Paço das Artes inaugura exposição com Mônica Nador

O Paço das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo — abre no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, a exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade. A entrada é gratuita.

A mostra é resultado de oficinas colaborativas de estêncil realizadas em parceria com a artista visual Mônica Nador, o JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube) e o Paço Comunidade (projeto concebido em 2013 por Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes).

O Paço Comunidade é uma ação que visa criar um diálogo entre a instituição e seu entorno, em especial, o bairro Jardim São Remo. Trata-se de um projeto de formação em arte, ministrada por um artista contemporâneo convidado, que culmina em intervenções na comunidade ou no Paço das Artes.

“Convidamos Mônica Nador – referência na área de arte/ comunidade – para o desenvolvimento de oficinas semanais realizadas na Associação Metodista Livre Agente – Girassol, localizada na comunidade São Remo. Esta ação foi pensada com o objetivo de trazer o resultado da atividade para espaço expositivo em 2015”, explica Arantes.

As participantes da oficina criaram estampas que foram transformadas em roupas pelo designer têxtil Renato Imbroisi, e que serão exibidas nesta mostra. No dia da abertura, às 17h, haverá um desfile.

A exposição apresentará também padronagens do acervo de atividades arte-educativas do JAMAC, a ação “Paredes Pinturas”, desenvolvida pela artista desde seu mestrado, e uma mostra de vídeos com curadoria da cineasta Thais Scabio.

Segundo Mônica Nador, o título da mostra nasceu com o convite do Paço das Artes por sua trajetória de 10 anos com o JAMAC, organização sem fins lucrativos que fundou na zona sul de São Paulo. “O ateliê segue aberto fomentando o desenvolvimento sócio-artístico na periferia e pretende consolidar a estamparia como o meio de sustentabilidade do projeto”, completa. De acordo com a artista, o acervo de padronagens é rico em motivos que vão desde os geométricos, passando aos étnicos até os infantis e o processo de criação das estampas parte sempre dos mesmos princípios: os participantes são estimulados a desenhar objetos concretos com os quais têm alguma ligação afetiva, relacionados ao seu cotidiano.

SERVIÇO
Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade
Abertura: 25 de janeiro de 2015 – domingo – 15h
Show Miguel Nador: 16h
Desfile: 17h
Show Leonardo (Samba de raiz): 18h
Visitação: até 22 de março de 2015
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP
Grátis
Livre
Tel.:
(11) 3814-4832

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *