luiz Antonio e Asa White Billings integram a exposição Paulistanos Ilustrados, por Paulo Caruso, um presente para comemorar os 461 anos da cidade de São Paulo, que estará aberta ao público de 24 de janeiro a 1º de março, na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, marco zero da cidade. A mostra tem entrada gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A partir de cerca de 200 ilustrações, caricaturas e gravuras, com o traço e texto irreverentes do paulistaníssimo cartunista Paulo Caruso, o visitante poderá conhecer a história da cidade e dos personagens por trás de avenidas e monumentos famosos que identificam São Paulo. “Com a exposição, expresso meu amor pela cidade demonstrando que São Paulo é a síntese dos sonhos e ação de pessoas que ousam e realizam, não do árido concreto que ergue e destrói coisas belas”, explica o cartunista, arquiteto e caricaturista Paulo Caruso.

Os personagens e suas histórias

A dificuldade de encontrar um carrasco que aceitasse enforcar o revolucionário Frei Caneca, que acabou sendo fuzilado; os desafios do multirracial Victor Brecheret para realizar sua obra prima, o Monumento às Bandeiras, enfrentando anos de burocracia e as peripécias do engenheiro canadense Asa White Billings para suprir o abastecimento de água da cidade no início do século XX são algumas das histórias saborosas que acompanham os personagens ilustrados por Caruso. Na exposição, o francês Victor Dubrugas e sua Ladeira da Memória e o amigo Ramos de Azevedo, que deu ares de metrópole à velha vila de tropeiros; Dr. Arnaldo, fundador da Faculdade de Medicina e o impagável Fimno Amleto Meneghetti, morto aos 99 anos depois de décadas escalando telhados dos endinheirados paulistas para roubar-lhes um pouco do luxo e riqueza.

São personagens cuja própria história se confunde com a história e DNA de São Paulo e seu multiculturalismo inegável. Franceses, portugueses, gaúchos, ingleses, canadenses, mineiros, cariocas, pernambucanos e baianos, como Oscar Freire, que aos 18 anos formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, onde foi catedrático com apenas 32 anos. Ou o italiano Giseppe Martinelli, biscateiro, açougueiro e trabalhador do Cais de Santos, que acabou sendo fabricante de navios e representante do Loide italiano no Brasil, antes de construir o famoso edifício Martinelli, com seus surpreendentes 25 andares, para 1929.

SERVIÇO
Mostra: Paulistanos Ilustrados, por Paulo Caruso
Visitação: de 24 de janeiro a 1º de março de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 09h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Classificação etária: livre
Entrada franca
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *